Quais são os principais desafios do professor que atua na Educação do Campo atualmente?

6 minutos para ler

Há cerca de 20 anos, o papel do professor nas escolas era, basicamente, dominar e se ater ao conteúdo esperado, transmiti-lo em sala de aula, corrigir provas e preparar os alunos para a faculdade. Atualmente, essas funções ainda existem, mas de forma muito mais amplificada. Por isso, há mais desafios de ser professor nos dias atuais.

Pensando nisso, preparamos este post onde abordamos por que é tão desafiador encarar a rotina de ensino nos dias de hoje, além de explicar quais são os principais desafios que o professor enfrenta e o que é preciso para superá-los. Boa leitura!

Por que é tão desafiador ser professor na atualidade?

Anos atrás, o papel do professor consistia somente em transmitir o conhecimento em um sentido hierárquico de um para todos, dentro da sala de aula. Porém, isso já ficou para trás.

Com o avanço da tecnologia em todos os setores da sociedade, inclusive na educação, surgem novas formas de ensino e o uso de outras ferramentas mais prioritárias do que as tradicionais apostilas. Além disso, os alunos não são os mesmos. Nascidos em um contexto digital e em um mundo que tem pressa, eles esperam por um ensino diferente e mais interessante.

Por essa razão, os desafios de ser professor nos dias atuais são muito maiores, o que torna necessário conhecer esses desafios para se preparar e superá-los, a fim de continuar a missão de ensinar.

Os desafios de ser um docente na atualidade são variados. Alguns, já conhecidos, ficaram mais difíceis, enquanto há outros obstáculos completamente novos. Veja alguns exemplos a seguir.

Alunos completamente conectados

Os alunos de hoje pertencem à geração z e à geração alpha. Isso significa que eles cresceram ou já nasceram com a tecnologia em mãos. Por isso, são amplamente conectados e, geralmente, têm seus próprios smartphones.

Sendo assim, um grande desafio do professor é utilizar essa facilidade de usar ferramentas digitais e direcioná-la para o aprendizado, além de evitar que o aluno use seus dispositivos para interesse próprio em classe. Para isso, uma boa solução é contar com plataformas de educação.

Dificuldade de engajamento

É cada vez mais difícil alcançar o engajamento do aluno nos conteúdos a serem aplicados, seja pela dificuldade de compreensão, o tempo de aula ou o interesse no assunto. Sendo assim, uma boa forma de mantê-lo atento é adotando formas diferentes de ensinar, como as metodologias ativas.

Diferentes perfis em sala

Atualmente, fala-se mais sobre os diferentes perfis de estudante. Nesse caso, eles não só contam com backgrounds diferentes, mas também têm pensamentos e modos de vida diversos. Portanto, cabe ao professor respeitar as particularidades de cada um e encontrar uma forma de manter cada pessoa engajada na aula proposta.

Necessidade de diversificar as atividades

A geração atual perde o interesse muito fácil. Livros com textos muito longos já não são tão interessantes para quem consome vídeos diariamente. Sendo assim, um desafio do professor é diversificar as atividades propostas, usando recursos que estão a seu alcance para tornar o conteúdo interessante e compreensível. Nesse caso, é possível usar, por exemplo, estratégias de gamificação.

Adaptação a diferentes formas de ensino

Com as escolas inserindo cada vez mais tecnologia no dia a dia, a tendência é que os professores possam otimizar processos e se organizar melhor. Porém, para quem está acostumado ao antigo diário de classe em papel, o próprio processo de modernização é um desafio.

Sendo assim, é importante que o educador tenha vontade de aprender as novas soluções, a fim de acompanhar essa nova escola que está surgindo. Isso porque o uso de tecnologias não tem volta e, para realizar seu trabalho, é necessário utilizá-las.

Desvalorização da profissão

Apesar das inúmeras mudanças na escola ao longo dos anos, a valorização dos professores ainda é um grande desafio. Seja por razões de salário, trabalho extra e os já conhecidos desafios em sala de aula, é fácil se sentir desmotivado.

Portanto, é importante que o educador busque um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, a fim de manter-se bem em sua missão de educar. Além disso, é fundamental manter uma boa comunicação com a escola e os alunos para que os outros processos possam funcionar e melhores condições possam ser alcançadas.

O que é preciso para superar os desafios e ser um professor de excelência?

Como você conferiu, os desafios de ser professor nos dias atuais não são poucos e nem fáceis. Sendo assim, é importante superá-los para que você possa seguir em sua missão de ensinar e colaborar na formação de novos cidadãos. Para isso, é possível buscar alguns fatores essenciais. Saiba quais são eles.

Paciência

Sem paciência, não é possível lidar com as mudanças tecnológicas, as exigências de um novo ensino, os desafios dos alunos e o dia a dia na escola junto à coordenação. Portanto, uma dica é procurar desenvolver a paciência e enxergar tudo com naturalidade, tentando se adaptar rapidamente e usar tudo o que puder para facilitar a rotina e não se sobrecarregar.

Empatia

Os alunos desta geração não conseguem aprender como você, provavelmente, aprendeu. Saturados de informações e distrações, eles também assumem um novo papel, em que são protagonistas de seu processo de aprendizagem e contam com mais responsabilidades em um mundo de trabalho em constante mudança e mais inseguro.

Sendo assim, vale a pena desenvolver a empatia e procurar caminhos para que os alunos assumam seu papel com maturidade e possam fazer boas escolhas.

Recursos

Além de aprender a usar os recursos disponíveis, é importante também manter uma ponte com a escola para que se possa ter acesso a eles. Afinal, como professor de uma nova forma de ensino — o Novo Ensino Médio —, será preciso ter capacitação e ferramentas disponíveis para exercer um bom trabalho. Portanto, é preciso que haja uma grande parceria entre a gestão e o corpo docente.

As dificuldades já existiam no passado, mas os desafios de ser professor nos dias atuais são outros e muito mais exigentes. Afinal, o mundo está mudando e cobrando que professores, gestores e alunos se adaptem rapidamente. Dessa forma, é importante que o professor esteja pronto para buscar soluções e vencer essas situações, de modo a assumir o seu papel de educador com mais qualidade.

O que achou deste post? Assista agora ao episódio 1 do Café com Prof especial Mês dos Professores!

Quais os principais desafios da prática docente na educação do campo?

Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.

Quais os principais desafios que o professor enfrenta nos dias de hoje?

Quais são os maiores desafios de ser professor nos dias atuais?.
Alunos completamente conectados. ... .
Dificuldade de engajamento. ... .
Diferentes perfis em sala. ... .
Necessidade de diversificar as atividades. ... .
Adaptação a diferentes formas de ensino. ... .
Desvalorização da profissão. ... .
Paciência. ... .
Empatia..

Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos que vivem na área rural?

Com a suspensão das aulas durante a pandemia da covid-19, é certo que muitos alunos tiveram dificuldades no aprendizado remoto. Na área rural, os desafios foram ainda maiores, tanto devido à má qualidade do sinal de internet para assistir às aulas quanto à falta de recursos para garantir o acesso em casa.

Quais são os principais problemas e desafios enfrentados na educação?

A pandemia e as desigualdades que foram ampliadas a partir dela, a retomada das atividades presenciais nas escolas, a vacinação de crianças, o uso da tecnologia e a implementação do Novo Ensino Médio estão entre os principais desafios do ano.