Qual a diferença entre a transformação química é a transformação física Cite um exemplo de cada?

Todos os dias e em todos os lugares podemos observar transformações nos materiais ao nosso redor e até mesmo dentro de nós. A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.

Essas transformações são chamadas na química de fenômenos e indicam qualquer mudança que ocorrer em um material, não precisa ser algo extraordinário e nem mesmo visível a olho nu, pois podem ocorrer mudanças microscópicas.

As transformações ou fenômenos podem ser classificados em dois tipos:

  • Fenômenos Físicos: Não alteram a constituição da matéria.

É uma transformação passageira e reversível, pois apesar de o material sofrer alterações na sua forma, tamanho, aparência ou estado físico, ele continua sendo constituído das mesmas substâncias químicas.

A maioria dos fenômenos físicos corresponde a mudanças de estado físico. Veja um exemplo e entenda por que a constituição da substância não muda.

O gelo é constituído de moléculas de H2­O com volume e forma constantes. Isso ocorre porque suas moléculas estão em posições fixas, formando um retículo cristalino. Quando o gelo derrete, isto é, sofre uma fusão, muda para o estado líquido, que também é constituído de moléculas de H2­O, sendo, portanto, a mesma substância. Porém, houve uma transformação física, pois agora ela tem volume constante, mas forma variável. Isso se dá porque suas moléculas possuem maior liberdade de movimentação.

Qual a diferença entre a transformação química é a transformação física Cite um exemplo de cada?

Outros exemplos de fenômenos físicos são:

Qual a diferença entre a transformação química é a transformação física Cite um exemplo de cada?

  • Fenômenos Químicos: São aqueles em que a constituição do material muda.

Eles são considerados permanentes e irreversíveis. O material ou os materiais presentes no sistema inicial são transformados em outra substância ou em outras substâncias. Por exemplo, quando fritamos o ovo, a sua aparência, cor, dureza, densidade e outras características que são percebidas a olho nu mudam. Isso é consequência da transformação dos materiais presentes no ovo cru.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grande parte das transformações químicas pode ser percebida visualmente. A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:

Qual a diferença entre a transformação química é a transformação física Cite um exemplo de cada?

Entretanto, a ausência desses sinais não significa que não ocorreu uma transformação química, pois algumas ocorrem sem que haja mudança perceptível entre o estado inicial e o final. Para se ter certeza de que ocorreu a transformação química é necessário isolar os materiais obtidos e verificar suas propriedades específicas, como densidade, pontos de ebulição e fusão, solubilidade e outras.

Os fenômenos químicos são também denominados de reações químicas, pois as moléculas iniciais, denominadas de reagentes, são quebradas e seus átomos se rearranjam em novas moléculas, que são denominadas de produtos. Veja como isso é diferente do que ocorre nos fenômenos físicos, por meio do exemplo da combustão do carvão:

O carvão (C) reage com o oxigênio do ar (O2) formando gás carbônico (CO2) e liberando calor para o meio:

Qual a diferença entre a transformação química é a transformação física Cite um exemplo de cada?

Observe que as moléculas iniciais foram quebradas e formou-se uma nova molécula. Para entender mais sobre as reações químicas e como representá-las por meio de equações químicas, leia os artigos abaixo:

  • Equações químicas

  • Classificação das Reações Químicas

  • Tipos de Reações Inorgânicas

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Define-se fenômeno toda alteração que ocorre na matéria, como exemplo temos: solidificação da água, alimentos em degradação, papel em combustão, etc. Mas qual seria a diferença entre fenômeno físico e químico?

Um fenômeno físico não altera a composição da matéria, ou seja, aconteça o que for a matéria será a mesma.

As mudanças de estado físico são ótimas demonstrações. Quando um sólido passa para o estado líquido: um cubo de gelo derretendo, ele modifica sua forma e aparência, portanto dizemos que sua estrutura física passou por alterações. Mas sua composição vai deixar de ser água (H2O)? Não, sua estrutura química será a mesma.

Já nos fenômenos químicos, a alteração ocorre na natureza da matéria.

As modificações nesse caso, também se estendem à forma física da matéria. Podemos perceber as alterações visualmente, elas são indicadas por diversas mudanças, veja algumas:

Surgem chamas: nesse caso se trata de reações de combustão, um exemplo é a queima da madeira. O fogo deixa o objeto queimado com modificações em sua estrutura física (diminui o tamanho, em razão da perda de massa) e química (aparecimento do carvão).

Mudança na cor: o contato de soluções básicas com soluções ácidas é identificado por indicadores ácido-base. Essa afirmação pode ser comprovada através de reações de titulação, onde soluções básicas são adicionadas em soluções ácidas para se verificar o pH. A mudança na coloração da solução ácida ocorre em razão da presença do indicador ácido-base fenolftaleína.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a diferença entre transformação química é física exemplos?

Por exemplo, quando o ferro transforma-se em ferrugem, temos uma transformação química ou uma reação química, pois há uma mudança de substância. Por outro lado, quando não há mudança da substância, temos uma transformação física. Um exemplo disso é o gelo.

O que é transformação física é transformação química Cite dois exemplos de cada?

Por exemplo, o ciclo da água. Ela sofre vária mudanças de estado, porém sua composição sempre se mantém a mesma, H2O. Já na transformação química pode também haver uma mudança de estado físico, porém ocorre, obrigatoriamente, uma alteração na composição da matéria.

O que é uma transformação física Cite 3 exemplos?

Um metal que se transforma em fio, a construção de objetos de madeira, dissolução de açúcar em água, a evaporação do álcool,são exemplos de mudanças de estado físico. Essas transformações em que apenas a aparência é alterada e não há formação de novas substâncias são chamadas de transformações físicas.

Quais são os exemplos de transformação física?

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.