Quais são os dois principais rios chineses?

Diz a lenda que o Imperador Amarelo (Huang) foi capaz de falar logo após o nascimento, e que aos 15 anos de idade não havia nada que ele não entendesse. Aos 20 anos, herdou o título de chefe da tribo Youxiong, que mais tarde se fortaleceu e expandiu seus territórios.

Chefe tribal há mais de cinco mil anos, o Imperador Amarelo conquistou várias tribos guerreiras e se tornou chefe de uma confederação tribal. É, portanto, visto como o primeiro ancestral da civilização chinesa.

Quais são os dois principais rios chineses?

Em 605, o Imperador propôs a construção de dois projetos: a transferência da capital do país para Luoyang e escavar o Grande Canal entre Pequim e Hangzhou. A obra demorou cerca de seis anos para ser concluída, e teve todos canais que se encontravam em seu curso ligados ao rio Amarelo.

A parte mais antiga do canal é situada entre o rio Yangtzé e o Huai He. Devido às suas contribuições e qualidades, o Imperador Amarelo tem sido alvo de constantes debates e discussões por todo o mundo, pelos mais renomados cientistas. “A pergunta que não quer calar…Seria o Imperador Amarelo um ser divino ou um visitante espacial do passado? (tema para uma próxima matéria…quem sabe)”

Rio Amarelo

Quais são os dois principais rios chineses?

O rio Amarelo, (chinês tradicional: 黃河, chinês simplificado: 黄河, pinyin: Huáng Hé) também conhecido como Huang He ou Huang Ho, é o segundo mais longo rio da China e o 6.º maior do mundo, medindo 5.464 km e tem uma bacia de 752.000 km².

É de grande importância para a economia chinesa, pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais. Foi ao longo desse rio que a civilização chinesa começou.

Seu nome deve-se à grande quantidade de materiais em suspensão que arrastam suas turbulentas águas — lodo e partículas de areia muito finas, que lhe tingem de dourado.

Atualmente, suas águas abastecem cerca de 155 milhões de pessoas e irrigam 15% de toda a produção agrícola da China. O rio ainda é usado para a geração de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas. 

O rio é chamado pela população local de “mãe rio” ou “orgulho da China” mas era conhecido como “rio das lamentações” devido a época de inundações onde inúmeras pessoas e plantações morriam no processo.

Indicação cinematográfica

Quais são os dois principais rios chineses?

Para aqueles que viveram a infância nos anos 90, assim como eu, vale ressaltar esse belíssimo filme de 1988, chamado: “O Guerreiro do Rio Amarelo”.

Através desse filme, tomei conhecimento da existência desse rio e com o passar dos anos fui conhecendo ainda mais a importância histórica do rio Amarelo e do porque é tão reverenciado em filmes e obras chinesas.

O ator principal desse filme Yu Chenghui (16 de agosto de 1939 – 4 de julho de 2015) fez sua contribuição com uma atuação incrível, mostrando o respeito que o povo chinês tem pelo rio Amarelo e também trabalhou na recriação do movimento shuang shou jian (espada de duas mãos), que se acreditava estar extinto desde a dinastia Tang. Nas primeiras horas da manhã de 15 de setembro de 1975, durante uma tempestade, Yu viu como uma louva -a-deus reagiu em resposta à forte chuva e concebeu as ideias para completar o projeto da técnica de esgrima. O shuang shou jian agora é oficialmente reconhecido como uma categoria em competições de wushu.

Rio Yang-Tsé

Quais são os dois principais rios chineses?

“Yang-Tsé é um rio asiático também chamado de rio Azul, é o maior do continente, com 6.300 quilômetros de extensão percorrendo todo o território chinês.

A bacia do Yang-Tsé percorre algumas das regiões mais férteis de toda a China, em todo seu percurso recebe águas de diversos afluentes, entre os mais importantes estão rio Min, Wu e Han”

“Esse rio chinês ocupa o terceiro lugar entre os maiores rios do mundo, nasce no planalto do Tibete. Ao longo da extensão desse rio teve início o surgimento da civilização chinesa, há aproximadamente 4.000 anos a.C.

O Yang-Tsé é um rio que desenvolve uma grande importância na geração de energia, nesse sentido foi construída em seu curso a usina hidrelétrica de Três Gargantas. Apesar do ponto positivo da geração de energia existem grandes impasses de ordem ambiental e social provocados pelo empreendimento. Pelo menos 1,1 milhão de pessoas ficaram desabrigadas e muitos sítios arqueológicos foram perdidos.

Para a construção da hidrelétrica foi preciso represar as águas do Yang-Tsé, dessa forma sua barragem possui 180 metros de altura e uma década de muito trabalho para concluir a primeira parte, quando totalmente terminada a represa terá 600 quilômetros de extensão.”

Enquanto preparava esse texto, deixei como música de fundo, a belíssima canção do cantor Sam Hui. Não sei muito a respeito desse cantor, porém suas músicas tocam na alma. Vou compartilhar o link da música e espero que curtam, assim como eu curto.

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=KF3_WtFNFPs

Quais são os dois principais rios da China?

Na parte leste do território que veio a se tornar a nação chinesa, é onde se encontra a chamada Grande Planície de China. Dois rios que nascem nas montanhas, correm por ela: o Huang-Ho (também chamado de rio Amarelo) e o Yang-Tsé-Kiang.

Qual e o principal rio da China antiga?

A China Antiga foi uma das primeiras civilizações existentes na humanidade. Conforme algumas lendas e tradições, a população chinesa teria originado no Vale do Huang He, mais conhecido como Rio Amarelo.

Quais são os nomes dos principais rios da China e da Índia?

Outras importantes civilizações, como a chinesa e hindu, também se desenvolveram nas proximidades de importantes cursos fluviais como os rios Hoang-Ho (Amarelo) e Yang Tsé-Kiang (Azul), na China, e Ganges e Indo, na Índia e Paquistão.

Quantos rios tem a China?

Nos últimos 60 anos, a China perdeu metade de seus rios com áreas de captação significativas. Eram 50 mil, em 1950. São 23 mil, agora.