Quais seres vivos não são capazes de produzir seu próprio alimento?

Na natureza há um fluxo constante de energia e matéria orgânica que é essencial para a manutenção da vida. Todos os organismos vivos participam desses processos através das cadeias alimentares, quer sejam autótrofos e produzam o próprio alimento, ou heterótrofos e consumam outros organismos.

Seres Autotróficos

Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. Como produzem o próprio alimento não necessitam consumir outros organismos, e participam como produtores principais (base) das cadeias alimentares. São organismos geralmente verdes porque contêm um pigmento chamado clorofila, mas outros como as algas azuis ou cianobactérias, contêm também outros pigmentos, que as torna azuladas. Exemplos de seres autotróficos são as plantas, as algas e as cianobactérias.

Leia também o artigo sobre a fotossíntese.

Mais raramente, a obtenção de energia pode ser feita na ausência da luz solar, através de oxidação química. Esse processo, chamado de quimiossíntese, produz matéria orgânica através de substâncias inorgânicas, como ferro, enxofre e nitrogênio. Algumas espécies de bactérias são capazes de realizar esse processo, exemplos são as Nitrossomonas e Nitrobacter que participam do ciclo do nitrogênio e as Thiobacillus que oxidam o enxofre.

Quer saber mais sobre a quimiossíntese? Leia o artigo.

Seres Heterotróficos

Seres heterótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, consumindo outros seres vivos. Os heterotróficos aproveitam fontes de carbono que fazem parte de outros organismos. Nas cadeias alimentares atuam como consumidores, dependendo direta ou indiretamente dos seres autotróficos.

Caso sejam herbívoros (consumidores primários) se alimentam diretamente dos produtores, e sendo carnívoros (consumidores secundários), se alimentam dos herbívoros. Assim, por exemplo: o sapo é um consumidor secundário já que se alimenta de insetos, mas depende indiretamente das plantas (produtor) que servem de alimento aos insetos.

Veja mais sobre os animais herbívoros e carnívoros.

O tipo da alimentação varia muito entre os heterotróficos. Um animal pode comer tanto vegetais como animais e portanto ser onívoro (morcego, gambá, ser humano); pode se alimentar de restos de animais mortos, sendo chamado detritívoro (urubus, moscas,hienas) ou se alimentar apenas do sangue de um animal, denominados hematófagos (parasitas como os piolhos, pulgas, carrapatos).

Para saber ainda mais, leia também sobre os onívoros.

Você sabia que as plantas carnívoras são seres autótrofos e heterótrofos? Por não absorver todos os nutrientes necessários durante a fotossíntese, ela complementa sua alimentação com a ingestão de pequenos animais.

Veja também: Exercícios sobre Cadeia Alimentar

Quais seres vivos não são capazes de produzir seu próprio alimento?

Quais são os seres que produzem seu próprio alimento?

autótrofos Os autótrofos produzem seu próprio alimento ou nutrientes por meio da fotossíntese ou então da quimiossíntese. Como exemplo de organismos autótrofos podemos citar as algas, plantas, cianobactérias e alguns protistas (Euglena).

Quais são os organismos Autotroficos?

Seres autotróficos são aqueles capazes de produzir seu próprio alimento. Esse é o caso das plantas, que produzem moléculas orgânicas no processo de fotossíntese.

São organismos heterotróficos que não são capazes de produzir seu próprio alimento?

Os organismos heterotróficos não são capazes de produzir seu próprio alimento, pois dependem de outras técnicas para obter material orgânico. Em uma cadeia alimentar, os organismos heterotróficos podem ocupar diferentes níveis tróficos. Os fungos, por exemplo, ocupam o nível de: a) decompositores.

Quais são os seres vivos que consomem energia ou seja os seres vivos que produzem o próprio alimento?

Seres Autotróficos Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. Como produzem o próprio alimento não necessitam consumir outros organismos, e participam como produtores principais (base) das cadeias alimentares.

Quais são os organismos Heterotrofos?

Todos os animais, protozoários, fungos e algumas bactérias são seres heterotróficos. Esses organismos não são capazes de realizar fotossíntese e, por isso, devem alimentar-se de outros seres.

Quem são os seres que não fabricam o próprio alimento?

Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida.

Quais são os processos de nutrição autotrófica?

  • Organismos autotróficos são seres capazes de sintetizar a matéria orgânica necessária para a sua sobrevivência. Dois processos merecem destaque quando o assunto é nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese. Na fotossíntese, seres como algas e plantas utilizam a energia luminosa para conseguirem fixar o carbono em compostos orgânicos.

Quais são os organismos autotróficos?

  • Como exemplo de autotróficos quimiossintetizantes, podemos citar algumas espécies de bactérias. Como produzem seu próprio alimento, os organismos autotróficos pertencem ao nível trófico dos produtores na cadeia alimentar. Esses organismos são a base de todas as cadeias.

Como classificamos os seres vivos em autotróficos?

  • Quando classificamos os seres vivos em autotróficos e heterotróficos, referimo-nos à forma como eles conseguem os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. Todos os organismos vivos necessitam de energia para realizar suas atividades e também de biomoléculas para a construção de seu corpo.

Quando os organismos apresentam dois modos de nutrição?

  • Quando os organismos apresentam dois modos de nutrição, o fenômeno é referido por mixotrofia, os dinoflagelados são um exemplo de algas mixotróficas. As plantas são classificadas desde o século IV a.C., quando Aristóteles as agrupava com algas, bactérias e fungos no reino Plantae.

Quais seres vivos não produzem o próprio alimento?

Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.

São seres vivos que são capazes de produzir seu próprio alimento?

Os autótrofos produzem seu próprio alimento ou nutrientes por meio da fotossíntese ou então da quimiossíntese. Como exemplo de organismos autótrofos podemos citar as algas, plantas, cianobactérias e alguns protistas (Euglena).

Quem são os seres autótrofos?

Seres Autotróficos Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. Como produzem o próprio alimento não necessitam consumir outros organismos, e participam como produtores principais (base) das cadeias alimentares.

Quais são os únicos seres produtores?

Como exemplos de produtores temos as plantas e as algas, seres clorofilados, que não se alimentam de outro ser vivo obtendo do Sol a sua energia de que necessita para a fotossíntese. No processo da fotossíntese, as plantas retiram água e sais minerais do solo pelas raízes.