Quais são as consequências do descarte inadequado desses materiais no ambiente?

Quais são as consequências do descarte inadequado desses materiais no ambiente?

Escrito por IAS em 18 Mai 2020 Postado em Blog.

Todos os anos no Brasil são geradas mais de 79 milhões de toneladas de lixo. Desse total, acredita-se que 30% poderia ser reciclado, mas apenas 3% de fato passa pelo processo.

E como são descartados os objetos que utilizamos no dia a dia mas que não podem ir para o lixo comum?

Óleo de cozinha, eletrônicos, remédios e materiais de construção, por exemplo, não devem ser descartados no mesmo lugar que embalagens e lixo orgânico.

Confira os problemas causados por essa prática e como descartar esses materiais da maneira correta:  

DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

Quais são as consequências do descarte inadequado desses materiais no ambiente?

Todos os anos a população brasileira gera 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico e esse número tende a aumentar. Substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e berílio estão presentes nos materiais eletrônicos e, se estes não forem descartados corretamente podem contaminar o ambiente, causando problemas graves de saúde pública.

Para descartar o celular antigo que você não usa mais, por exemplo, procure no manual do produto ou na internet empresas que aceitam esse tipo de material. Assim, ele vai ser desmontado e as diferentes peças podem ser reutilizadas ou recicladas. Estima-se que 90% do lixo eletrônico comum possa ser reaproveitado de alguma forma.

DESCARTE DE ENTULHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Quais são as consequências do descarte inadequado desses materiais no ambiente?

O descarte incorreto de entulho pode causar enchentes e criar vetor de doenças, além de contribuir para a lotação de aterros. Mesmo com todos esses problemas, mais de 80% dos municípios brasileiros não tratam de forma adequada o entulho gerado pela construção civil.

Mas então como descartar esses resíduos de forma adequada?

O entulho deve ser reciclado ou reutilizado. Para que isso aconteça, o ideal é entrar em contato com a prefeitura e perguntar quais empresas realizam a coleta desses materiais na sua cidade.

DESCARTE DE ÓLEO

Quais são as consequências do descarte inadequado desses materiais no ambiente?

1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso acontece porque suas substâncias não se dissolvem em água e, quando despejadas nos cursos d’ água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. 

O óleo, que dificilmente se decompõe, pode contaminar ainda o solo e, consequentemente, os lençóis freáticos. No entanto, existe uma boa solução para esse problema: a reciclagem.

Você pode acumular o que sobrou em garrafas pet e levar aos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material. O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos.

DESCARTE DE REMÉDIOS

Quais são as consequências do descarte inadequado desses materiais no ambiente?

Hoje temos acesso facilitado a diversos medicamentos e com isso acabamos com uma quantidade maior do que precisamos em casa. Então o que fazer quando a data de validade expira? Descartá-los no vaso sanitário ou no lixo comum não é a saída. 

Cada quilograma de medicamento descartado incorretamente pode acabar contaminando até 450 mil litros de água, causando um grave problema ambiental e de saúde pública.

Diversas redes de farmácia contam com pontos de coleta de remédios que não serão utilizados, para que possam ter o destino adequado.

Você já fazia o descarte correto de todos os itens que citamos aqui? São as pequenas ações diárias que salvam o planeta. Continue aprendendo sobre água e meio ambiente em outros posts do blog ou então conheça o Professor Água!

ÁGUA SUSTENTÁVEL: PORQUE O MUNDO PRECISA DE ÁGUA!

contaminação, remédios, resíduos

3 minutos para ler

O descarte incorreto do lixo é um dos problemas ambientais mais sérios a serem enfrentados na nossa sociedade. A questão agrava-se ainda mais por conta do enorme desperdício visto atualmente e o consumo desenfreado. Assim, a solução para isso passa pela implementação de medidas de reutilização adequada desses materiais.

Mas quais são essas medidas? É o que vamos tratar neste artigo, além de abordar as consequências do descarte incorreto de lixo e propor algumas medidas que podem ajudar a mudar o cenário brasileiro. Portanto, para saber mais, continue lendo até o fim!

O que é o descarte correto de lixo e como ele é feito?

O descarte correto de lixo envolve o compromisso com a separação de resíduos. Antes de você despejar todas as suas coisas velhas e sucatas no lixo, é importante separar materiais que podem ser reutilizados e reciclados. Os resíduos restantes podem então ser classificados em resíduos orgânicos e resíduos inorgânicos como alumínio, plástico e vidro.

O lixo orgânico pode ser reciclado de duas formas: pela compostagem ou direcionado para aterros sanitários em sacolas biodegradáveis. Já o inorgânico deve ser encaminhado às cooperativas ou a catadores. Os perigosos, como resíduos tóxicos e eletrônicos, necessitam de atenção especial.

A poluição do solo, da água e do ar pode ser resultado do descarte inadequado de resíduos e ocorre quando qualquer um desses ambientes é contaminado com despejos. Isso não apenas contribui para a criação de gases de efeito estufa, mas também causa danos significativos à vida marinha e à vida selvagem.

Essa eliminação imprópria de resíduos também traz efeitos adversos para a saúde humana, pois resíduos eletrônicos podem causar câncer e outros tipos de doenças por conta da presença de metais pesados, como o mercúrio, em sua constituição.

Como mudar esse cenário no país?

De acordo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e divulgada pela CNN Brasil, o Brasil perde cerca de R$ 14 bilhões por ano com o descarte impróprio de lixo. Os dados da pesquisa mostraram que aproximadamente 12 bilhões de toneladas de resíduos foram descartados em locais incorretos, sendo que esse material poderia gerar emprego e renda para milhares trabalhadores brasileiros.

Diante de tamanha quantidade de lixo sendo desperdiçado, algumas medidas executadas pelos poderes públicos e empresas privadas poderiam servir como solução para o problema. Tais medidas são: 

  • incentivo ao consumo sustentável;
  • investimento em políticas de logística reversa;
  • fiscalização mais eficiente dos aterros sanitários;
  • apoio às cooperativas de reciclagem e às associações de catadores de lixo;
  • encerramento de lixões a céu aberto.

Como vimos ao longo do artigo, o descarte incorreto de lixo é um dos grandes problemas da sociedade brasileira. Embora grande parte da solução seja responsabilidade do poder público, cabe a nós cidadãos conscientes e com acesso à informação fazermos a nossa parte, isto é, dando destinação correta ao lixo orgânico, separando alumínio, plástico e vidro para facilitar a reciclagem.

Se você gostou do artigo, então curta nossa página no Facebook. Assim, você poderá receber nossos conteúdos fresquinhos no seu feed!

Quais são as consequências do descarte inadequado de lixo?

CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DE LIXO.
Sujeira..
Obstrução do passeio público. ... .
Poluição ambiental. ... .
Contaminação do solo e dos lençóis freáticos..
Poluição visual..
Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ... .
Proliferação de doenças..
Prejuízos ao turismo..

Qual é o impacto do descarte inadequado?

Na maioria dos casos, as agressões ambientais em função do descarte indevido de lixo geram consequências como, obstrução do passeio público, contaminação do solo e lençóis freáticos, alagamentos em períodos de chuva, poluição visual e aumento dos gastos públicos com limpeza urbana.

Quais são as consequências do lixo no meio ambiente?

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.