Quais são os requisitos que integram a Seção 4 da norma contexto da organização?

Atualizado: 14 de jul. de 2021

A seção 4, Contexto da Organização é considerada o pilar do resto da norma. Caracteriza-se como uma proposta para que as organizações entendam suas estratégias de negócios e possam alinhar com o seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

Quais são os requisitos que integram a Seção 4 da norma contexto da organização?

Este requisito, também estabelece que a empresa deve determinar as questões internas e externas relacionadas ao seu objetivo estratégico que interfiram na eficácia de seu SGQ. Devendo analisar e monitorar criticamente os fatores internos e externos, que podem ser positivos ou negativos.

Cada organização é diferente, por esse motivo é importante que as mesmas avaliem seus processos internos e externos, a fim de identificar que tipos de fatores podem afetar a capacidade da sua organização a alcançar os resultados pretendidos com o Sistema de Gestão.

Assim, a informação gerada na análise do contexto, pode ser uma fonte para a determinação dos riscos e oportunidades, e ainda auxiliar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos.

Quais são os requisitos que integram a Seção 4 da norma contexto da organização?

Uma metodologia muito utilizada para esta análise é a Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) também conhecida por análise SWOT, do inglês Strenths, Weaknesses, Opprtunities e Threats, tem a finalidade de reunir todos os itens e relacioná-los uns com os, que auxilia na analise dos contextos. A junção das análises externa e interna de uma organização tem um papel fundamental no planejamento e na determinação dos objetivos estratégicos.

O que se refere à compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas, a norma enfatiza que o Sistema de Gestão deve ser adequado para assegurar a satisfação dos clientes, levando em consideração as necessidades e expectativas de outras partes interessadas

Desta forma, a organização precisa primeiramente, conhecer e entender quem são as partes interessadas que determinam requisitos relevantes para o seus sistema de gestão da organização. Pois, nem sempre esses requisitos são determinados apenas por seus clientes externos.

Outras partes interessadas podem interferir na capacidade da organização fornecer produtos e serviços em conformidade, por exemplo, fornecedores, funcionários, governo entre outros. Estas partes interessadas, devem ser analisadas pelas organizações, em função do seu negócio, avaliando o que é pertinente para o bom desempenho do seu sistema de gestão.

Após esta definição das partes interessadas, é necessário realizar monitoramentos frequentes sobre as necessidade e expectativas das partes interessadas para avaliar se a organização esta atendendo os requisitos das partes interessadas no seu negócio.

A norma ainda, requer que a organização determine os limites e aplicabilidade do SGQ, para que o escopo seja estabelecido, afim de delimitar os limites de aplicabilidade do SGQ.

E por fim, para atender todos os requisitos desta seção, a norma requer que seja definido os quais são seus processos, e os aspectos mais importantes dos seus processos. Desenhando de forma macro e focado.

Este requisito, é extremamente importante para as definições estratégicas de gestão da organização e precisa ser bem analisado em conjunto com as lideranças e alta direção pois, as ações e desempenho dos outros requisitos da norma, dependem das definições, análises e resultados obtidos a partir da implantação desta seção.

Algumas destas definições que devem ser geradas são: posicionamento estratégico, política da Qualidade, objetivos estratégicos, riscos e oportunidades, visão de negócios, indicadores de desempenho e todas as diretrizes operacionais que irão nortear o bom desempenho dos processos da organização.

Para atender este e os outros requisitos da norma ISO 9001:2015 e garantir resultados eficazes a partir da implementação desta norma da Qualidade, conte com a Onzi consultoria. Possuímos uma equipe de profissionais altamente especializados para ajudar você no processo de implementação e manutenção do seu SGQ.

Fale Conosco: (54) 99135.3667 - juliana@onziconsultoria.com

Como descrever o contexto da organização?

O contexto da organização corresponde à realidade da empresa e ao meio em que ela está inserida. É um conjunto de fatores (tanto internos quanto externos) que afetam o funcionamento da empresa e seus processos.

O que são requisitos das partes interessadas?

Requisitos das partes interessadas são as necessidades e expectativas das partes interessadas em relação à organização, que devem ser avaliadas, monitoradas e atendidas. É importante observar que devemos definir os requisitos pertinentes, ou seja, os requisitos que estão de acordo com o Sistema de Gestão da Qualidade.

Quais os requisitos para implementar as normas da ISO numa empresa?

A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos:.
1º Passo: Defina o método de implementação adequado para sua empresa..
2º Passo: Defina uma equipe de implementação..
3º Passo: Diagnóstico e planejamento..
4º Passo: Envolva seus colaboradores..
5º Passo: Implemente os requisitos da norma..
6º Passo: Execute uma auditoria interna..

Quais são os requisitos da ISO 9001 faça um pequeno resumo dos mesmos?

O que é preciso para conseguir a certificação ISO 9001 para a minha empresa?.
Possuir um CNPJ;.
Cumprir a legislação pertinente ao negócio;.
Implementar os requisitos abaixo; Identificar o contexto da organização; Identificação das partes interessadas; ... .
Realizar a auditoria interna;.
Contratar um organismo de certificação..