Qual a diferença de oftalmologista para oculista

O oftalmologista é o médico especialista em cuidar da saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar problemas da visão, fazer exames e realizar cirurgias, quando forem necessárias.

A formação de um óptico-optometrista permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do médico oftalmologista; produzir lentes, montar e consertar óculos, cuidando de sua manutenção; e orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada pelo paciente. O optometrista NÃO faz a avaliação da visão, nem prescreve óculos. Isso é função do médico oftalmologista.
.

Você sabia? O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido de 3.892 doenças. Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar. O oftalmologista é o médico que tem competências para cuidar desse órgão, por conhecê-lo com muita propriedade.

. Mas será que é preciso uma consulta mesmo? Não dá para comprar óculos ou lentes de contato prontas, na ótica ou pela internet?

A visão é um bem precioso e requer cuidados muito específicos. O checkup com o médico oftalmologista é uma medida importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão.

Jamais use óculos de grau sem prescrição médica. A supervisão do oftalmologista é fundamental também para os usuários de lentes de contato: nem todas as pessoas podem usar lentes de contato (isso depende de uma série de fatores que precisam ser avaliados em um exame oftalmológico), sob o risco de criar lesões graves nos olhos.

“É possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão”

Embora possa parecer algo simples, durante a consulta, o médico oftalmologista, mais do que determinar a necessidade ou não de usar óculos e o grau das lentes, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica (que afeta mais partes do corpo ou mesmo todo o organismo) como causa dos sintomas visuais. As doenças sistêmicas que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são inúmeras, tais como: hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, Aids, toxoplasmose e hipertensão arterial.

– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

  • ·05/11/2012

Qual a diferença de oftalmologista para oculista

Oftalmologista se especializou em medicina ocular

É de sabedoria popular confundir Oculista com Oftalmologista, mas você sabe diferenciar o que faz cada um destes profissionais?

O Oculista é aquele profissional técnico, que vai te atender na hora que procurar uma ótica para fazer seu óculos ou comprar suas lentes de contato. Ele pode interpretar o pedido médico, consertar o óculos ou indicar uma melhor armação. O que ele não pode é indicar lentes, prescrever seu óculos de grau.

Já o Oftalmologista, é o profissional que estudou medicina e se especializou em medicina ocular, ele pode realizar exames, fazer cirurgias e prescrever tratamentos.

Se você precisa ver qual seu grau, como está sua visão, procure sempre um Oftalmologista!

Ouça o post

Qual a diferença de oftalmologista para oculista

Navegação de Post

Diferença entre oftalmologista e oculista

  • Redação Dr. Saúde
  • tags:

diferença entre oftalmologista e oculista

Você já se perguntou qual a diferença entre oftalmologista e oculista? Por ambos trabalharem com os olhos, pode haver uma confusão na hora de procurá-los.

Por isso, hoje viemos esclarecer melhor o que cada profissional é responsável e quando consultá-los.


Diferença entre oftalmologista e oculista

Para começar, a principal diferença dos dois é: o oftalmologista é responsável por tratar de doenças e sintomas referentes ao olhos, enquanto o oculista produz, conserta e cuida da manutenção das lentes e óculos.

Portanto, ambos cuidam da sua visão, porém o oftalmologista prescreve receitas e o oculista as interpreta.


Quando consultar um oftalmologista

Já sabemos que ele previne, cuida do diagnóstico e trata das doenças e incômodos que atacam nossos olhos, mas quando devemos procurar esse especialista?

Confira abaixo:


-Dificuldades para enxergar

Visão embaçada, desfocada ou com manchas são sintomas de doenças como miopia ou astigmatismo. Devem ser investigados por um profissional.


-Dores de cabeça

Pode ter diversas outras causas, mas se forem constantes tem chance de estarem relacionadas à visão.


-Pressão ocular

Pode ser indício de glaucoma.


-Mais de 40 anos, ter diabetes ou hipertensão

Pessoas com pelo menos uma dessas características, mesmo que não tenha nenhum sintoma, devem consultar regularmente o oftalmologista.


-Coceira nos olhos, vermelhidão e sensibilidade à luz

Podem estar ligados à doenças oculares ou maus hábitos, como ficar muitas horas no computador e celular.

Saiba mais em: "Quando consultar um oftalmologista"

Conheça nossos oftalmologistas!


Quando procurar um oculista

O oculista é o técnico que irá cuidar de suas lentes. Ele irá produzir exatamente o que foi passado por seu oftalmologista e sempre recomendará consultá-lo para fazer uma avaliação.

Você deve procurá-los para fazer seus óculos ou lentes de contato e se tiver algum problema técnico com eles.


Como marcar sua consulta aqui na Dr. Saúde

Agora que já explicamos a diferença entre oftalmologista e oculista, chegou a hora de marcar sua consulta para cuidar dos seus olhos.

Agendar consultas e exames na Dr. Saúde é muito simples! Basta entrar em contato por telefone, WhatsApp ou até mesmo pelo site, selecionar a especialidade que deseja ser atendido, dia e horário e pronto, seu encontro com o especialista já estava marcado.

Venha cuidar da sua saúde com a gente!

Ver mais posts

Qual a diferença do oculista e do oftalmologista?

No Brasil sim, o médico oftalmologista é o mesmo que médico oculista. Oculista é o especialista em prescrever óculos, uma das importantes funções do médico dos olhos. Em alguns outros países existem profissionais não médicos que fazem exame de óculos, mas não é o caso no Brasil.

O que é ser um oculista?

Um oftalmologista é o profissional da área médica especializado na saúde dos olhos e na visão. Ele estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas a esse órgão humano. O oftalmologista pode realizar cirurgias e prescrever tratamentos para doenças e distúrbios da visão.

Quando devo procurar o oculista?

O surgimento de sintomas atípicos é sinal para visitar um oftalmologista. Um dos maiores sinais de alerta para procurar esse especialista é o surgimento de sintomas atípicos em relação à saúde dos olhos. A coceira e a vermelhidão podem significar uma conjuntivite, mas também podem ser sinal de algo mais.

Como é chamado um oculista?

O oftalmologista é o médico especialista de visão. O oftalmologista analisa e trata doenças relacionadas ao olho e a visão.