Quais são as desvantagens da tecnologia no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho está entre os mais impactados com as mudanças causadas pelo coronavírus. Um ano após a decretação de pandemia pela OMS a vida continua em primeiro lugar nas preocupações do mundo todo. Em segundo vem a economia, com todos os setores do trabalho em alerta total.

Profissionais liberais, prestadores de serviços, autônomos e pequenos empreendedores aumentaram significativamente no último ano como alternativa ao emprego formal, que está desaquecido.

Evidentemente esta migração no modelo de trabalho é devido à pandemia, mas também há um outro motivo fundamental para o fenômeno: as vantagens que essas modalidades podem oferecer.

O Brasil já lidava com uma crise nos índices de empregabilidade antes do novo Covid-19, desde 2015. Naquele ano uma recessão na economia se aproximava no horizonte. O Legislativo também contribuiu para mudanças no mercado de trabalho alterando regras da CLT. Cenário que ficou ainda mais complexo com a crise sanitária.

Toda essa soma de fatores fez com que muitos brasileiros se deparassem com um novo desafio: o trabalho em home office.

Esse modelo deu certo para uma grande fatia das empresas e seus funcionários, e fica cada vez mais comum no mercado de trabalho. O home office é hoje o símbolo de uma nova era de profissionais mais capacitados com seus próprios atrativos para o mês a mês. O mundo digital e as inovações tecnológicas foram as principais ferramentas para lidar com essa nova realidade.

Consequentemente, essas mudanças produzem um mercado mais dinâmico e moderno, mas que traz consigo algumas desvantagens. Por isso, nós da MOOVpay preparamos esta análise geral do cenário antes e depois da pandemia, separando em seguida as vantagens e as desvantagens do famoso home office.

Antes e depois da pandemia

Antes da pandemia, o número de pessoas que trabalhavam em home office era muito menor. Esse modelo que já existia há um bom tempo, virou tendência após o coronavírus e a necessidade de encontrar trabalhos independentes e sem contratação formal.

Em 2021, as vagas de emprego possibilitam trabalhar de qualquer lugar: o anywhere office. Essa nova modalidade amplia as oportunidades e pode melhorar a qualidade de vida dos profissionais. Assim, o saldo é positivo tanto para os empresários, que acabam por não terem gastos com uma sede, quanto para os funcionários.

Como tudo na vida, ao encarar o mercado através do trabalho autônomo, os profissionais também encontram algumas dificuldades, como por exemplo a incerteza de um dinheiro fixo em alguns meses em que novos projetos estão mais escassos. Entretanto, com uma boa organização financeira e com a tendência no aumento na demanda desse tipo de serviços, você consegue se planejar para ter uma renda média compatível com o seu estilo de vida.

Seja em uma empresa ou de forma autônoma, aqui você precisa analisar as vantagens e desvantagens do home office. Vamos lá?

Vantagens

Conforto do lar

Quando precisar de uma pausa para alongar, uma caminhada ou aquele abraço gostoso que recarrega as energias, pode ficar alguns minutos longe do trabalho. Dar uma relaxada com a sua família durante esse intervalo ajuda a lidar com o estresse e a ansiedade;

Menos tempo perdido com o trânsito

Você pode até ter saudade dos colegas na empresa, mas não sente falta do trânsito! O enorme tempo e energia gastos no deslocamento diário podem ser exaustivos, dependendo do horário que você sai de casa para trabalhar. Se esse for o seu caso, o home office resolve o problema. Possibilita a independência de acordar um pouco mais tarde e ir trabalhar no quarto ao lado;

Fazer o que gosta

Você pode trabalhar nas áreas que você se interessa mais, não apenas naquelas requisitadas por um trabalho formal e segmentado;

Ter o seu horário

O trabalho remoto possibilita flexibilizar o horário. Para quem se sente mais produtivo à noite, agora o relógio não é mais seu inimigo. Alternar a rotina costuma ser muito saudável.

Desvantagens

Ausência privacidade

Por trabalhar em casa talvez você perca aquele espaço exclusivo e individual. Alguns profissionais têm uma sala privada e só atendem quem e quando eles escolhem. Em casa essa privacidade é mínima ou talvez nem exista. Por isso é muito importante estabelecer limites dentro de casa e não deixar os assuntos familiares atrapalharem. Porém, sabemos que isso não é tão fácil;

Excesso de trabalho

Todos que fazem home office têm uma vulnerabilidade: o risco de misturar as coisas. “É uma demanda profissional ou um assunto doméstico?”, uma questão que sempre vem à tona para quem trabalha dentro de casa. Não é preciso ser tão rígido quanto a isso, mas jamais deixe que tal mistura faça parte da sua rotina. A dica é impor limites de horários com os clientes e com a família. Deixe bem claro a todos que, apesar de estar em casa, você está trabalhando e precisa de foco.

