Qual a importância da contabilidade para as entidades?

A contabilidade é importante para pessoas físicas e jurídicas e sua importância como ciência verificaremos ao longo deste artigo.

Mas para começarmos, o que é a contabilidade?

A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das entidades, formando relatórios para saber qual a saúde financeira da entidade estudada.

Porém, para entender melhor, veremos um pouco da história e os aspectos mais importantes dentro da contabilidade.

Como começou a contabilidade?

Desde que começamos a plantar e criar animais em lugar fixo precisamos saber o que temos e assim surgiu a contabilidade.

A cerca de 2000 anos com os sumérios, a humanidade já sabia que precisa estocar e vender para sobreviver.

Com a teoria das partidas dobradas de Lucas Pacioli de 1494, a contabilidade ainda não era considerada ciência, mas já ganhava essa importância.

Com as mudanças nos governos e o advento de grandes corporações, a humanidade percebeu a importância da contabilidade como forma de registrar e controlar o que acontecia com essas entidades.

Ainda existente até hoje, a escrituração em livros é obrigatória. Realizar este controle em livros deu o antigo nome a profissão de contador: guarda-livros.

Os livros obrigatórios por lei são o Livro Diário e o Livro Razão para todo tipo de empresa. Já o Livro Caixa não é obrigatório para companhias que estão no Simples Nacional.

Como resultado destes livros e outros controles e registros, temos o que chamamos atualmente de balanço patrimonial.

O balanço patrimonial

Para esclarecer precisamos, em primeiro lugar, dizer que é patrimônio.

O patrimônio são os bens, direitos e obrigações que a entidade tem. Ou seja, tudo que ela tem e precisa pagar a terceiros precisa estar descrito no balanço patrimonial.

Os relatórios retirados do balanço como o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) são importantes para verificarmos a saúde que a entidade tem.

Este e outros relatórios, como os balancetes e controles de estoque que uma pessoa tomará a decisão, por exemplo, de investir ou não em uma organização.

Por isso, as grandes empresas divulgam os balanços patrimoniais para mostrar a saúde financeira delas. Ainda mais as públicas, que são obrigadas a divulgar estas informações em jornais de grande circulação.

O profissional da contabilidade

Chamados de guarda-livros até o século XX, a profissão de contador não exigia formação como conhecemos hoje.

Saber contar, ter boa caligrafia e depois saber datilografia eram as condições para trabalhar na área.

A profissão de guarda-livros para o Brasil tem sua regulamentação em 1770 por Dom José, rei de Portugal. Naquele momento obrigava quem quisesse exercer a profissão ter um registro.

Já o contador somente é considerado como tal somente na década de 1930. É obrigatório estudar para trabalhar como perito contador ou guarda-livros.

Hoje, assim como engenheiros e médicos, o contador precisa ter uma matrícula no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) após prova de proficiência na área.

Por que ter um contador?

O bacharel em Contabilidade é quem vai confirmar como estão as finanças da uma entidade, que pode ser pessoa física ou jurídica.

O contador tem conhecimento das leis fiscais e regras tributárias do país. Em outras palavras, é ele que poderá ajudar empresas e pessoas físicas a não estar em dívida com a burocracia que temos no Brasil principalmente, sobre tributos e impostos. Também é ele o responsável por ajudar na abertura ou fechamento de empresas. Mas, este tópico você terá acesso em breve aqui no blog da Over Personnalité.

Conclusão

Neste texto mostramos que a Contabilidade, assim como o direito, e a arquitetura são importantes para a sociedade.

Dessa forma é fundamental que quando precise de serviços contábeis procure um profissional habilitado para suas demandas. Assim se tiver qualquer problema com ele poderá pedir ajuda ao CRC ou CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

Precisa de um serviço profissional na área contábil?

Fala agora com um dos nossos profissionais da Over Personnalité aqui!

Utilidade pública é o objetivo das entidades do Terceiro Setor – segmento que vem crescendo consideravelmente em todas as partes do planeta.

