Qual a principal função do tecido adiposo unilocular e multilocular?

TECIDO ADIPOSO

              O tecido adiposo é um tipo especializado de tecido conjuntivo e é utilizado como forma de armazenamento de energia para os organismos, além de auxiliar na redução da perda de calor. É importante ressaltar, que em pessoas de peso normal, esse tecido corresponde na mulher em 20-25% do peso corporal e no homem 15-20%.

              Dessa forma, o tecido adiposo é composto por células adiposas, conhecidas normalmente como adipócitos, que quando se tornam células maduras armazenam lipídios, principalmente triglicerídeos, em seu interior.

              Nesta perspectiva, o tecido em questão pode ser subdividido em dois tipos: o tecido adiposo unilocular que é conhecido como gordura branca; e o tecido adiposo multilocular que pode ser denominado como gordura parda.

Tecido Adiposo Unilocular

O tecido adiposo unilocular é encontrado em quase todo o corpo. Seus adipócitos são preenchidos por uma gotícula única de lipídio contendo triglicerídios e seu núcleo se encontra na forma achatada e na periferia da célula.  Quando isoladas, as células são esféricas; porém, quando se reúnem para formar o tecido adiposo, se tornam poliédricas devido à compressão recíproca. Sua gotícula lipídica única é removida pelos solventes orgânicos utilizados na técnica histológica; por isso, nos cortes histológicos rotineiros, cada célula mostra apenas uma delgada camada de citoplasma na periferia da célula, como se fosse um anel em torno do espaço deixado pela gotícula lipídica removida Seu núcleo, geralmente alongado, situa-se em alguma região do anel citoplasmático.

              As células adiposas uniloculares se originam no embrião, através das células mesênquimais, os lipoblastos. Além disso, a mobilização dos triglicerídeos pode ocorrer através de atividades físicas intensas e jejuns prolongados.

Os triglicerídios armazenados nas gotículas de lipídios originam-se de diferentes maneiras: (1) absorvidos da alimentação formam os quilomícrons que são levados até as células adiposas pela circulação sanguínea liberando os triglicerídios; (2) oriundos do fígado e transportados pela circulação até o tecido adiposo, sob a forma de triglicerídios constituintes das lipoproteínas de pequeno peso molecular (VLDL, very low density lipoproteins); (3) formados pela síntese nas próprias células adiposas a partir da glicose. Esse processo, denominado lipogênese, inicia-se pela síntese de ácidos graxos a partir de moléculas de acetilcoenzima A (acetil-CoA) (constituídas de dois átomos de carbono) obtidas de várias fontes, principalmente glicose. Ácidos graxos são esterificados com uma molécula de glicerol, formando uma molécula de triacilgliceral ou triglicerídio.

A enzima lipase lipoproteica, presente nos capilares do tecido adiposo, faz a hidrólise dos triglicerídios dos quilomícrons e também das lipoproteínas (VLDL) plasmáticas, produzindo ácidos graxos e glicerol que se difundem para o citoplasma das células adiposas. No citoplasma dos adipócitos, eles se recombinam para formar novas moléculas de triglicerídios, que são depositadas nas gotas lipídicas.

As células adiposas também sintetizam ácidos graxos e glicerol a partir de glicose, processo que é acelerado pela insulina que também estimula a entrada de glicose na célula adiposa e em outras células.

Tecido Adiposo Multilocular

O tecido multilocular apresenta grande vascularização e inúmeras mitocôndrias que apresentam uma coloração avermelhada devido a presença de citocromos. Dessa maneira, sua distribuição é bem delimitada, sendo mais comum nos animais que hibernam.

              As células adiposas multiloculares são menores quando comparadas as uniloculares e apresentam uma forma poligonal, os lipídios são distribuídos pelo citosol em forma de gotículas de vários tamanhos.

              Esse subtipo é especializado na produção de calor, sendo que na espécie humana, os recém-nascidos apresentam grande quantidade do mesmo, que auxilia na termorregulação.

              Para que os adipócitos multiloculares formem o calor, inicialmente as terminações nervosas abundantes ao redor dessas células, liberam noradrenalina que é um neurotransmissor que faz com que o tecido adiposo multilocular acelere a lipólise e a oxidação dos ácidos graxos. Assim, a oxidação dos ácidos graxos produz calor e não ATP. Isso pode ser explicado em consequência da presença da termogenina nas membranas internas das mitocôndrias desses tecidos.

              Não há formação de novas células do tecido adiposo multilocular após o nascimento, explicando a razão pelo qual no adulto esse tecido não possui muita função.

Referências Bibliográficas

CORMACK, D. H. Fundamentos de Histologia. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

JUNQUEIRA, L. C; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia Básica - Texto & Atlas. 13ª edição. Guanabara Koogan, 2017.

Qual a função do tecido adiposo unilocular e multilocular?

Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal. O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea.

Qual é a principal função do tecido adiposo multilocular?

O tecido adiposo multilocular é encontrado, em maior quantidade, em recém-nascidos e em animais que hibernam. Sua principal função é a produção de calor, ajudando, desse modo, na manutenção da temperatura. Nos animais que hibernam, esse tecido é comumente chamado de glândula hibernante.

Quais os tipos de tecido adiposo e suas funções?

O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado que armazena gordura em suas células adiposas, ou adipócitos. Esse tecido é a maior reserva de energia do organismo na forma de triglicerídeos. Ele pode ser classificado de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo).

O que é o tecido adiposo unilocular?

Tecido Adiposo Unilocular Ele é o principal reservatório de lipídios do corpo. É o mais comumente encontrado, sendo distribuído por regiões como as camadas mais profundas da pele e ao redor de órgãos da cavidade abdominal. Há diferenças de distribuição entre homens e mulheres, definindo a forma do corpo.