Confinamento pode ser um problema

Se você mora sozinho o confinamento certamente vai trazer efeitos nocivos.  Crie uma rotina que permita você fazer coisas diferentes, dentro do possível, é claro. Sair de vez em quando para tomar um ar, telefonar para um amigo, brincar com os pets ou se conectar com a natureza. Vale a mais simples quebra de rotina durante o trabalho. Mas, atenção: no momento em que estamos escrevendo este artigo vários Estados da Federação estão intensificando o distanciamento social, alguns com regras duras sobre toque de recolher. Por isso, nossas sugestões são para ser praticadas levando-se em conta todas as precauções necessárias.

Ambiente e materiais de trabalho

O ambiente deve se parecer com um espaço de trabalho normal. Evite fazer tarefas em locais diferentes da casa, como no sofá, na cama ou na mesa do almoço. Os materiais e equipamentos de trabalho devem ter uma boa qualidade, por isso, se você é autônomo deve investir aos poucos e buscar a otimização do seu espaço e das suas ferramentas. Caso o home office seja via contrato formal, converse sobre isso com seu empregador. Afinal, a empresa economiza os custos de seu transporte a alimentação. Quem sabe um bom papo sobre melhorar as instalações e equipamentos não dê certo?

O caminho para o futuro

É cada vez maior o número de cases de sucesso de empresas e profissionais liberais que optaram pelo home office. A tendência, segundo dados estatísticos confiáveis, é que esse número continuará crescendo.

Há muitos exemplos de empresas grandes que adotaram a medida fora e dentro do Brasil. Apple, Google, Twitter e a chinesa Alibaba são apenas algumas gigantes que aceitaram o desafio e não querem mais mudar.

Aqui na MOOVpay não poderia ser diferente. Com o aumento das ferramentas tecnológicas para facilitar o contato com o cliente, buscamos proporcionar da melhor forma possível o conforto e a praticidade que o trabalho remoto pode oferecer. Suas dúvidas ou problemas são solucionadas em minutos e em segurança!

Com isso, construímos juntos um case de sucesso para ajudar nossos clientes a pensarem cada vez mais no futuro que muda a todo momento. Sem precisar sair de casa, você acessa a sua conta e o seu cartão diretamente da tela do seu celular. Resolvemos eventuais dúvidas através dos nossos canais de atendimento que podemos acessar de qualquer lugar e oferecer a melhor solução, independente da nossa equipe estar em home office ou nos nossos escritórios.

Todos os produtos e serviços foram planejados pensando em funcionalidades digitais. Simplificamos vários sistemas, aplicamos diversas ferramentas e métodos pensando na melhoria do trabalho do funcionário que está em casa ou no escritório, sem abrir mão do suporte ao cliente nota 10, que é uma de nossas maiores qualidades.

Lançamos em março de 2021 o sistema de auto atendimento, com investimento em chatbot e atendimento com sistema de busca inteligente. Criamos o MOOV, nosso atendente virtual que possibilita tirar dúvidas no primeiro nível de atendimento, com respostas práticas e rápidas e que pode transferir para o suporte se for necessário para o segundo nível de atendimento. Toda plataforma de atendimento da MOOVpay proporciona acompanhamento das demandas do cliente em todos os canais de interação, inclusive as redes sociais, demandas por emails e atendimento em tempo real.

E não vamos parar por aí! Em 2021 você terá grandes e boas surpresas com a equipe MOOVpay. Nós nunca paramos de criar novidades pra fazer você feliz!

Conheça as práticas da MOOVpay durante a pandemia, seu novo modelo de trabalho e descubra como fazer parte do movimento MOOVer!

Acesse nossas redes sociais pelo nosso site: www.moovpay.com.br

Quais as desvantagens da tecnologia no trabalho?

Quais as desvantagens da evolução tecnológica nas empresas?.
Custos de manutenção elevados;.
Crescimento das fraudes online;.
Dependência da tecnologia;.
Fonte de distração: e-mails, telefonemas, chamadas em videoconferência, WhatsApp, Facebook, etc.;.

Quais são as desvantagens da tecnologia?

A cada dia aumentam os golpes pela internet, como clonagem de cartão, por exemplo. Aumenta a quantidade de pessoas viciadas em jogos eletrônicos. Conteúdos inapropriados disponíveis na internet. As pessoas estão se distanciando demais do mundo real, e passam a maior parte do tempo ligadas somente às amizades virtuais.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia no mercado de trabalho?

Os benefícios da tecnologia nas empresas.
Redução de custos. Um dos maiores benefícios da tecnologia é a redução de custos. ... .
Aumento da produtividade. ... .
Acompanhamento de processos. ... .
Mensuração de resultados. ... .
Desenvolvimento profissional da equipe. ... .
Melhoria na comunicação interna. ... .
Atendimento ao cliente..

Como a tecnologia afeta no mercado de trabalho?

As empresas estão cada vez mais dependentes da automação proporcionada por ferramentas tecnológicas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que o mercado de TI (Tecnologia da Informação) deve criar 420 mil novas vagas até 2024.