Quais seriam as razões que permitiram a ascensão de um governo de natureza totalitária?

Página 49 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 2GM

    5604 palavras | 23 páginas

    dirigida pelo o Reino Unido e a França depois da Primeira Guerra Mundial e com o expansionismo da Alemanha e Japão. A política de apaziguamento foi uma das maiores causas da guerra. Na Ásia o esforço do Japão para se tornar uma potência mundial e a ascensão da liderança militarista (No ano de 1930 o Japão foi arruinado e os militares chegaram ao poder e ganharam o controle totalitário) levou conflitos com a China e também com os Estados Unidos. O Japão procurou assegurar os recursos…

  • Escola de bauhaus

    369 palavras | 2 páginas

    resultado até hoje é um mito moderno e uma potente força de desenvolvimento da cultura para arquitetura e desing. Sua herança resulta da combinação da excelente tecnologia industrial alemã e da tradição do trabalho manual e artístico. Com a ascensão do nazismo na Alemanha Bauhaus foi fechada e seus alunos e professores perseguidos pelo estado por defenderem a criação livre. Bauhaus foi tão importante que deixou grandes influencias e propósitos, que até hoje após décadas de se…

  • walter benjamin

    350 palavras | 2 páginas

    historiador Gerschom Gerhard Scholem, de quem se torna grande amigo. Após estudar filosofia na Universidade Freiburg im Breisgau, doutorou-se pela Universidade Bern, em 1919, com a tese O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Com a ascensão do nazismo ao poder, Benjamin, já balado por dificuldades materiais, exilou-se em Paris, em 1935. Com a invasão da França pelos alemães, em 1940, juntou-se a um grupo de refugiados que tentava a fuga pelos Pireneus. Detido na…

  • Segunda guerra mundial

    1676 palavras | 7 páginas

    introduzido com causas,conseqüências. A Segunda Guerra Mundial aconteceu em 1939 e teve fim em 1945. Um grande impulso para que ocorresse a Segunda Guerra foi em 1930 , com os governos totalitários com grandes objetivos militaristas e expansionistas. O Nazismo teve ínicio na Alemanha sendo liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, assim desrespeitando o Tratado de Versalhes. Na Itália estava crescendo cada vez mais o Fascismo, liderado por Mussolini. Na Itália…

  • Trabalho de fenomenologia sobre heidegger

    1168 palavras | 5 páginas

    dominador da terra pela via da técnica. Quanto mais esse senhorio for valorizado, mais o homem será uma simples peça do esquema da disponibilidade, 8. A partir do vídeo e do texto abaixo ( de Giacomo Vitti), analise a relação entre Heidegger e o Nazismo. Heidegger se candidatou e foi unanimemente eleito para presidir a cátedra da universidade de Freiburg na Alemanha, logo depois de se unir oficialmente ao partido nazista na Alemanha. Com base em seu imenso prestigio, o filosofo…

  • A onda

    1037 palavras | 5 páginas

    perigos dos valores nazifascistas. Prestando atenção à narrativa, podemos empreender uma discussão mais ampla e profunda ao retomarmos especificamente a mesma questão que iniciou a aula do Sr. Wenger: “Afinal, quais seriam as razões que permitem a ascensão de um governo de natureza totalitária?” Já de início, os alunos do filme buscaram motivos de ordem econômica para então justificar a organização de governos como os de Hitler e Mussolini. Entre outras razões, destacaram a inflação, a…

  • EDUCAÇÃO FÍSICA MILITARISTA

    1034 palavras | 5 páginas

    romper com a hegemonia da concepção Higienista e dar impulso à Educação Física Militarista no país. Em 1931, no governo Getúlio Vargas, o método francês foi estendido à rede escolar. Em 1933, Adolf Hitler torna-se Chanceler na Alemanha, expande-se o nazismo, regime totalitário que defende a superioridade da raça ariana e o expansionismo. Ainda naquele ano, foi fundada a Escola de Educação Física do Exército, primeira instituição voltada para a formação de professores de Educação Física,…

  • Produtos de um holocausto

    1059 palavras | 5 páginas

    respectivos fundos nacionais. Empresa alemã Dr. Oetker e o nazismo Agora, quase 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa publicou um estudo sobre seu passado, mais especificamente durante o regime nazista. De fato, a obscuridade é profunda. Assim como muitos empresários, o diretor executivo da empresa na época, Richard Kaselowsky, buscou aproximação com o nacional-socialismo, chegando a se filiar ao partido nazista pouco após a ascensão de Adolf Hitler ao poder. Por…

  • Gestalt

    374 palavras | 2 páginas

    nomes fizeram parte do nascimento de Gestalt: Max Wertheimer (1880-1943): Nascido em Praga, foi estudante de Filosofia e Psicologia na Universidade de Berlim, iniciou sua carreira como professor em uma Universidade chamada Frankfurt, na época do nazismo refugiou-se para os Estados Unidos e manteve o seu trabalho como professor na cidade de Nova York onde passou seus últimos anos de vida. Wolfgang Köhler (1887-1967): Nasceu em Berlim, onde se formou na Universidade dessa cidade,…

  • resumo historia 12º

    2384 palavras | 10 páginas

    História 12º ano Relacionar a ascensão dos fascismos com as dificuldades dos anos 30 A ascensão do fascismo relaciona-se com a crise dos anos 20 e 30 porque: Os grandes proprietários e capitalistas temiam a expansão da ameaça bolchevista; As classes médias, principal esteio do demoliberalismo, temendo a queda do poder de compra, o ambiente grevista e o bolchevismo, viram num estado autoritário a solução para a restauração da ordem; A democracia e o capitalismo liberal mostraram-se incapazes

Quais as razões que permitiram a ascensão de um governo de natureza totalitária?

Todos os regimes totalitários surgiram em uma época de crise europeia, deixada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e por políticas econômicas ineficazes. A crise levou a uma caótica situação de alta inflação, miséria, fome, desemprego e falta de assistência básica à população.

Que fatores propiciaram a formação do Estado totalitarismo?

Os fatores que propiciaram a formação deste Estado foram o final da Primeira Guerra Mundial e a conseqüente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avanço das idéias socialistas e a experiência do fascismo italiano, sob a direção de Benito Mussolini.

Quais são as principais características do totalitarismo?

Os regimes totalitários são muitas vezes caracterizados por extensa repressão política, ausência de democracia, culto de personalidade generalizado, controlo absoluto da economia, censura, vigilância em massa e uso recorrente de terrorismo de Estado.

Como surgiu o totalitarismo resumo?

O termo “totalitarismosurgiu na década de 1920 e foi criado, a princípio, para referir-se ao fascismo italiano, o primeiro regime totalitarista que foi implantado. Foi a partir do sucesso do fascismo italiano é que o fascismo conquistou força para espalhar-se como alternativa política em toda a Europa.