Quais são os 7 passos para a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional PCO?

O Clima Organizacional de uma empresa é a percepção coletiva que as pessoas têm da mesma, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas. Sendo assim, a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Além disso, é considerada uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Essa pesquisa é uma maneira utilizada para coletar diversos tipos de dados, trazendo sempre muitas informações relevantes sobre qual está sendo a percepção dos funcionários ou colaboradores em relação a muitos fatores que podem até mesmo afetar o seu desenvolvimento e motivação dentro de uma empresa. Conforme em Chiavenato (2014), nos tempos atuais, para mobilizar e aproveitar plenamente as pessoas em suas atividades, as empresas estão renovando seus conceitos e alterando as práticas gerenciais.

Existem muitos objetivos que levam a qualquer tipo de empresa a aderir a pesquisa, entre eles, podemos dizer que os principais são : mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem uma com as outras; mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações; cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.

 A pesquisa de clima organizacional passa a ser, então, extremamente necessária como processo para avaliação da satisfação e bem estar dos funcionários quando a empresa tem também como objetivo conquistar certificados de qualidade no gerenciamento da empresa, de seus produtos e serviços como o ISO 9001. Um dos critérios de avaliação para a certificação da empresa é satisfação e motivação dos colaboradores da empresa. (LUZ, 2007, p.1).

Nós da insight realizamos a PCO através das seguintes etapas :

1. Planejamento do formato da pesquisa:

Deve conter cronograma para sua realização, como será feita a análise dos dados, como serão passados os resultados obtidos para a organização e o prazo para o desenvolvimento dos planos de ação.

2. Sensibilização:

Esta etapa visa a fidedignidade do serviço através da conscientização dos colaboradores a respeito das etapas e dos objetivos do projeto. Além é claro, da confidencialidade do mesmo. Esta é uma etapa crucial pois  é a clareza e comprometimento dos colaboradores que determinará o sucesso e fidedignidade da pesquisa com a realidade.

3. Definição das variáveis:

Definição dos assuntos mais importantes a serem abordados na pesquisa.

4. Construção do questionário piloto (instrumento de pesquisa):

Serão elaboradas questões com suas respectivas opções de resposta que abrangerão cada variável organizacional definida anteriormente.

5. Aplicação do questionário piloto:

O instrumento será validado ao ser aplicado em um grupo controle. Isto é feito para medirmos a precisão do instrumento elaborado e o refinarmos para a verdadeira aplicação.

6. Validação do questionário piloto:

perguntas.

7. Divulgação da Pesquisa:

Antes de aplicá-la é necessário divulgá-la. A organização precisará veiculá-la nas ferramentas de comunicação mais acessíveis aos colaboradores, como e-mail, intranet. É muito importante que a empresa se atente a presença de colaboradores não alfabetizados 

É feita através da análise dos resultados obtidos, que informará acerca da consistência das ou com necessidades especiais, adaptando a divulgação e pesquisa, promovendo a inclusão de todos no processo. Portanto, a comunicação interna é fundamental, pois é a responsável pelo índice de adesão dos membros à pesquisa.

8. Aplicação para toda a empresa:

Realizada pelo grupo responsável por esse projeto, o instrumento é  aplicado a toda a empresa. Os gestores precisam lembrar os colaboradores da pesquisa sempre que possível e oferecê-los tempo e condições suficiente para sua participação.

9. Tabulação da Pesquisa:

Consiste em calcular o percentual dos funcionários satisfeitos e insatisfeitos em diferentes assuntos, através de suas respostas às perguntas feitas. Analisando estatisticamente cada resposta, compilando junto as semelhantes e encontrando oportunidades de melhoria de acordo com o abordado.

10. Emissão de relatórios:

Devem conter o total de funcionários envolvidos na pesquisa, os pontos abordados e a logística de aplicação. Deve conter ainda uma exposição textual e gráfica de cada variável e seus respectivos temas abordados na pesquisa (dar destaque para as variáveis consideradas discrepantes) e ser entregue ao RH da empresa.

11. Apresentação dos resultados para toda empresa:

Pode ser feita através de palestras, e-mail ou outros meios.

12. Definição de Planos de Ação:

É a etapa mais importante e o objetivo do processo, pois a pesquisa não é um fim, mas o meio no qual a empresa identificará oportunidades de melhoria contínuas no ambiente de trabalho.

13. Implementação dos Planos de Ação:

São implementados através de projetos envolvendo todas as áreas impactadas.

Assim, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre pesquisa de clima organizacional. Este é um processo muito importante para a Gestão de Pessoas e para o sucesso da sua organização.Se ainda restou alguma dúvida, pergunta, informação que queira saber, não hesite em perguntar!

– Equipe de Marketing da Insight Consultoria

Quais os 7 passos para a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional PCO?

ETAPAS DA PESQUISA DE CLIMA:.
1 - Estabeleça os objetivos da pesquisa: ... .
2 - Planejamento estratégico: Definir questionário de aplicação. ... .
3 - Informe os seus colaboradores: ... .
6 - Planeje as mudanças e ações a serem tomadas. ... .
7 - Refaça a pesquisa periodicamente e acompanhe a evolução do clima..

Quais os passos para uma pesquisa de clima organizacional?

Como fazer pesquisa de clima organizacional em 10 passos.
Defina o escopo da pesquisa. ... .
Elabore o questionário. ... .
Defina a escala de respostas. ... .
Estabeleça filtros. ... .
Escolha a metodologia de aplicação. ... .
Faça uma campanha de engajamento. ... .
Coloque em prática. ... .
Reúna informações..

O que e o PCO de uma empresa?

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para mensurar o Clima Organizacional em um dado período.