Qual a diferença entre agricultura familiar e agricultura industrial?

Quando se fala em Agricultura Familiar e Agronegócio, o que não falta é confusão sobre os conceitos. De um lado, é conveniente que grandes setores da economia e do agro tenham interesse em manter a falácia da equivalência. Mas é importante que você saiba que os dois modelos não apenas são diferentes, mas incompatíveis e até opostos entre si.

Portanto, se você ainda acredita que a Agricultura Familiar é parte do Agronegócio, veja aqui 3 diferenças fundamentais que mudarão a sua visão. Continue lendo e descubra tudo!

1.Equilíbrio x descontrole

Qual a diferença entre agricultura familiar e agricultura industrial?

Existem contradições importantes entre a Agricultura Familiar e o Agronegócio, inclusive, quando se fala em meio ambiente e ecossistema.

Trabalhadores e trabalhadoras da nossa agricultura focam na produção de diversas culturas em extensões territoriais pequenas: a chamada policultura. Como não há necessidade de desmatar, por essência nossa Agricultura Familiar preserva rios, solo, flora e fauna, sem esquecer de proteger os insetos polinizadores.

Além disso, essas famílias protagonizam um movimento crescente de transição para a Agroecologia, sendo as responsáveis por produzir comida de verdade e saudável para o povo.

Éder Tochetto, agricultor familiar de Seara-SC e coordenador de Juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC), lembra ainda que o trabalho no campo é desenvolvido em regime de economia familiar.

Segundo ele, “os membros do grupo familiar atuam de forma conjunta, dialogam, constroem e tomam decisões juntos, e isso mantém as tradições, a cultura e a identidade da Agricultura Familiar”

Por outro lado, o Agronegócio contrapõe o modelo familiar de produção. Isso porque esse modelo trabalha com monoculturas em imensos latifúndios, desmatando florestas, empobrecendo o solo e utilizando altas e crescentes quantidades de agrotóxicos.

Fora isso, o Agrogenócio consome água e energia em excesso, trazendo problemas de natureza ambiental, econômica e social.

2.Justiça social x concentração de renda

Qual a diferença entre agricultura familiar e agricultura industrial?

Em primeiro lugar, é importante destacar uma característica essencial da Agricultura Familiar:  em poucos hectares, é possível manter produtivas dezenas de famílias de trabalhadores do campo.

Em outras palavras, esse modo de produção garante a sobrevivência e autonomia de mais de 5 milhões de famílias agricultoras do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Além disso, a Agricultura Familiar gera mais de 10 milhões de empregos, segundo o Censo Agropecuário de 2017.

Para você entender melhor, a capacidade de trabalhadores do campo de gerar renda em uma pequena propriedade é proporcionalmente maior à rentabilidade de qualquer grande fazenda.

A Agricultura Familiar incentiva a economia solidária e gera mais de 70% dos empregos no campo; número que sobe para 90% em municípios de pequeno porte, segundo o IBGE.

E o agro, não gera emprego?

O Agronegócio trabalha com plantio e colheita mecanizados, reduzindo a demanda de contratações. Também, para uma monocultura ser lucrativa, um único proprietário necessita de uma grande extensão de terra, o que concentra grandes propriedades em poucas mãos.

Além disso, por conta de todos os incentivos fiscais e isenções, o agro gera poucas receitas tributárias aos municípios e estados.

Ainda que a agroindústria seja responsável pelo emprego de operários em seus frigoríficos, com fases nas cadeias de produção que exigem intervenção humana, na prática, o Agronegócio explora mão de obra barata e adoece o trabalhador. Clique para assistir o documentário Carne Osso:

Qual a diferença entre agricultura familiar e agricultura industrial?

3.Comida de verdade X Commodities

Qual a diferença entre agricultura familiar e agricultura industrial?

Já se perguntou por que a fome aumenta no Brasil, mesmo com números recordes no Agronegócio?

A resposta não é difícil: 70% dos alimentos que o Brasil consome vêm da Agricultura Familiar. É por isso que agricultoras e agricultores familiares são grandes protagonistas da soberania e segurança alimentar do nosso país.

Entretanto, diversos programas como Pronaf, PNAE e PAA sofreram diversos cortes nos últimos anos. Ou seja, sem incentivos, com a produção mais cara e enfrentando estiagens recorrentes, esses trabalhadores não conseguem manter a produção.

O resultado é a escassez de comida de verdade e o preço alto dos alimentos disponíveis. Junte isso ao aumento do desemprego e à queda da renda do povo, e eis o motivo do avanço da fome no país.

Agro não produz comida

Na contramão da produção familiar, o Agronegócio não produz alimento para a nossa população, e sim commodity: em tradução livre, “mercadoria”.  É um modelo que foca na exportação de produtos como soja e milho, e é dominado por grandes grupos transnacionais que determinam os preços, como e onde produzir.

Portanto, o agro depende exclusivamente da regulação do mercado externo. Isso significa que suas estratégias de comercialização ignoram os interesses do nosso país, nossa soberania e segurança alimentar. O resultado não poderia ser outro: desigualdade, degradação ambiental e pobreza.

Agora que você entendeu essas três diferenças importantes entre Agricultura Familiar e Agronegócio, o que acha de conhecer as propostas de políticas públicas para incentivar a Agroecologia em Santa Catarina? Clique aqui.

Qual a diferença da agricultura familiar para agricultura industrial?

Na contramão da produção familiar, o Agronegócio não produz alimento para a nossa população, produz commodity: em tradução livre, “mercadoria”. É um modelo que foca na exportação de produtos como soja e milho, e é dominado por grandes grupos transnacionais que determinam os preços, como e onde produzir.

Qual é a diferença entre agricultura familiar e agricultura moderna?

A principal diferença entre agricultura tradicional e moderna está nos tipos de ferramentas utilizadas no campo. Enquanto o modelo tradicional utiliza métodos praticamente artesanais de gestão e manejo da cultura, o modelo moderno absorveu as tecnologias que surgiram ao longo do tempo.

Qual é a agricultura familiar?

Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. É constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

O que é agricultura familiar e agronegócio?

A agricultura familiar é uma atividade chave para a reativação das economias rurais e agronegócio, gerando estabilidade, raízes sociais e novos horizontes de desenvolvimento, principalmente para a juventude.