Quais são os principais fatores que determinam a localização das indústrias inglesas?

A atividade industrial é a principal fonte de atração demográfica, urbana e econômica de determinado território. Mas o que interfere em sua localização? Por que uma indústria se encontra em uma determinada localidade espacial e não em outra? A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos.

Na escolha da localização de uma indústria, não é considerado somente um fator, mas sim todos aqueles que são benéficos à indústria. Uma ressalva para indústrias mineradoras, que se localizam em lugares onde a matéria-prima está disponível. Um exemplo clássico são as indústrias do século XVIII, que deveriam ficar próximas à sua matéria-prima de fonte energética: o carvão.

Atualmente, conforme a mudança nos tipos de indústria, sua localização não será tão somente em função da proximidade de sua matéria-prima.

Porém, quais são os fatores locacionais?

Quais são os principais fatores que determinam a localização das indústrias inglesas?

Podemos enumerar oito tipos principais, a saber:

Transporte: envolve infraestrutura (qualidade, disponibilidade e meios); custos dos transportes; novas tecnologias e meios de transportes. Para cada tipo de produto da indústria há um meio de transporte adequado.

Energia: infraestrutura de energia em uma dada região, como a disponibilidade, estrutura de transmissão e novas tecnologias.

Mercado-Consumidor: tamanho do mercado, juntamente com as características socioculturais do consumidor e seu poder aquisitivo. Acesso físico do cliente ao produto (no caso, os meios de transporte).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Matérias-primas: é um fator locacional clássico. Envolve a disponibilidade, o tipo e a qualidade da matéria-prima, como também seu custo e transporte.

Mão de obra/força de trabalho: envolve a disponibilidade, produtividade, qualificação, nível de organização e salários, como também as regras jurídicas que variam de acordo com cada país ou região de um mesmo país.

Incentivos fiscais: é quando o governo concede isenções de impostos, como o ICMS, às indústrias, para instalarem-se em seu território. Em muitos casos, há também a concessão de terrenos para a instalação da unidade produtiva da fábrica. No Brasil, instalou-se nos últimos anos uma “guerra fiscal” entre municípios e estados da federação para a atração de indústrias para seus respectivos territórios.

Ciclo do produto: segundo o economista George Benko, para cada fase de produção de um objeto industrial existe uma lógica espacial. De acordo com Benko, um produto pode ter três fases de produção: desenvolvimento, estandardização ou amadurecimento e declínio. Cada fase requer um tipo de força de trabalho mais representativa e um local de produção mais apropriado, segundo a lógica capitalista.

Disponibilidade de Capital: refere-se à disponibilidade do mercado em dispor, sempre que necessário, ao empresário, recursos em dinheiro para novos investimentos, bem como um ambiente propício aos negócios (relações financeiras) para trocas de capitais (bancos, empresas, etc.).

Índice

  • 1 O que são os fatores de localização industrial?
  • 2 Quais os principais fatores determinantes nas decisões de localização de empresas?
  • 3 Quais são os fatores que determinam a localização industrial?
  • 4 Por que as indústrias se instalam em um lugar?

Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias. Podemos concluir que, na primeira fase de evolução da indústria, a proximidade das fontes energéticas e das matérias-primas eram os fatores industriais determinantes nas localizações industriais.

O que são fatores de localização?

Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.

Quais são os tipos de localização industrial?

Quais são os tipos de fatores locacionais?

  1. Transporte.
  2. Energia.
  3. Mercado-consumidor.
  4. Matéria prima.
  5. Mão-de-obra.
  6. Incentivos fiscais locais.
  7. Ciclo dos produtos.
  8. Disponibilidade de capital.

Quais os principais fatores determinantes nas decisões de localização de empresas?

Mão-de-obra.

  • Transporte / Facilidade de.
  • acesso.
  • Infra-estrutura.
  • Proximidade com o mercado.
  • consumidor.
  • Proximidade com a.
  • concorrência.
  • Onde estão localizados os principais centros industriais?

    Os grandes centros industriais do Brasil estão concentrados na região sudeste do país, tendo como destaque o Estado de São Paulo, precisamente na Grande São Paulo. Lá existe um centro polindustrial, formado por 39 municípios, entre eles o de São Paulo, constituindo o maior parque industrial da América Latina.

    Onde se localizava a maior parte das indústrias?

    Mais de 70% da produção industrial do Brasil se encontra na região Sudeste. Desde o século XVIII, com a mineração, e, particularmente, a partir do século XIX, com a expansão da cafeicultura, a Região Sudeste foi se firmando como a área de atração de população e capitais.

    Quais são os fatores que determinam a localização industrial?

    No geral, são considerados os elementos que vão além de instâncias básicas, como a estabilidade econômica e política dos territórios, a permissividade das leis e outras questões. Os principais fatores que determinam a localização industrial são: 1. Mão de obra ampla e com qualificação profissional – em muitos casos,

    Como se localizam as indústrias industriais?

    Em termos gerais as industriais tendem a localizar-se em lugares onde o fornecimento, produção e distribuição dos produtos acarretem os menores custos possíveis. . Se as indústrias utilizam matéria-prima perecível ou pesada ou em grandes quantidades, estas tendem a localizar-se junto à fonte fornecedora da sua proveniência como por exemplo:

    Quais são os fatores locacionais de uma indústria?

    A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos. Na escolha da localização de uma indústria, não é considerado somente um fator, mas sim todos aqueles que são benéficos à indústria.

    Por que as indústrias se instalam em um lugar?

    As indústrias não se instalam em um lugar (país, estado ou município) de forma despretensiosa, pois todas as medidas e decisões são tomadas a partir de uma profunda análise com a finalidade de obter maiores informações acerca da viabilidade econômica de um determinado espaço.

    Quais são os principais fatores que influenciam na localização das indústrias inglesa?

    Os principais fatores locacionais.
    Capitais. ... .
    Energia. ... .
    Mão-de-obra. ... .
    Matéria-prima. ... .
    Mercado consumidor. ... .
    Meios de transporte. ... .
    Incentivos fiscais. ... .
    Ciclo do produto..

    Quais são os principais fatores que determinam a localização das indústrias?

    Fatores locacionais nas indústrias: O que são?.
    Transporte..
    Energia..
    Mercado-consumidor..
    Matéria prima..
    Mão-de-obra..
    Incentivos fiscais locais..
    Ciclo dos produtos..
    Disponibilidade de capital..

    O que são e quais são os fatores locacionais?

    Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.

    Quais foram os fatores que contribuíram para o processo de industrialização dos Estados Unidos?

    A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração.