Quais são as semelhanças e as diferenças entre as ideias de Lamarck e de?

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a terceira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, iniciada com o plano CIE9_10VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento sobre as ideias evolucionistas de Lamarck.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites e projetor (Data Show), caso tenha disponível em sua escola.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão algumas aves brasileiras. Suas pesquisas e estudos serão para compreender melhor a evolução desses animais na perspectiva do cientista Jean Baptiste Lamarck.

Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, comece a falar sobre o assunto dessa aula, que são as aves brasileiras e os locais onde vivem. Você pode pedir que eles pesquisem previamente algumas aves brasileiras e seus respectivos biomas, para apresentarem na aula de hoje. Ou ainda, estimular um trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de Geografia, por exemplo, pensando nos biomas brasileiros e sua biodiversidade. Compartilhe com os alunos o contexto sugerido no slide. Caso esteja usando um projetor, projete a imagem para que eles vejam uma grupo de aves, conhecidas popularmente por maritacas. A partir disso, provoque reflexões com questionamentos como: “O que mais chama a atenção quando vocês observam essas aves? Em que tipo de ambiente elas devem viver? Quais são as características deste local?”

Juntamente às respostas dos alunos, comente que o Brasil é um dos países com maior diversidade de aves, assim como outros países da América do Sul. Por isso o continente sul - americano é conhecido entre os pesquisadores por “continente das aves”. Para mais informações recomenda- se consultar as páginas 273 a 276 do trabalho: PIACENTINI, V. Q; ALEIXO, A.; AGNE, C. E. et al. Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 23, n. 2, junho de 2015 (Disponível em http://www.cbro.org.br/Piacentini%20et%20al%202015%20RBO.pdf).

Questão disparadora

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com os alunos ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando as aves brasileiras, como as maritacas que vivem no Cerrado. Explique que houve algum tipo de alteração nesse local e as maritacas precisam continuar a sobreviver mesmo com as mudanças. Leia então a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como, por exemplo: “Que alterações podem ter ocorrido no ambiente? Quais características estas aves precisam adquirir para sobreviver?”). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.

Mão na massa

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: A sugestão é que esse momento leve cerca de 12 minutos. Organize os alunos em trios ou quartetos, estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar a explicação do seu grupo, que será compartilhada em um momento posterior. Explique a atividade usando o slide projetado ou registre as informações no quadro. As fichas para impressão estão disponíveis aqui.

Caso você não possua uma impressora, você pode pedir que os alunos desenhem as imagens das aves indicadas no slide ou que já tragam recortes das imagens de casa. Você também pode registrar as indicações e perguntas da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Não se esqueça de deixar um tempo disponível para isso. Os alunos deverão receber folhas sulfites que serão usadas para sistematizarem suas respostas à pergunta feita na carta. Leia as indicações para as atividades: “leiam a condição que foi apresentada ao seu grupo. Após isso, tentem responder: que características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou?”

Caso queira buscar mais informações sobre estas aves para a realização da atividade, você pode consultar o site http://www.wikiaves.com.br/.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites e projetor (Data Show), caso tenha disponível em sua escola.

Mão na massa

Orientações: A sugestão de tempo para esse momento é de cerca de 9 minutos. Converse com os alunos sobre as duas leis propostas por Lamarck para explicar a mudança dos organismos ao longo do tempo: a Lei do uso e desuso e a Lei dos caracteres adquiridos. A primeira dizia que no processo de adaptação para a sobrevivência, o organismo poderia usar ou deixar de usar certas partes do seu corpo, fazendo com que elas se desenvolvessem ou se atrofiassem, respectivamente. A segunda Lei propunha que as alterações no corpo do organismo geradas pelo seu uso ou desuso eram transmitidas aos descendentes, que possuíam então características semelhantes aos seus pais. Você pode citar o exemplo das aves (estudadas aqui e no plano CIE9_10VE01), dizendo que Lamarck pensava que as aves aquáticas que possuem pernas longas (como o tuiuiú ou o flamingo) assim ficaram de tanto se esticarem para não molharem suas penas e para observarem melhor os lagos onde caçavam suas presas. Você também pode retomar o exemplo das lagartixas do Cerrado (estudadas no plano CIE9_10VE02), indicando que na perspectiva lamarckista elas teriam aumentando de tamanho de tanto se esforçarem para comer presas maiores. Isso daria a elas mais energia e mais chance de sobreviverem no novo ambiente, agora formado por ilhas. Diga que essa não é mais a perspectiva aceita na comunidade científica, mas que Lamarck deu grandes contribuições ao pensar a evolução como a relação das características dos seres vivos com a sobrevivência no meio em que habitam. Caso queira buscar mais informações sobre este cientista, consulte o site: http://www.ib.usp.br/evosite/history/evol_happens.shtml. Indique que outras teorias evolutivas serão estudadas nas próximas aulas. Você pode sugerir que os alunos registrem esse mapa conceitual em seu caderno ou entregar uma versão impressa deste slide para que eles tenham como material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Quais são as semelhanças e as diferenças entre as ideias de Lamarck e Darwin?

Apesar das semelhanças entre as teorias, Darwin levou o conceito ainda mais adiante, ao pensar em questões genéticas e introduzi-las na sua teoria. No entanto, enquanto a teoria de Lamarck englobava os seres humanos, Darwin evitou o assunto, apesar de concordar que a seleção natural também age sobre a espécie humana.

Quais as semelhanças entre o Lamarckismo e o darwinismo?

Lamarckismo e Darwinismo Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos. Como vimos, as teorias de Lamarck falharam ao considerar que o maior uso de um órgão irá desenvolvê-lo e que essas características adquiridas ao longo da vida seriam transmitidas aos descendentes.

Quais são as principais diferenças entre o Lamarckismo e o darwinismo?

O Lamarckismo, referindo-se à necessidade de adaptação individual, assenta em dois princípios: Lei do Uso e do Desuso e Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos. O Darwinismo baseia-se, fundamentalmente, em três ideias: variabilidade intraespecífica, seleção natural e reprodução diferencial.

Quais as diferenças entre as ideias de Lamarck?

Para Lamarck, o ambiente forçava o individuo a se adaptar para sobreviver, já para Darwin, o ambiente fazia pressão, selecionando os mais aptos, enquanto os outros morreriam.