Quais são os principais fatores de análise de investimento?

A análise de investimento é uma operação que se baseia em técnicas contábeis para identificar a viabilidade de uma aplicação financeira. A verificação considera os riscos envolvidos e estima qual será o retorno obtido em um determinado prazo.

Existem diversos métodos que podem auxiliar os investidores a alcançarem resultados positivos. As técnicas utilizadas podem demonstrar se haverá retorno dos recursos e se há capacidade de lucratividade.

Por esse motivo, preparamos este post para mostrar quais são as principais estratégias que podem ser implementadas na análise de investimento. Vamos lá?

O que é análise de investimento?

A análise de investimento consiste em um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de determinar se vale a pena alocar recursos em determinados projetos. É possível estimar, por exemplo, se o retorno será positivo ou negativo, e se o indivíduo tem a possibilidade de criar estratégias para contornar uma situação e, com isso, obter maiores lucros.

Caso o intuito seja realizar um investimento a longo prazo, a análise pode ser uma forma eficiente de antecipar o fluxo de caixa e equilibrar o balanço patrimonial. Com a ferramenta, o gestor pode acompanhar a situação econômico-financeira e criar planos de ação, caso seja necessário.

Quais são os métodos de análise de investimento?

Existem diferentes métodos de análise de investimentos. A seguir, confira as características de cada um!

Payback

O payback é amplamente utilizado por empresas que desejam organizar o seu planejamento de acordo com as aplicações. A técnica corresponde ao tempo que o investimento inicial será recuperado. No entanto, o payback não considera o custo de capital nem o valor do dinheiro ao longo do tempo.

Valor Presente Líquido (VPL)

O VPL costuma ser usado para investimentos isolados e de curto prazo, representando o quanto vale o patrimônio em determinado momento. Para isso, o VPL calcula a diferença entre o valor atual dos pagamentos previstos e o valor inicial que será aplicado.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Já a TIR apresenta a taxa de retorno do investimento. Para utilizar esse método, é preciso ter conhecimento sobre o fluxo de caixa e sobre a taxa mínima de atratividade. A TIR considera o valor do dinheiro no tempo, por isso, é mais confiável que outros métodos.

Índice de Lucratividade (IL)

O IL pode ser usado por qualquer empresa, já que indica se ela está ou não obtendo lucro com a aplicação. O IL indica qual está sendo o rendimento de um ou mais projetos, por meio do cálculo da relação entre o valor atual e de saída do fluxo de caixa.

Ponto de Fisher

O Ponto de Fisher compara, entre dois ou mais projetos, qual é o mais viável para investir. O método utiliza um gráfico comparativo entre os valores e indica um ponto de intersecção.

Como determinar qual o melhor método para analisar investimentos?

Quais são os principais fatores de análise de investimento?

Existem fórmulas específicas, de acordo com cada método, para realizar a análise de investimento. Com o auxílio da tecnologia, fica mais seguro realizar os cálculos, tendo em vista que as contas são delicadas. Também é possível terceirizar essa atividade com uma consultoria ou empresa especializada.

Para ter uma análise de investimento mais completa, que considera os diferentes fatores do empreendimento, é fundamental realizar um diagnóstico para conhecer os pontos fortes e fracos do negócio. Assim, fica mais simples traçar estratégias para ter bons resultados.

Como investir com base nas estratégias de análise?

Para fazer uma escolha do investimento de forma consciente, é essencial conhecer e entender a realidade atual da sua empresa. Existem casos, por exemplo, que será necessário adotar um determinado método para ter uma resposta mais confiável antes de tomar a decisão.

Por isso, é muito importante que os investidores conheçam as diferentes técnicas de análise para avaliarem precisamente quais são as melhores opções de projetos disponíveis no mercado.

Para investir com base nas estratégias de análise de investimento, o gestor deve verificar quais são as perspectivas de crescimento e a situação financeira da empresa. Com isso, será possível montar uma carteira com os ativos de maior potencial.

Achou o post relevante? Aproveite a visita e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Quais são os principais fatores de análise de investimento?

Quais são os principais fatores de análise de investimento?

