Quais são as vantagens e desvantagens dos materiais não renováveis?

Muitas vezes, a utilização do termo renovável faz com que as pessoas só pensem em vantagens. Entretanto, vale ressaltar que também existem desvantagens a serem consideradas. Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens das energias renováveis? Então confira agora mesmo nossa seleção de prós e contras.

Fontes de energia renováveis

Primeiramente, vamos entender que a principal característica da energia renovável é que sua fonte são recursos reabastecidos pela natureza muito rapidamente.

Alguns exemplos de fontes de energia renováveis são a água, o calor do interior da Terra, a luz do sol e o vento.

Devido às demandas do meio ambiente e até pela melhor da economia mundial, as novas apontam tendências apontam para um futuro pautado pela energia renovável. Isso torna cada vez mais necessário o entendimento desse tipo de fonte energética.

Dessa forma, separamos algumas vantagens e desvantagens das energias renováveis. Veja abaixo:

Vantagens das energias renováveis

Em contraste com o que ocorre com outras fontes tradicionais de energia — como o carvão, o petróleo ou o gás natural, as fontes de energias renováveis contribuem para a redução da dependência dos combustíveis fósseis, recursos sujeitos a muitas variáveis de instabilidade.

Não por acaso, as regiões detentoras de recursos não renováveis normalmente são locais de conflitos constantes. Eventualmente, isso acaba interferindo no custo dessa energia para governos, empresas e, consequentemente, consumidores. Dessa forma, pode-se afirmar que a energia renovável é muito mais democrática.

Outra vantagem das energias renováveis está na contribuição para evitar o aquecimento global, fenômeno climático provocado pela retenção de calor acima do normal na superfície terrestre e nos oceanos.

As consequências do aquecimento global podem ser catastróficas para o ecossistema, resultando em extinção de flora e fauna, secas, enchentes e interferência na agricultura.

Considerando que uma das maiores causas do aquecimento global é a utilização de combustíveis fósseis, a preferência por energia renovável ajuda a reduzir os impactos da produção no meio ambiente, visto que ela diminui a polução e emissão de gases tóxicos.

Como resultado, muitos defensores da energia renovável garantem que a implantação de sistemas renováveis pode aumentar a geração de empregos.

Desvantagens das energias renováveis

Fontes de energias renováveis originárias a partir do vento, da água e da luz solar, recursos disponíveis em quase todas as partes do globo terrestre, têm basicamente um grande inconveniente: estão sujeitas à imprevisibilidade da natureza.

Como resultado, quando há pouca incidência de luz solar, ou vento, ou ainda quando as reservas das hidrelétricas passam por uma estiagem, não há como produzir energia.

Inegavelmente, as mudanças climáticas estão cada vez mais atuantes. Assim, o risco de diminuição da produção de energia de fontes renováveis pode comprometer o abastecimento da população.

Outro ponto importante é que, hoje em dia, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis. Ou seja, para fornecer energia ​​suficiente para o consumo da população atual, seria necessário a criação de um grande número de usinas de energia renovável.

Por consequência, surge outra desvantagem: o custo de investimento inicial. O uso de recursos renováveis exige um grande estudo de impacto ambiental e, em casos como de hidrelétricas, a própria construção das instalações pode tornar a produção de energia renovável onerosa.

Agora que você já conhece os prós e os contras das energias renováveis, leia nosso artigo para saber quais são as fontes renováveis de energia alternativa!

Quais são as vantagens e desvantagens dos materiais não renováveis?

O tema das energias renováveis é deveras abrangente, não só pela quantidade de novas energias alternativas, mas também devido às grandes aplicações e modos de utilização existentes.

Sendo as energias renováveis consideradas uma nova tecnologia a discussão em torno deste assunto é polémico, com este artigo tentamos expor algumas das desvantagens e vantagens na utilização destas novas energias alternativas.

Não se deve considerar e debater as vantagens e desvantagens das energias renováveis como um todo, mas sim conhecer as ramificações de cada tipo de energia renovável, assim como as suas particularidades.

Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água.

As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.

As energias renováveis caracterizam-se pela capacidade que têm de se regenerar e, como tal, serem virtualmente inesgotáveis e ainda por respeitarem o ambiente.

Ambas as propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais.

Quais são as vantagens e desvantagens dos materiais não renováveis?
Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis

Constituem energias renováveis, por exemplo, a solar, a eólica, as ondas e a hidráulica. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol.

Para além destas, são ainda renováveis a biomassa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem directamente do sol.

O sol é o responsável directo pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia das ondas.

O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente dos ciclos da água.

Estas podem ser classificadas em primárias e em secundárias.

As Fontes Primárias: – são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem – Ex: Sol, água ( mar e rios); vento; petróleo; gás natural; urânio; etc.

As Fontes Secundárias: – são obtidas a partir de outras, após transformação – Ex: electricidade; gasolina; gasóleo; etc.

  • Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis;
  • O seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”;
  • Oferecem menos riscos do que a energia nuclear;
  • Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas);
  • Permitem reduzir as emissões de CO2, melhor a qualidade de Vida (um Ar mais limpo);
  • Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis;
  • Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis;
  • Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.

Desvantagens das Energias Renováveis

  • Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas;
  • Impactos visuais negativos no meio ambiente;
  • Energia da Biomassa – o método de combustão da biomassa não é limpo;
  • Energia Hidroeléctrica – causa erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local;
  • Energia Solar – os custos iniciais muito elevados;
  • Energia das Ondas – depende muito da localização e é bastante dispendiosa;
  • Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado. Existência muito barulho produzido.

Ver mais vantagens e desvantagens das energias renováveis

Vantagens e desvantagens da Energia Solar

Vantagens e desvantagens da Energia Eólica

Vantagens e desvantagens das Células de Combustível

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

Quais as vantagens e desvantagens dos materiais não renováveis?

Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.

Quais são as desvantagens dos materiais não renováveis?

Desvantagens: O uso de fontes não renováveis provoca grandes impactos negativos no meio ambiente, em virtude da emissão de gases poluentes à atmosfera, agravando problemas como aquecimento global e efeito estufa; O mau uso e a má exploração desses recursos energéticos podem provocar acidentes devastadores.

Quais as vantagens e desvantagens dos recursos renováveis?

As vantagens do uso desse tipo de energia estão relacionadas ao seu baixo custo de manutenção e ao não impacto ao solo. Contudo, as desvantagens estão relacionadas à emissão de dióxido de enxofre, altamente prejudicial à saúde, durante a produção de energia.

Quais as desvantagens dos recursos renováveis?

Desvantagens das Energias Renováveis.
Custos elevados de investimento e infra-estruturas apropriadas;.
Impactos visuais negativos no meio ambiente;.
Energia da Biomassa – o método de combustão da biomassa não é limpo;.
Energia Hidroeléctrica – causa erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local;.