Qual a diferença de misturas homogeneas e heterogeneas

O que são misturas? 

Substância pura 

Para entender melhor o que são misturas homogêneas e heterogêneas é necessário definir primeiro o que são substâncias puras. 

A definição de substância pura, como o próprio nome diz, indica que a substância não está misturada com uma outra substância. Por exemplo, quando falamos da água, estamos nos referindo a uma substância pura, uma vez que ela não está misturada a mais nada. De modo geral, correspondem a átomos ou moléculas iguais em uma determinada porção da matéria e que apresentam propriedades físicas e químicas próprias. Essas substâncias podem ser classificadas em simples e compostas. 

Substância simples 

As substâncias puras simples são compostas por um ou mais átomos de um mesmo elemento. Como um exemplo para elucidação, um recipiente contendo O2 apresenta apenas um tipo de molécula formada por apenas um tipo de átomo, no caso, o oxigênio. O mesmo vale para um recipiente contendo apenas gás hélio, há apenas um tipo de átomo envolvido. 

Qual a diferença de misturas homogeneas e heterogeneas
Estrutura de substâncias simples

Substância composta 

Diferentemente das substâncias simples, as substâncias puras compostas abrangem as moléculas formadas por mais de um tipo de elemento químico. No caso a água mencionada inicialmente é  classificada como uma substância pura composta pois é formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. O mesmo vale para o gás carbônico (CO2) que apresenta essa classificação por ser formado por átomos de carbono e de oxigênio. 

Qual a diferença de misturas homogeneas e heterogeneas
Características das substâncias compostas

Misturas

A mistura corresponde à ‘junção’, ou melhor, a adição de duas ou mais substâncias puras. No momento em que elas são adicionadas ao mesmo recipiente, as substâncias puras deixam de ser consideradas puras e passam a ser componentes de uma mistura. 

No entanto, as misturas não são sempre iguais. Quando falamos de misturas, precisamos entender a peculiaridade de cada tipo. Por isso, elas podem ser divididas em: heterogênea e homogênea. 

As misturas “clássicas” estudadas para exemplificar cada um dos tipos são: mistura de água com óleo e mistura de água com sal. 

Percebe-se que na mistura de água e óleo, o aspecto não é uniforme onde verifica-se a existência de mais de uma fase. Já a mistura de água e sal, apresenta um aspecto uniforme em toda a sua extensão (uma única fase).

Exemplo de mistura heterogênea e homogênea

Misturas homogêneas

Quando falamos de mistura homogênea, falamos das misturas que apresentam as mesmas propriedades em todos os seus pontos, ou seja, em toda a sua extensão e que possuam apenas uma fase como acontece com a mistura de água e sal. As misturas homogêneas também são conhecidas como soluções. 

Misturas heterogêneas

A mistura heterogênea apresenta duas ou mais fases em que cada uma das fases irá apresentar características bem definidas e distintas entre si, como ocorre com a mistura de água e óleo. 

No entanto, nem todas as misturas heterogêneas podem ser classificadas assim a olho nu. Há alguns casos em que a identificação de mais de uma fase no sistema só pode ser verificada com a utilização de microscópios. O que acontece é que nesse tipo de mistura visualiza-se partículas em suspensão e são denominadas colóides. Alguns exemplos são: o sangue, o leite, a maionese, tintas, entre outros.

Qual a diferença de misturas homogeneas e heterogeneas

Principal diferença

A mistura é basicamente uma combinação de duas ou mais de duas substâncias puras, cada substância retendo suas próprias propriedades químicas. Uma mistura pode ser homogênea com composição uniforme ou heterogênea com composição não uniforme. Uma mistura homogênea é uma mistura na qual todas as substâncias são da mesma natureza e consistem em partes semelhantes. As misturas heterogêneas são constituídas por duas ou mais substâncias totalmente diferentes.

Uma mistura é a combinação de duas ou mais substâncias puras de tal forma que não estão quimicamente ligadas. A entrada de cada substância pura na mistura influencia a mistura à medida que se manifesta no tipo de propriedades. Por exemplo, ao fazer uma mistura de açúcar e água, a solução obtida terá um sabor adocicado devido à presença de açúcar, que possui a propriedade de doçura. Quando as misturas são feitas, elas podem ser principalmente de dois tipos; mistura homogênea e mistura heterogênea. Mistura homogênea é a combinação de duas ou mais substâncias puras tão uniformemente que cada uma das substâncias é indistinguível da outra substância. A mistura homogênea está apenas em uma fase da matéria. Por outro lado, as substâncias puras na mistura heterogênea não são distribuídas uniformemente, e resulta na formação de uma composição não uniforme. Os constituintes da mistura heterogênea são distinguíveis e sempre existem em duas ou mais de duas fases da matéria.

