Qual a diferença do Departamento de Recursos Humanos com o Departamento de Pessoal de uma empresa?

Você acha que os profissionais de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) fazem a mesma coisa e que o que muda é apenas o nome do cargo? Pois bem, hoje viemos desmistificar essa informação e explicar detalhadamente o que os diferencia um do outro.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os setores de RH e de DP são a mesma coisa, já que muitas vezes são unificados nas empresas, as funções de cada uma são bem diferentes. Além disso, delimitar bem o espaço e a atuação de cada setor proporciona uma vantagem mais competitiva diante dos concorrentes.

Não entendeu e ainda está confuso? Então continue lendo o texto e entenda como as funções se distinguem.

Recursos Humanos (RH)

Esse setor é o responsável por criar e manter um ambiente agradável entre a empresa e os seus colaboradores. Para isso, o desenvolvimento de estratégias são essenciais, visto que irão garantir a motivação e o bem-estar de todos que ali trabalham.

Outro ponto que precisa ser destacado é que o RH também tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento profissional de cada um dos colaboradores. Então palestras e treinamentos são aplicados com frequência entre as pessoas. Dessa forma, elas podem ter a sua capacidade elevada e entregar sempre o melhor à empresa.

Fora essas, algumas outras atividades são destinadas ao setor de RH:

  • Recrutamento e seleção de colaboradores;
  • Controle de comportamentos internos;
  • Avaliação de desempenho;
  • Definição de plano de carreira e de salários;
  • Fortalecer a cultura e o clima organizacional;
  • Criar uma marca empregadora;

Neste cenário o RH se tornou uma área totalmente estratégica para as empresas, com a principal missão de cuidar e desenvolver pessoas.

Departamento Pessoal (DP)

Enquanto o RH se concentra nas relações humanas, o Departamento Pessoal se atém às questões burocráticas que envolvem os colaboradores. Algumas das funções envolvem processos de admissão e de demissão, folha de pagamento e representação da empresa em uma ação trabalhista.

O DP é fundamental dentro de uma empresa, pois garante com que ela cumpra todas as leis e as normas que envolvem o sistema trabalhista. Dessa forma, evita problemas com a Justiça do Trabalho. Como está envolvido com assuntos administrativos-burocráticos, esse setor pode se dividir em três tipos:

  1. Admissão: os profissionais lidam com a fase de integração do colaborador à empresa, gerindo os registros e os exames admissionais;
  2. Compensação: gerenciamento da jornada de trabalho, do pagamento de salário e benefícios e da gestão de tributos;
  3. Demissão: cuida dos processos de desligamento do colaborador.

Como as duas áreas se interligam?

Ambas as áreas se encontram em algum momento da gestão de pessoal, como no processo de admissão, por exemplo. Ao mesmo tempo em que o RH recruta, entrevista e seleciona o melhor candidato à vaga, o DP vai se encarregar em solicitar os documentos necessários para o registro. Além disso, o DP também marca os exames admissionais necessários que garantem a aptidão da pessoa em exercer a função.

Mas para essa sinergia entre as áreas é primordial estabelecer os limites e as responsabilidades de cada uma. Assim como é importante mapear os processos para uma perfeita integração e sincronia entre elas.

Para garantir que os horários de todos que atuam dentro de uma empresa sejam cumpridos, a melhor solução é o uso de um software de gestão de ponto. E, para isso, você pode contar sempre com a Velti!

Leia também:
  • Passo a passo para implantar um plano de desenvolvimento de pessoas na sua empresa
  • Dicas de motivação: como engajar seus colaboradores?

Posts relacionados:

Qual a diferença do Departamento de Recursos Humanos com o Departamento de Pessoal de uma empresa?

Antes de tudo, quando nos referimos aos processos organizacionais de uma empresa, podemos acabar nos confundindo em relação aos serviços oferecidos pelo Departamento Pessoal e o setor de Recursos Humanos.

Embora sejam interligadas, cada uma apresenta conceitos, ações e processos diferentes em uma empresa. Quer saber quais são? Então, confira o post até o final e entenda a diferença entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

RH: o que é esse setor?

Em geral, podemos dizer que o Setor de Recursos Humanos é responsável por estabelecer uma relação eficiente entre a empresa e o funcionário. Em outras palavras, ela garante o bem-estar de todos os envolvidos, fazendo o clima organizacional ficar dentro dos parâmetros de segurança e conforto.

Além disso, também cabe ao setor de Recursos Humanos realizar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Assim, para que isso seja cumprido, são desenvolvidos treinamentos e palestras para o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Em geral, o RH atua em processos como:

• Recrutamento e Seleção;

• Atividades Psicológicas para os setores;

• Endomarketing;

• Elaboração de Palestras e eventos internos para motivar colaboradores;

• Planos de carreira;

• Qualificação profissional;

• Entre outros.

Departamento Pessoal: o que é esse setor?

De forma prática, enquanto o setor de RH é mais focado em processos humanos, o Departamento Pessoal cuida da burocracia dos indivíduos na qualidade de funcionários. Em outras palavras, o DP trabalha com processos que envolvem leis trabalhistas e com a Justiça do Trabalho.

Sendo assim, quem trabalha na área de Departamento Pessoaldeve estar por dentro de ações voltadas à admissão e demissão, guias de FGTS, INSS, Carteira de Trabalho, entre outros. Dessa forma, podemos listar, de forma geral, as principais atividades do DP em uma empresa. Confira abaixo quais são:

• Pagamento de Impostos, Taxas e Contribuições;

• 13º Salário;

• Aposentadoria;

• Rescisão de Contrato de trabalho dos funcionários;

• Pagamento de salários e benefícios destinados aos colaboradores;

• Registro da Carteira de Trabalho;

• Controle de ponto eletrônico

• Entre outras questões relacionadas.

Afinal, como diferenciar os dois setores em uma empresa?

Em geral, para que possamos entender a atuação de cada um deles em uma empresa, podemos definir que o setor de Recursos Humanos está ligado ao capital humano, bem como todos os processos que envolvem a motivação, engajamento e desenvolvimento da capacidade total da produtividade dos funcionários.

Entretanto, no Departamento Pessoal, o principal objetivo desse setor é prover correções e alinhar os trâmites administrativos dos colaboradores, desde sua admissão até a demissão na empresa. Sendo assim, o DP está centrado em questões trabalhistas, relógio de ponto, processos legais e demais programas que são incididos sobre os funcionários.

Conforme vimos, os dois setores atuam diretamente na relação do colaborador com a empresa. No entanto, cada uma desenvolve papéis diferentes, mas com o foco no bem estar de todos os funcionários envolvidos no ambiente interno.

Portanto, agora que você já conhece as principais diferenças entre o setor de Recursos Humanos e o Setor de Departamento Pessoal, que tal conhecer os nossos serviços?

Acesse agora mesmo o nosso site e conheça as funcionalidades do nosso app ponto eletrônico para a sua gestão de pessoas.

Qual a principal diferença entre o departamento de pessoal e o setor de Recursos Humanos ou gestão de pessoas de uma empresa?

Como você pode ver, a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal é que o primeiro lida com a gestão das pessoas na empresa e o segundo é responsável por realizar atividades administrativas e burocráticas que fazem parte da relação entre empregador e empregado.

O que faz o departamento de Recursos Humanos de uma empresa?

A área de Recursos Humanos é a junção de colaboradores de uma determinada empresa. A base do segmento responsável são as ações de seleção, recrutamento, treinamento, remuneração e fornecimento de vantagens aos trabalhadores. O setor de RH surgiu no início do século 20, ainda como resultado da Revolução Industrial.