Quais são os 3 folhetos embrionários e quais estruturas irão originar cada um?

Folhetos Embrionários ou folhetos germinativos (ectoderma, endoderma e mesoderma) são camadas de células que dão origem aos órgãos e tecidos dos seres vivos.

Surgem na fase de embrião, mais precisamente durante a gastrulação, ou seja, entre a terceira e oitava semanas de gestação no caso dos humanos.

Na sequência, no processo da organogênese são formados os órgãos.

Ectoderma

É a camada das células que se localiza mais no exterior. Ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo) do sistema nervoso e das cavidades (boca, nariz, ânus).

Endoderma

Localizada mais no interior das células, é a endoderme que forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas.

Mesoderma

É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma.

A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.

Quais são os 3 folhetos embrionários e quais estruturas irão originar cada um?

O que são Diblásticos e Triblásticos?

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com os folhetos embrionários que apresentam na sua formação.

São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas).

Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma. São exemplos: os anelídeos (minhocas, sanguessugas) e os platelmintos (solitárias e tênias).

Os animais triblásticos podem ser celomados, acelomados ou pseudocelomados.

Saiba mais em Celoma.

E Anexos Embrionários?

Anexos embrionários ou estruturas extra embrionárias são órgãos e membranas que surgem dos folhetos embrionários mas que não são parte constituinte do embrião. São eles: alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina.

Acresce, ainda, a placenta e o cordão umbilical, mas esses são característicos apenas nos mamíferos.

Conheça as etapas do embrião humano em Desenvolvimento Embrionário Humano.

Quais são os três folhetos embrionários quais estruturas eles irão originar?

Assim como os cordados, os três tipos de folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma, surgem simultaneamente durante o processo de gastrulação (fase de gástrula), inicialmente formado por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma.

O que cada folheto embrionário origina?

Os folhetos embrionários germinativos são camadas de células presentes no embrião de animais pluricelulares que originam os tecidos e órgãos no indivíduo adulto.

O que se origina do ectoderma?

A ectoderme é a camada embrionária que dará origem aos componentes do sistema nervoso. No final da fase de gastrulação, inicia-se a formação da placa neural, na zona dorsal da ectoderme, na qual, já no decurso da organogénese, se formarão o notocórdio e o tubo neural.