Qual a chance de engravidar menstruada e tomando injeção?

​Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Isso ocorre tanto nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias, e também no implante anticoncepcional.

Os anticoncepcionais orais inibem a ovulação, mas também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez. No entanto, se a mulher esquecer de tomar algum comprimido, especialmente na primeira semana da cartela, há chance de engravidar porque ela poderá ovular e liberar um óvulo que ao encontrar-se com o espermatozoide, que pode sobreviver no interior da mulher por 5 até 7 dias, poderá ser fecundado.

Qual a chance de engravidar menstruada e tomando injeção?

Imagem: iStock

Engravidar nesse período é praticamente impossível. O endométrio está descamando e não há uma condição favorável para a gestação.

Então, por que algumas mulheres dizem que tiveram um filho após transar menstruadas? Acontece que durante o período fértil é possível haver um escape, pequeno sangramento que às vezes ocorre devido a alterações hormonais. E isso é confundido com a menstruação

Menstruar na gravidez é possível?

Qual a chance de engravidar menstruada e tomando injeção?

Imagem: iStock

Ao engravidar, a mulher deixa de ovular e, portanto, não tem como menstruar. Mas isso não quer dizer que ela não pode ter sangramentos --que em alguns casos são confundidos com o período. 

Sangramentos durante a gestação nem sempre indicam problemas. O sangramento de implantação, por exemplo, pode surgir quando o embrião se "instala" no endométrio. Exames ginecológicos e relações sexuais também podem provocar uma eliminação pequena de sangue. Isso ocorre pois a vagina e o colo do útero tendem a ficar mais sensíveis, além de receberem maior aporte sanguíneo na gravidez. 

Mas o sangramento também pode ser sintoma de algo mais sério, como uma gravidez ectópica --que ocorre fora da cavidade uterina. Portanto, ao notar qualquer sangramento, é importante a gestante procurar seu médico para identificar sua causa.  

Fontes: Bruno Dourado, ginecologista e obstetra formado pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e Alessandro Scapinelli, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). 

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube

É possível engravidar menstruada e tomando injeção?

É possível, sim, engravidar se você tiver relações desprotegidas durante a sua menstruação. Não é comum nem muito provável, mas de forma alguma é impossível.

É fácil engravidar tomando injeção?

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

Qual a possibilidade de engravidar transando menstruada?

É possível engravidar fazendo sexo menstruada? Suas chances de engravidar são menores durante o período menstrual, mas ainda assim é possível engravidar nesse momento. Se você tiver um ciclo menstrual curto, seu risco de engravidar durante o período é ainda maior.