Quais são as principais diferenças entre os cefalocordados e os urocordados?

Pertencentes ao subfilo Urochordata, os urocordados são animais marinhos e sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato. Esses animais apresentam notocorda apenas em sua fase larval e têm como principal representante a ascídia, que pode ser encontrada vivendo solitária ou em colônias em todas as regiões do planeta.

Os urocordadossão recobertos por uma túnica constituída de material semelhante à celulose. Nessa túnica encontramos duas aberturas: o sifão inalante e o sifão exalante. No sifão inalante, também chamado de sifão oral, localiza-se a boca do animal, além de ser o local por onde entra a água do mar. Esses animais se alimentam de plânctons, os quais são retirados da água através das fendas branquiais. Depois de o alimento ser retido nas fendas branquiais, ele é encaminhado ao estômago através do endóstilo, para em seguida ser levado ao intestino e depois ao ânus. O ânus se abre para uma cavidade chamada de átrio, de onde todos os excretas serão eliminados, através do sifão exalante, que também pode ser chamado de sifão cloacal, e que consiste na abertura por onde sai a água, os resíduos e os gametas do animal.

Quais são as principais diferenças entre os cefalocordados e os urocordados?

Nos urocordados, a notocorda está presente apenas na fase larva

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses animais apresentam sistema circulatório parcialmente aberto, com o coração localizado na região ventral do corpo, bombeando sangue para as fendas branquiais (onde ele é oxigenado) e também para o restante do corpo. O sistema circulatório dos urocordadosfunciona ora em um sentido, ora em outro. Isso acontece porque o coração bombeia sangue para as fendas braquiais, sendo que, depois de algumas contrações, o coração para e começa a bombear sangue para o sentido contrário, em direção aos órgãos do corpo.        

A fase larval dos urocordados apresenta notocorda na cauda. Na fase adulta, eles apresentam um único gânglio cerebral (do qual saem nervos para todas as partes do corpo), que se localiza entre os dois sifões.

A maioria dos urocordados é monoica, com fecundação externa. Todas as espécies realizam reprodução sexuada, sendo que algumas realizam a reprodução assexuada através de brotamento. Na reprodução, os gametas são eliminados e fecundados na água. A partir do zigoto, há o desenvolvimento de uma larva com características comuns a todos os cordados, como tubo neural, fendas branquiais, notocorda, coração e cauda. As larvas dos urocordados são livre-natante e, depois de algum tempo nadando pelas águas, elas se fixam a um substrato e começam a sua metamorfose, quando a cauda e a notocorda desaparecerão.

As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.

São classificados em três subfilos: urocordados, cefalocordados e vertebrados (ou craniados), sendo os dois primeiros também chamados de protocordados, não possuindo crânio nem vértebras. Vertebrados podem ou não ter vértebras, mas apresentam crânio ósseo ou cartilaginoso, e encéfalo associado a órgãos do sentido especializados. Sua notocorda é substituída pela coluna vertebral no estágio embrionário, sendo os peixes-bruxas a única exceção.

Subfilo Urochordata

Animais marinhos que vivem fixos, solitários ou em colônias. Quando adultos, preservam as fendas branquiais. A ascídia é o representante mais conhecido.

Têm corpo revestido por uma túnica, com dois sifões: um para a entrada de água (inalante) e outro para a saída dela, de excretas e gametas (exalante). A água efetua trocas gasosas, elimina excretas e traz consigo partículas alimentares. A boca fica no fundo do sifão inalante, e conduz o alimento para a faringe, que se direciona ao estômago com o auxílio de cílios presentes nesta, de uma região denominada endóstilo. No intestino, os nutrientes são absorvidos e depois distribuídos pelo corpo via hemolinfa. Substâncias indesejadas são eliminadas pelo ânus.

O sistema circulatório é aberto, com coração que bombeia em direções alternadas, em momentos distintos. Trocas gasosas ocorrem nas bolsas sinusoides. Possuem sistema nervoso ganglionar e receptores táteis na abertura dos sifões.

A maioria é monoica, de fecundação externa. O desenvolvimento é indireto; alguns exemplares podem, ainda, dar origem a outros por brotamento.

Subfilo Cephalochordata

Representado pelos anfioxos: animais marinhos que vivem predominantemente enterrados. Têm corpo semitransparente, achatado e afilado nas extremidades; nadam por ondulação lateral do corpo, com nadadeiras de número ímpar, formadas por dobras da pele; e músculos em forma de “V”, presentes aos pares (miótomos).

São filtradores, boca com cirros bucais. O sistema circulatório é fechado, com seios venosos para bombeamento. Não possuem estômago, mas o intestino secreta enzimas digestórias. Têm também cordão nervoso dorsal, com região fotossensível. São dioicos, de fecundação externa e desenvolvimento indireto.

Subfilo Vertebrata

Podem ou não apresentar mandíbula, sendo classificados de forma artificial em Gnatostomados e Ágnatos, esses são os peixes-bruxas (Classe Myxine) e lampreias (Classe Petromyzontida) e aqueles, os peixes e tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Ágnatos têm corpo cilíndrico, alongado, sem escamas ou mandíbulas, com brânquias, nadadeira em número ímpar e boca circular; e esqueleto cartilaginoso.

Os Gnatostomados são adaptados aos mais diferentes ambientes e variáveis em termos de tamanho. Possuem crista neural na fase embrionária, pele formada por derme e epiderme, corpo sustentado por endoesqueleto axial e apendicular e anexos embrionários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as principais diferenças entre um Urocordado e um Cefalocordado?

A principal diferença entre subfilos Urochordata e Cephalochordata, que são protocordados, e o subfilo Vertebrata, que engloba todos os animais vertebrados, é que os protocordados não possuem crânio e coluna vertebral.

Como é a anatomia dos cefalocordados e urocordados?

Os urocordados e cefalocordados não possuem crânio e coluna vertebral, são invertebrados. Provavelmente, são os cordados mais primitivos e podem ser chamados de Protocordados (do grego protos, primeiro, primitivo). Os craniatas são todos os vertebrados e representam cerca de 98% das espécies deste filo.

Quais características que definem os cefalocordados e urocordados como Protocordados e quais os diferenciam dos vertebrados?

A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral. São classificados em três subfilos: urocordados, cefalocordados e vertebrados (ou craniados), sendo os dois primeiros também chamados de protocordados, não possuindo crânio nem vértebras.

Qual a principal característica dos cefalocordados?

Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente.