A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Show Ana Paula Sloboda Hauck RESUMO 1 INTRODUÇÃO É muito difícil conversar sobre cantigas de roda de roda nos dias de hoje, visto que tudo é voltado para o mundo virtual em que estas manifestações da cultura popular
espontânea estão com o seu espaço tão diminuído. Nas ruas, nas praças e nos quintais está mais raro de se ver ou ouvir das bocas infantis aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam anos e mais anos de sabedoria (Cascudo, 2001, pág. 32). Precisam-se reviver as manifestações das cantigas, implica em entrar em contato com forças vitais do nosso passado, presente e também em reviver conteúdos que estão na base da construção da identidade dos povos. Nestas brincadeiras são usados episódios fictícios e estes são comparados com a realidade humanas se
tornando histórias que fazem prender a atenção das crianças em sala de aula.. O folclore estuda a solução popular na vida em sociedade. Brincando como estas canções, ou, mergulhando no tempo e nos recordando das Cantigas de roda vivenciadas na infância, percebemos que algo precioso se processa. Trata-se de um movimento de entrega, de alegria e de vontade de brincar e cantar cada vez mais (CASCUDO, 2001, p. 240). 2.1. Importância das cantigas de roda na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança. “O brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema muito complexo de fala através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar”. (VYGOTSKY, 1984, p. 123). O voluntário serve como de forma indireta na consciência, até que a criança seja capaz de se aperfeiçoando suas ações através de sua própria consciência e controle. Ocorre, portanto, um descrédito da experiência que permite à criança refletir sobre seu próprio comportamento, saindo da diferenciação inicial. A brincadeira se relaciona com o desenvolvimento, (VYGOTSKY, 1979, pág. 23) coloca que o comportamento da criança nas situações do dia-a-dia é quanto a seus fundamentos, o oposto daqueles apresentados nas situações de brincadeiras. Esta cria uma zona desenvolvimento proximal da criança, que nela se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. Estes pontos estimulam pesquisas
acerca das condições para desenvolvimento de nossas crianças em creches e pré-escolas, em especial sobre a interação adulto/criança e criança/criança, abrindo ainda um campo fértil para discussão de propostas pedagógicas para a faixa de zero a 12 anos. As cantigas de rodas vão além das letras, a criança consegue memorizar através da música, pois a criança aprende no seu dia a dia na escola o aprendizado, a leitura das palavras. Isso não torna a aula ociosa, a criança se interage totalmente, pois a mesma gosta de danças, cantar e brincar desde pequenos. Muitas vezes em sala de aula vemos o professor cantar em voz baixa e quando se percebe os alunos cantam juntos, até mesmo sem perceber que estão cantando junto. A música ajuda muito no aprendizado das crianças em sala de aula, pois quando certa criança vem estudar na escola, ela vem tímida, até se agrupar com outras crianças leva dias, e somente através da música que o professor consegue esta união. Cada um à sua maneira, mas todos é aquele momento, parte igualmente importante do conjunto onde são movidos unicamente pelo prazer e pela alegria de brincar, cantar e se alfabetizar com as letras das cantigas que são cantadas. 3 METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir de tudo o que foi esclarecido sobre as cantigas de roda na educação infantil onde este despertou os brinquedos e jogos, pode-se perceber que os estão presentes em todas as dimensões da existência do ser humano e, muito especialmente, na vida das crianças. Portanto podemos afirmar que realmente “BRINCAR” é viver, e as crianças brincam porque esta é uma necessidade básica, assim como, a alimentação, a saúde e educação, para que a mesma tenha algo de
motivação em sala de aula.
ALMEIDA, Marcus, Vinicius, Machado de Almeida. A Ciranda Brasileira. 3°. Ed. São Paulo: Editora Montreal, 2004. Quais as contribuições das cantigas de roda na educação infantil?As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
Quais as contribuições das cantigas de roda?A cantiga de roda é um tipo de canção popular diretamente relacionada com brincadeira de roda, faz parte do folclore brasileiro e é comum em todo o território. A brincadeira de roda reequilibra as emoções do ser humano, cria laços afetivos, contribui para a socialização e a iteração da criança.
Qual objetivo de trabalhar roda de música na educação infantil?“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
Quais os benefícios da brincadeira de roda?Além de ser uma importante manifestação cultural, brincar de roda é um exercício que estimula os movimentos, trabalha o equilíbrio, desenvolve a linguagem oral e contribui para a iniciação musical das crianças na pré-escola.
|