Qual a diferença entre alimentação e Nutrição e alimento e nutriente?

Quando surge o tema dieta e estilo de vida, sempre surgem os temas alimentação e nutrição, mas você sabe a diferença entre eles? É importante que saibamos diferenciar essas duas definições para ficar mais fácil de entendermos o estilo de vida saudável.  

Ao falarmos em alimentação, estamos nos referindo ao simples ato de comer e de nos alimentarmos. Nele envolve o beber também. Podemos comer qualquer alimento, mas isso não significa que estamos nos nutrindo.  

Já quando nos referimos a nutrição, estamos falando sobre os nutrientes que nosso organismo recebe para funcionar em perfeita ordem. E nosso corpo recebe esses nutrientes através da alimentação. 

Assim, você pode se alimentar sem se nutrir, mas não se nutrir sem se alimentar! 

Provavelmente você já deve ter escutado que existem obesos desnutridos, não é? Isso parece impossível, já que são dois estados de saúde tão distintos. Mas porque isso ocorre?  

Existem alguns alimentos que são enquadrados como alimentos de “alta densidade energética”. Isso quer dizer que estes alimentos possuem, em porções pequenas, muitas calorias. Normalmente esses produtos são ultra processados e altamente palatáveis, o que faz com que as pessoas queiram comer cada vez mais estes alimentos. Logicamente, pelo processo de industrialização, estes alimentos perderam quase todo seu valor nutricional, restando apenas o que denominamos de “calorias vazias”, as quais acrescentam muitos carboidratos refinados e açúcares, e muito pouco ou quase nada de vitaminas e minerais. 

É através da alimentação que nutrimos nosso corpo, pelos macronutrientes, como, carboidratos, proteínas e gorduras, além das vitaminas e minerais. Por isso, é tão importante termos uma alimentação colorida, rica em frutas e vegetais, para mantermos nosso corpo bem nutrido e saudável, melhorando seu funcionamento como um todo e auxiliando na imunidade.  

Quer conferir mais conteúdos sobre Nutrição? Inscreva-se na nossa newsletter 🙂

Qual a diferença entre alimentação é nutrição alimentos é nutrientes?

Podemos comer qualquer alimento, mas isso não significa que estamos nos nutrindo. Já quando nos referimos a nutrição, estamos falando sobre os nutrientes que nosso organismo recebe para funcionar em perfeita ordem. E nosso corpo recebe esses nutrientes através da alimentação.

Qual é a diferença entre alimento é alimentação?

Alimentação é o ato de alimentar e alimento é um sinônimo de comida. exemplos: "Esses pequenos animais precisam de alimentação diária." "É preciso saber agradecer pelo alimento que você tem hoje."

O que são alimentos é nutrientes?

Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensá- veis para o seu funcionamento. Também podemos dizer que os nu- trientes são os produtos dos alimentos depois de degradados.

Qual a diferença entre alimentação é nutrição são sinônimos?

A Nutrição é ato inconsciente e involuntário. Ou seja, não posso decidir como os nutrientes vão funcionar em meus processos metabólicos, isto é dado. Por outro lado a alimentação é um ato consciente e voluntário.