As misturas homogêneas são compostas por uma composição uniforme onde as partículas são distribuídas igualmente, enquanto as misturas heterogêneas são constituídas por uma composição não uniforme onde as partículas não são distribuídas igualmente. As substâncias dissolvidas em uma mistura homogênea não são facilmente identificáveis, enquanto em uma mistura heterogênea as substâncias são facilmente identificáveis. Substâncias dissolvidas em uma mistura homogênea não podem ser facilmente separadas, enquanto em uma mistura heterogênea as substâncias podem ser facilmente separadas por meios químicos ou físicos. As misturas homogêneas são conhecidas como soluções, enquanto as misturas heterogêneas são chamadas de suspensão ou coloide. Em misturas homogêneas, as substâncias dissolvidas não mantêm suas próprias propriedades individuais,

Quadro comparativo

Base Mistura homogênea Mistura heterogênea
Definição Mistura homogênea é a combinação de duas ou mais substâncias puras tão uniformemente que cada uma das substâncias é indistinguível da outra substância. As substâncias puras na mistura heterogênea não são distribuídas uniformemente e resultam na formação de uma composição não uniforme.
Distribuição de Substâncias Em uma mistura homogênea, os constituintes são distribuídos igualmente e uniformemente. Na mistura heterogênea, os constituintes são distribuídos de forma desigual.
Separação de substâncias Substâncias puras em misturas homogêneas requerem um processo físico ou mecânico como filtração, destilação, cristalização e peneiramento para separá-las umas das outras. Substâncias puras em uma mistura heterogênea podem ser facilmente separadas sem o uso de tais processos.
fase da matéria A mistura homogênea está apenas em uma fase da matéria. A mistura heterogênea está sempre em duas ou mais de duas fases diferentes da matéria.
exemplos Quando misturamos álcool em água, ele existe em um estado físico uniforme. Quando misturamos as partículas de areia e cloreto de sódio, elas não estarão nesse estado uniforme e podem se separar umas das outras.

O que é mistura homogênea?

Na mistura homogênea, as substâncias puras são distribuídas uniformemente de tal forma que a composição final da mistura é uma fase da matéria. Os constituintes ou substâncias não podem ser diferenciados uns dos outros na mistura homogênea. Este tipo de mistura é constituído pela composição uniforme em que as partículas de diferentes substâncias puras são distribuídas de forma igual e uniforme. Quando vemos a mistura homogênea, não parece ser a combinação de duas ou mais substâncias, pois está em um estado uniforme. Por exemplo, quando misturamos álcool em água, ele existe em um estado físico uniforme que não pode ser separado um do outro sem a aplicação de processos físicos ou mecânicos, como filtração, destilação, cristalização e peneiramento. O outro exemplo de mistura homogênea é a mistura uniforme entre água e açúcar.

O que é mistura heterogênea?

Na mistura heterogênea, as substâncias puras não são distribuídas uniformemente e resultam na formação de uma composição não uniforme. Este tipo de mistura está sempre em duas ou mais de duas fases da matéria. As partículas ou constituintes da mistura heterogênea são facilmente identificáveis ​​e separáveis, pois existem em duas fases diferentes da matéria. Suspensões ou coloides são os exemplos proeminentes de misturas heterogêneas. A suspensão possui pequenas partículas de soluto que podem ser facilmente identificadas a olho nu. Os constituintes não são misturados em proporção uniforme, o que resulta na formação de tais misturas. Por exemplo, se misturarmos as partículas de areia e cloreto de sódio, elas não estarão nesse estado uniforme e poderão se separar umas das outras sem usar nenhum processo físico ou mecânico.

Principais diferenças

  1. Mistura homogênea é a combinação de duas ou mais substâncias puras de maneira tão uniforme que cada uma das substâncias é indistinguível da outra substância, enquanto as substâncias puras na mistura heterogênea não são uniformemente distribuídas e resulta na formação de uma composição não uniforme.
  2. Em uma mistura homogênea, os componentes são distribuídos de forma igual e uniforme, enquanto em uma mistura heterogênea os componentes são distribuídos de forma desigual.
  3. Substâncias puras em misturas homogêneas requerem processos físicos ou mecânicos como filtração, destilação, cristalização e peneiramento para separá-las umas das outras, enquanto substâncias puras em uma mistura heterogênea podem ser facilmente separadas sem o uso de tais processos.
  4. A mistura homogênea está apenas em uma fase da matéria, enquanto a mistura heterogênea está sempre em duas ou mais de duas fases diferentes da matéria.
  5. As soluções são chamadas de misturas homogêneas, por outro lado, as suspensões ou coloides são chamadas de misturas heterogêneas.

Vídeo Comparativo

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded

Qual a diferença de misturas homogêneas e heterogêneas?

- Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

O que são misturas homogêneas e heterogêneas exemplos?

Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases. Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura.

Quais são as misturas heterogêneas?

Exemplos de misturas heterogêneas:.
água e gelo..
água e óleo..
areia..
sangue..
leite..

O que é uma mistura homogênea?

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.