Quais são as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas?

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.
A primeira dessas etapas é a COAGULAÇÃO, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união.

Segue-se a FLOCULAÇÃO, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira.
A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a DECANTAÇÃO. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.

A próxima etapa é a FILTRAÇÃO, quando a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores.
A água neste ponto já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de DESINFECÇÃO. É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.

O passo seguinte é a FLUORETAÇÃO, quando será adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. A função disso é previnir e reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes.
A última ação nesse processo de tratamento da água é a CORREÇÃO de pH, quando é adicionado cal hidratado ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários.
Entre a entrada da água bruta na ETA e sua saída, já potável, decorrem cerca de 30 minutos.

TRATAMENTO DE ESGOTO

O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA

Doenças Causadas por Parasitas

Amebíase:

O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose

: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos contaminados.

Ascaridíase:

O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase:

O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite:

O contágio se dá ao contato (consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias

Meningoencefalite:

O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera:

O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose:

A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifoide:

O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados (a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites:

a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarreias.

Desinteria Bacilar:

Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarreias, formando um quadro de febre, dores e mal-estar geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As etapas do tratamento de água seguem um processo convencional, dividido em seis fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade. Para que as pessoas possam utilizar produtos de limpeza, cozinhar alimentos, realizar a assepsia de ambientes e ingerir a água destinada ao consumo humano, o líquido deve preencher as condições mínimas.

Captação

As etapas do tratamento de água iniciam na captação do líquido, que passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em estado coloidal, e por ter tamanhos muito pequenos (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção nesta etapa.

Coagulação

A etapa da coagulação tem o objetivo de aglomerar as partículas pequenas que não foram eliminadas na captação. A coagulação aumenta o volume e peso das partículas, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal hidratada (hidróxido de cálcio) e sulfato de alumínio, sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas de sujeira se unirem.

Floculação

Na etapa da floculação, a água é agitada lentamente para favorecer a união das partículas de sujeira, formando os flocos.

Decantação

A água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. O ideal é que ele seja transformado em adubo. A água mais limpa vai para o filtro de areia.

Filtração

Nesta etapa, a água, já decantada, passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior, além de alguns outros microrganismos.

Cloração

Na cloração, verifica-se que a água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, o qual mata estes microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais:

  1. a) como desinfetante, destruindo ou inativando os microrganismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre;
  2. b) como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.

O cloro serve, especialmente, para purificar a água que apresenta contaminação por vírus, bactérias e protozoários. Isso pode acontecer em águas de cisternas, poços artesianos, pequenos poços e com a água da chuva.

É importante lembrar que a água da chuva não é consumível. No meio do caminho entre a formação das gotículas nas nuvens e o chão, há diversas substâncias na atmosfera que são captadas por ela. E a água da chuva, na maioria das vezes, é tóxica, especialmente nas grandes cidades ou em municípios que ficam ao redor de indústrias.

Fluoretação

Em grandes cidades, a água tratada ainda recebe o flúor, o qual ajuda a prevenir a cárie dentária.

Reservação

Nesta etapa, a água tratada é armazenada em grandes reservatórios, antes da distribuição. Esses reservatórios sempre são instalados nos locais mais altos das cidades.

Distribuição

A água tratada é distribuída para as residências, comércio e indústria, a partir dos reservatórios de água potável.

Correção do pH na água

A correção de pH é feita quando se coloca cal hidratada ou carbonato de sódio, corrigindo uma possível alcalinidade da água. Este procedimento também previne uma possível corrosão futura da rede de encanamento que irá distribuir a água tratada.

O índice pH refere-se à água ser um ácida, alcalina ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.

Solicite a um laboratório a análise da água

Para saber se água que chega na sua casa é realmente própria para o consumo, é possível enviar uma amostra dela para análise em um laboratório especializado. Serão realizados testes de potabilidade da água, que pode, ou não, ter padrões saudáveis para o consumo humano.

Quem define esses padrões de potabilidade no Brasil é a Portaria 2914 /2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para as residências, recomenda-se fortemente essa análise. Ela verifica se os seus parâmetros estão corretos e possibilita conhecer se a água é potável ou não, e se oferece algum risco à saúde.

Quais são as etapas de tratamento de água e o que acontece em cada uma delas?

Primeiro, corrige-se o pH da água. Depois, adiciona-se cloro ou ozônio para a eliminação dos microrganismos. Por fim, aplica-se flúor, elemento importante na prevenção de cáries na população.

Quais são as 7 etapas do tratamento da água Brainly?

As 7 principais etapas de tratamento da água.
1 - Captação..
2 - Adução..
3 - Coagulação..
4 - Floculação..
5 - Decantação..
6 - Filtragem..
7 - Desinfecção..

Como é o processo de tratamento da água?

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Quais as etapas da estação de tratamento de água?

Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.