Qual a demonstração de resultado que apresenta os ativos e passivos ambientais?

Saiba mais sobre ativos e passivos ambientais, ISO 14000 e DVA

A pressão ambiental que a sociedade exerce sobre as empresas para que sejam sustentáveis e adotem políticas de preservação ambiental, não é o principal problema enfrentado por elas. O desafio maior é tornar as informações sobre as ações tomadas visíveis e organizadas de forma clara para os consumidores, investidores e governo.

A contabilidade ambiental surge como ferramenta para tornar a mensuração dos danos ao meio ambiente, bem como seus reparos, mais clara, precisa, objetiva e de forma monetária. Mensurar os impactos ao meio ambiente com precisão traz segurança nas tomadas de decisão sobre as medidas à serem tomadas para evitar e corrigir futuros problemas gerados ao meio ambiente que podem afetar econômica e financeiramente a empresa.

Conceitos de ativos e passivos ambientais

Ativos ambientais são recursos ou bens ligados à prevenção, redução ou correção de poluição e degradação ambiental. Sua composição se dá por máquinas, infraestruturas e equipamentos ligados ao controle ambiental; pesquisas e desenvolvimento que gerem novas tecnologias de processos produtos e matérias primas menos poluentes; insumos que proporcionem redução de gastos energéticos e poluição nos processos de produção, armazenagem e transporte; preservação ou recuperação de áreas nativas. Florestamento e reflorestamento como atividade para extração ou futuro corte não é considerado ativo ambiental, mas sim operacional, pois proporcionará receitas de forma direta para a empresa. Já os créditos de carbono não possuem uma definição em consenso, porém via de regra são considerados como ativos de investimentos ambientais.

Qual a demonstração de resultado que apresenta os ativos e passivos ambientais?
Uma das formas de ampliar o ativo ambiental e reduzir o desmatamento é usar
madeira plástica, como a empresa Cochos Prático que já utiliza esse material em seus produtos

Passivos ambientais podem ser classificados como as obrigações da empresa para a prevenção, redução e correção de danos ambientais. Tais gastos podem ser de forma imposta por legislação ou regulamentação ambiental, resultando em multas, taxas, penalidades por infrações, indenizações e ressarcimento à terceiros por danos provocados.

Considera-se também passivos ambientais a expectativa ou compromisso assumido de forma implícita ou de forma construtiva, que são as ações adotadas de forma espontânea, resultando em boa reputação e ações marketing. Nesses casos surgem o problema de como mensurar e valorar tal passivo.

ISO 14000

A ISO 14000 é um conjunto de normas que certificam que a empresa possui políticas de preservação e cuidados com o meio ambiente. Um dos pilares é a ISO 14001 que desenvolve na empresa um Sistema de Gestão Ambiental, promovendo proteção ao meio ambiente através de meios que previnam riscos e impactos ambientais; aumento do desempenho ambiental e o uso do ciclo de vida como ferramenta de redução de passivos ambientais.

Conhecer o ciclo de vida do produto, seja por uma avaliação do ciclo de vida (ACV) ou identificar os estágios que estão sob seu controle ou influência, permite à empresa mapear os resíduos que o produto irá gerar até o fim de sua vida. O que traz uma série de benefícios para a empresa pois direta ou indiretamente são revisados os projetos, desenvolvimento, fornecedores, extração, produção, armazenagem, transporte, uso, descarte e reciclagem. Uma vez revisadas essas etapas, são geradas informações para possíveis análises de riscos e benefícios; mapeamento de processos, possibilitando a simulação de cenários; ações que possam gerar reduções de resíduos e emissão de poluentes e promover mudanças na organização que gerem inovação.

