Qual a diferença de curriculo e curriculum

Certamente você já viu ou ouviu os termos currículo e curriculum quando se trata de solicitações de emprego. Embora eles sejam usados de maneira semelhante, esses dois documentos originalmente têm algumas distinções. 

Pensando nisso, trouxemos todas as particularidades de cada modelo, incluindo dicas valiosas para potencializar os seus currículos. Quer saber mais? Então, confira a seguir!

  • Currículo ou curriculum: principais diferenças
    • Comprimento
    • Experiência
  • O que é um Curriculum Vitae?
  • O que incluir em um Curriculum Vitae?
  • O que é um currículo?
  • O que incluir em um currículo?
  • Quando usar um currículo ou Curriculum Vitae?
    • Qual trabalho você está se candidatando?
    • Onde a empresa está sediada?

Currículo ou curriculum: principais diferenças

As diferenças entre currículo e curriculum incluem a extensão, o conteúdo e a finalidade do documento.  

De modo geral, baseando na norma culta, um currículo deve ser uma coleção concisa e selecionada de sua experiência profissional, habilidades e qualificações estritamente relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando. 

Em contraste, um Curriculum Vitae apresenta um histórico detalhado de suas credenciais e realizações profissionais e acadêmicas. Algumas de suas principais diferenças incluem o seguinte: 

Comprimento

Como um currículo inclui suas habilidades e qualificações apenas para uma função específica, normalmente deve ter apenas uma ou duas páginas.  

Em contrapartida, um Curriculum Vitae, não tem limite de comprimento sendo muito mais longo do que a maioria dos currículos porque inclui mais informações e descrições mais detalhadas de cursos, pesquisas e publicações. 

Experiência

Os currículos são usados ​​principalmente para se candidatar na maioria dos cargos disponíveis no mercado de trabalho. 

Você pode ter um Curriculum Vitae se está se candidatando ou se formou em um programa de mestrado ou doutorado, ou se trabalha como professor ou pesquisador em uma instituição acadêmica.  

Os currículos geralmente são muito utilizados ​​ao se candidatar a empregos nos setores público ou privado, muitas vezes chamados de “cargos na indústria”, em contraste com os cargos acadêmicos. 

Isso porque o currículo que é levado em consideração em processos seletivos para docência no ensino superior é o currículo lattes, e consiste numa plataforma para preencher todas as informações acadêmicas relevantes. 

Apesar disso, vale destacar que, atualmente, esses termos são considerados sinônimos e dizem respeito ao documento que é enviado para candidaturas de emprego — a versão mais resumida das suas experiências.

O que é um Curriculum Vitae?

Um Curriculum Vitae — também chamado de CV — é um termo em latim que pode ser traduzido para algo como “curso (ou currículo)da vida” é um documento detalhado e abrangente que descreve uma linha do tempo de suas realizações acadêmicas e profissionais.  

No entanto, para ter esse significado, as duas palavras devem ser usadas juntas quando escrito em latim. Do contrário, ela é apenas o sinônimo de currículo.

Geralmente é formatado em ordem cronológica e começa com sua experiência educacional. Embora não haja exigência de comprimento em um Curriculum Vitae, a maioria pode ser muito extensa dependendo do perfil profissional. 

Nesse sentido, a lógica funciona da seguinte forma: quanto mais experiência você tiver, mais longo será o seu currículo. 

O que incluir em um Curriculum Vitae?

Normalmente, você incluirá seu histórico de carreira, bem como sua educação, prêmios, honras especiais, subsídios ou bolsas de estudo, projetos de pesquisa ou acadêmicos e publicações em seu Curriculum Vitae.  

Você também pode incluir referências profissionais, cursos, trabalhos de campo, descrições de dissertações e um perfil pessoal que liste suas habilidades e atributos relevantes. 

O que é um currículo?

Um currículo é um documento que resume sua história de carreira, habilidades e educação. Basicamente contém as mesmas informações relacionadas a experiência profissional. 

O que incluir em um currículo?

Um currículo normalmente inclui uma declaração profissional ou “resumo” com seção de habilidades dedicadas. Também mostra uma descrição condensada de suas realizações profissionais recentes e relevantes, listadas em ordem cronológica inversa. Ou seja, começando com seu trabalho mais atual e terminando com o mais antigo. 

Você também pode optar por compartilhar outras informações como:

  • sua experiência educacional;
  • associações profissionais relevantes das quais faz parte;
  • trabalho voluntário.  

Se você tem pouca ou nenhuma experiência profissional, pode listar estágios relevantes, aprendizados, trabalho voluntário ou projetos pessoais. 

Qual a diferença de curriculo e curriculum

Quando usar um currículo ou Curriculum Vitae?

Se você não tiver certeza se um empregador exige um currículo ou Curriculum Vitae, faça as seguintes perguntas para ajudar a determinar o melhor documento: 

Qual trabalho você está se candidatando?

Se você está se candidatando a um emprego na academia, especialmente como educador, assistente de ensino ou pesquisador em uma faculdade ou universidade, provavelmente precisará de um currículo.  

Algumas instituições de ensino superior têm diretrizes sobre o que incluir em um currículo, portanto, verifique o site da universidade ou peça a um recrutador ou gerente de contratação essas informações antes de se inscrever. 

Onde a empresa está sediada?

Dependendo de onde a empresa está localizada, “CV” pode se referir a um currículo padrão ou pode se referir ao formato mais longo, documento altamente detalhado explicado acima.  

Para determinar qual você deve enviar, primeiro considere o tipo de trabalho. Se for uma posição acadêmica ou de pesquisa, o empregador provavelmente está procurando um Curriculum Vitae.

Se for qualquer outro tipo de trabalho, incluindo uma função em uma empresa ou mesmo uma posição de equipe na academia, o empregador provavelmente está procurando o documento de estilo currículo mais curto. 

Se você estiver em dúvida se deve enviar um currículo ou Curriculum Vitae, entre em contato com o recrutador ou gerente de contratação e peça esclarecimentos acerca do documento solicitado. 

O Curriculum Vitae é, em muitos aspectos, uma versão mais detalhada de um currículo com algumas informações adicionais, portanto, criar um a partir do outro não deve exigir muito trabalho.  

Ter o documento certo para uma vaga de emprego é crucial, e manter as duas opções à mão garantirá que você esteja preparado, independentemente de anúncio das vagas de emprego. 

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para saber mais sobre como fazer um currículo para o primeiro emprego!

Qual a diferença entre curriculum e currículo?

Tanto “currículo” quanto “curriculum” estão corretos. "Currículo” é a versão em português, enquanto “curriculum vitae” é uma expressão que vem do latim. Ambas as formas podem ser usadas para denominar o documento que resume as habilidades e conquistas de uma pessoa.

O que que significa currículo?

Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.

Qual a diferença de currículo?

A diferença mais gritante entre o currículo Vitae e Lattes é o objetivo principal de cada um.. O primeiro é o currículo profissional que é geralmente solicitado no mercado de trabalho. Já o segundo é mais direcionado para pesquisadores e profissionais da área acadêmica.

Porque a palavra currículo e acentuada?

Dê preferência ao português => Currículo Outro erro muito comum é a acentuação, “currículo” é uma palavra proparoxítona, isto é, sua sílaba tônica é a antepenúltima.