E mesmo não visando lucros, é de extremamente importante ter um acompanhamento contábil eficiente para ter os melhores resultados em suas ações – principalmente na demonstração da aplicação dos recursos obtidos por elas.

O Terceiro Setor visto de perto

Podemos definir uma empresa do Terceiro Setor como uma entidade sem fins lucrativos, em que o resultado positivo não é destinado aos detentores do patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo são denominados, respectivamente, se superávit ou déficit.

Como qualquer projeto ou empresa, uma entidade do Terceiro Setor precisa ser economicamente sustentável para que tenha continuidade. 

Para garantir os direitos sociais básicos e combater a exclusão social, como é o seu objetivo, buscando uma sociedade mais justa e equilibrada, estas entidades são mantidas por iniciativas privadas, doações e até mesmo repasses de verbas públicas.

É possível ainda produzir e comercializar produtos e serviços, porém a receita e o superávit alcançados deverão ser totalmente revertidos para a manutenção e melhoria da entidade.

Nestas entidades há ainda trabalhadores, não apenas voluntários, mas contratados, e há a necessidade de diversas ações que garantam o seu funcionamento e legitimidade.

Todas estas possibilidades e o funcionamento deste tipo de estabelecimento devem ser legalizados e acompanhado por um escritório de contabilidade adequado e especializado, que possa apontar direcionamentos para que a entidade tenha lucros e comprove as suas atividades filantrópicas, garantindo assim credibilidade dentro da sociedade.

Como a contabilidade pode ajudar as empresas do Terceiro Setor a ter os melhores resultados?

A Contabilidade possui a função de demonstrar o trabalho realizado pelas entidades do Terceiro Setor, registrando e documentando os fatos e a destinação dos recursos arrecadados.

O contador especializado pode ainda apontar uma série de benefícios pela forma de sua constituição e objetivos, além de demonstrar as atividades para continuarem usufruindo desses benefícios.

Qual a importância da contabilidade para as entidades?

Você sabia, por exemplo, que as empresas do Terceiro Setor estão sujeitas a apenas 1% de recolhimento do PIS sobre a folha de salários e são isentas de recolhimento da COFINS? Isso é o que diz a Lei 9.532/1977, que garantiu a imunidade de IRPJ para as entidades sociais e educativas.

Nem todos os gestores do Terceiro Setor sabem disso e este é apenas um pequeno exemplo de vantagens possível para as entidades sem fins lucrativos.

É importante contar com um escritório de contabilidade especializado no Terceiro Setor nas ações operacionais, demonstrações contábeis (conforme os princípios da Lei 6.404/1976, entre outras), aplicações adequadas para o superávit, benefícios garantidos e oportunidades que nem sempre são percebidas.

Importância da contabilidade

O contador pode gerar demonstrativos em que é possível identificar a origem dos recursos e sua aplicação, garantindo a confiabilidade e credibilidade das entidades do Terceiro Setor junto aos voluntários, doadores e parceiros e o governo.

O auxílio da contabilidade é imprescindível para todo tipo de empresa e não seria diferente com estas entidades – organizações que prestam um trabalho sem preço junto às diferentes demandas e estratos sociais, suprindo serviços muitas vezes inexistentes na iniciativa privada ou pública.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aquie entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: OSP Contabilidade

Qual a importância da contabilidade para as entidades?

Porque a contabilidade é importante para as entidades?

A contabilidade para empresas é um fator primordial para controlar o patrimônio, coletar dados para serem transformados estrategicamente em procedimentos e ações que direcionam a tomada de decisão do negócio, além de ser extremamente importante o fator de análise do lucro e prejuízo da empresa.

Qual a importância do papel da contabilidade no terceiro setor?

A contabilidade tem o papel de transmitir a transparência, e dentro do Terceiro Setor ela tem esse papel, fazendo assim que as ONG's tenham credibilidade perante a sociedade civil.

Qual o objetivo da contabilidade em entidades do terceiro setor?

A Contabilidade possui a função de demonstrar o trabalho realizado pelas entidades do Terceiro Setor, registrando e documentando os fatos e a destinação dos recursos arrecadados.