Qual a demonstração de resultado que apresenta os ativos e passivos ambientais?
Você pode utilizar o Selo Verde em produtos, divulgar sua responsabilidade ambiental
e valorizar a imagem institucional da empresa

Os benefícios dos ativos e passivos ambientais

De acordo com pesquisa de campo realizada por alunos do curso de ciências contábeis da Universidade PUC-Campinas no ano de 2000¹, 81% das empresas que implementaram a ISO 14001 relataram que o maior benefício foi a estruturação da organização como política ambiental interna (planejamento, prevenção, comunicação, conscientização e comprometimento); outros 14% relataram melhoras no desempenho operacional (redução do consumo de água e energia, gerenciamento de resíduos); e para 5% o mais importante foi a valorização da imagem institucional e a abertura para a comunidade. O que evidencia que a adoção de políticas ambientais influencia diretamente na operação da empresa, lavando-se em conta os ativos e passivos ambientais.

Além dos valores agregados à bens e produtos ecologicamente corretos, o que proporciona consequentemente maior faturamento, a adoção da ISO 14000 proporciona redução de custos e despesas operacionais, trazendo um cenário de maior lucratividade para a empresa.

Demonstrativos contábeis

A lucratividade da empresa é analisada por via de regra através do Demonstrativo de Resultado do Exercício-DRE, comumente utilizado por gestores, administradores e investidores. Os quais terão a visão dos gastos com meio ambiente como custos ou despesas. Porém, sob a visão da destinação desses recursos para a sociedade e meio ambiente, convém a empresa utilizar-se da Demonstração de Valor Adicionado-DVA que trata do destino dos recursos gerados pela empresa em determinado período e do quanto ela adicionou de valor aos insumos utilizados; e também do Balanço Social, o qual traz indicadores sociais internos e externos e também indicadores ambientais, evidenciando os investimentos e gastos em cada setor. A apresentação desses demonstrativos para a sociedade, mesmo para microempresas e empresas de pequeno porte traz transparência e credibilidade para elas.

Qual a demonstração de resultado que apresenta os ativos e passivos ambientais?
O marketing verde valoriza as ações de reflorestamento, ampliando o respeito
da comunidade pela empresa. Leia mais!

Não basta ter políticas, ações e divulgações sobre as ações ecologicamente corretas. A contabilidade ambiental é uma ferramenta fundamental para evidenciar monetariamente para a sociedade, governo e investidores sobre a relação da empresa para o meio ambiente e o retorno econômico que essa relação proporciona.

Luiz Guilherme Guimarães
Consultor de empresas e desenvolvimento de softwares ERP’s, contador e palestrante.
Contato:


A Ecooar apoia e incentiva ações que auxiliam e contribuem com a sustentabilidade, através de uma plataforma inovadora onde você pode compensar as emissões de CO² da sua empresa, seu negócio, seu website ou seu evento através do Selo Verde.

Contato:
|


REFERÊNCIA
1. Contabilidade ambiental: um estudo sobre sua aplicabilidade em empresas Brasileiras – Link


Fotos: Equipe Ecooar

O que é Dre ambiental?

A Demonstração do resultado do exercício evidencia os recursos arrecadados pelas empresas e as destinações feitas com esses recursos. É um relatório muito importante para analisar as gastos efetuados e planejar que despesas podem ser cortadas, quando é necessário e quando os gestores desejam reduzir custos.

O que é ativo e passivo ambiental?

Passivo e ativo ambiental Como vimos, o passivo ambiental refere-se aos custos a serem pagos para recuperação dos danos causados à natureza. O ativo ambiental representa todos os investimentos realizados com o objetivo de controlar ou amenizar os impactos causados ao meio ambiente.

Quais são os ativos ambientais?

Os ativos ambientais correspondem a todos os recursos aplicados por uma empresa com o intuito de preservar o meio ambiente e controlar possíveis danos de suas ações aos ecossistemas.

Para que serve o balanço ambiental?

Balanço ambiental é um documento demonstrativo que expressa o ativo e passivo ambiental natural num determinado momento. Ele evidencia, de forma sintética, as contas da gestão ambiental natural da célula social.