A aquisição de inovações tecnológicas, equipamentos modernos, softwares e soluções de TI são feitas com o objetivo de melhorar o desempenho de uma empresa, certo? Porém, com tantas opções, como saber qual é o melhor investimento para sua empresa? Para isso, é preciso usar ferramentas de análise de investimentos.

Esses métodos de avaliação são altamente eficientes e indicam se o gasto feito pela empresa trará retornos. Além disso, é possível determinar quando o investimento será pago por completo e começará a trazer ganhos reais para a empresa.

Apesar de possuírem diversas vantagens, as ferramentas para análise de investimentos são, muitas vezes, esquecidas pelos empresários e diretores, o que acaba resultando em prejuízos para a organização.

Pensando nisso, selecionamos as 4 principais ferramentas para análise de investimentos que podem ajudar na tomada de decisão! Confira!

1. PayBack

O payback é considerado o método mais básico para analisar a viabilidade de um investimento. Esse cálculo determina o tempo necessário para recuperar o valor investido. O investimento pode ser, por exemplo, a contratação de um funcionário, a compra de novo equipamento ou a abertura de uma nova loja.

Como fazer o cálculo?

O cálculo do payback é bem simples. O período de retorno é determinado pela soma dos rendimentos auferidos, período por período, até que sua soma seja igual ao investimento inicial realizado.

Para melhor exemplificar, imagine que a empresa está considerando a compra de um novo equipamento que custa R$20.000,00. Sabe-se que o item irá trazer, em média, R$2000,00 por mês para o faturamento.

Se fizermos a divisão do valor investido pelo retorno, temos que o período de payback é de 10 meses, ou seja, ao final desse prazo o valor do investimento será recuperado.

Como avaliar os resultados?

A premissa principal do método é que quanto maior for o período de payback, mais arriscado o investimento é, sendo menos atrativo para a empresa. O risco está associado à liquidez do investimento, quanto maior, maiores as chances de prejuízos para a organização.

Normalmente, é necessário determinar um tempo máximo de segurança para o retorno de investimentos. Esse valor deve considerar a vida útil do equipamento e outros fatores internos da organização, como fluxo de caixa e a importância do investimento.

Quais são as desvantagens da análise?

Esse método é indicado como análise inicial de um investimento, pois o payback apresenta algumas desvantagens claras, tais como:

  • não considera o valor do dinheiro no tempo;
  • não considera os fluxos de caixa após o payback;
  • não leva em conta o custo de capital da empresa.

Dessa forma, a desvalorização do investimento não é considerada, nem se o fluxo de caixa será maior depois do período de payback, o que acontece com muitos equipamentos.

Para solucionar o primeiro problema, é possível adotar uma taxa de desvalorização média e aplicá-la sobre a previsão, trazendo o fluxo de caixa para o valor presente, ou seja, o quanto aquele valor realmente representaria no período atual. Esse método é chamado de payback descontado e é mais recomendado para as análises.

2. Valor Presente Líquido (VPL)

Outra forma de analisar os investimentos realizados, é calculando o Valor Presente Líquido (VPL), considerado um modelo mais sofisticado que o payback. O valor do dinheiro no tempo e o custo de capital da empresa são considerados no VPL, fornecendo um cenário mais realista sobre o investimento.

Como fazer o cálculo?

Nessa análise, tanto as entradas, como as saídas de capital (fluxo de caixa), dentro de um período, são convertidas em valores presentes para serem comparadas ao investimento inicial. É usada uma taxa de desconto sobre os valores, chamada taxa mínima de atratividade (TMA), que representa o retorno mínimo que um investimento deve gerar para ser considerado atrativo.

O período é determinado pela vida do projeto. Por exemplo, ao comprar uma licença de software empresarial, é pago um valor para um ano. Sua análise de VPL deverá ser feita considerando esse período.

Como avaliar os resultados?

Entende-se que quando o VPL é maior que zero, o investimento é viável, uma vez que apresenta retorno para a empresa. Quando o valor é igual a zero, o investimento não representa nem prejuízos, nem ganhos monetários. Entretanto, se o valor do VPL for menor que zero, o investimento é inviável.

Quais são as desvantagens da análise?

Esse método também apresenta algumas desvantagens na sua análise:

  • exige conhecimento de parâmetros financeiros como a estimativa do fluxo de caixa;
  • sua definição é feita em termos absolutos e não relativos, portanto, não considera a escala do projeto;
  • não considera a vida do projeto, apresentando viés para os que possuem maior tempo de duração.

Como a análise é feita em termos absolutos, não é possível comprar projetos com situações de escalas diferentes. Além disso, projetos com maior investimento inicial, podem apresentar maior VPL, mesmo que em termos relativos, projetos menores seriam mais atrativos.

3. Taxa Interna de Retorno (TIR)

A terceira forma de fazer a análise de investimentos é usando a Taxa Interna de Retorno (TIR). Ela é considerada um complemento ao VPL, uma vez que representa a taxa de desconto que equipara seu valor a zero, fazendo com que as entradas sejam iguais às saídas e refletindo os ganhos reais do projeto.

Como fazer o cálculo?

Basicamente, a TIR é calculada igualando o VPL a zero e incluindo uma função polinomial que identifica o valor da taxa. Seu cálculo, quando feito de forma manual, necessita de uma calculadora HP. Entretanto, o indicado é adotar uma ferramenta de Excel ou softwares mais avançados.

Como avaliar os resultados?

O valor da TIR deve ser comparado com a TMA definida no investimento. Caso a TIR seja maior, o projeto é lucrativo e traz o retorno esperado pela empresa, porém, se o valor é igual ou menor, o projeto é inviável.

Diferentemente das demais análises, não há desvantagens ou problemas nesse modelo. A TIR possibilita a comparação entre investimentos de portes diferentes, sem causar viés, uma vez que seus resultados são em termos relativos.

4. Softwares e sistemas computacionais

Por fim, é possível usar softwares e sistemas computacionais para realizar todas essas análises de forma automática, facilitando seu uso nos momentos de decisão de investimentos na empresa. Blocos financeiros de ERPs possuem essa funcionalidade, além de gerar diversas outras informações relevantes para o gestor.

Lembre-se que é fundamental avaliar a viabilidade de cada investimento, principalmente quando ele impacta diretamente no fluxo de caixa da empresa. O uso do PayBack, VPL e TIR tornam esse processo mais eficiente e menos arriscado.

No entanto, somente o cálculo não é suficiente para tomada de decisão. Principalmente em escolhas de softwares e grandes mudanças, é essencial considerar impactos indiretos, como aumento da produtividade e ganhos de eficiência que garantem vantagem competitiva para o negócio. Portanto, é necessário fazer uma análise estratégica juntamente com a financeira.

Gostou de conhecer as ferramentas de análise de investimentos? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receber outras dicas no seu e-mail!

Quais os fatores da análise de investimento?

O tripé financeiro é formado por três fatores de análise de investimentos: rentabilidade, liquidez e segurança.

Quais os principais métodos de análise de investimentos?

Conheça 3 métodos de análise de investimentos mais comuns.
Valor Presente Líquido. O Valor Presente Líquido, também conhecido pela sua sigla VPL, certamente é um dos métodos de análise de investimentos mais comuns. ... .
Payback. ... .
Taxa Interna de Retorno..

Quais são os fatores de que dependem os investimentos?

Todos os investimentos estão sujeitos a diversos fatores que influenciam o seu desempenho..
Crescimento econômico do país;.
Inflação;.
Liquidez do ativo;.
Valor das ações;.
Ações com tendência de alta;.
Tamanho da empresa;.
Taxas reais;.
Crédito (risco de inadimplência);.

Quais são os principais fatores que os analistas financeiros devem considerar ao avaliar investimentos em potencial?

Os 9 principais indicadores financeiros de uma empresa.
Fluxo de Caixa;.
Resultado Operacional de Caixa;.
Geração de Caixa;.
Resultado Operacional;.
Resultado Líquido;.
Ponto de Equilíbrio;.
Retorno sobre investimentos;.
Valor da empresa;.