Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?

Panfleto, Folheto, Flyer e Folder — qual a melhor opção para divulgar sua marca, serviço ou produto? Descubra qual a diferença entre essas peças de publicidade e como usar cada uma delas.

Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?
Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?

Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?
Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?

Embora escolher qual peça usar na hora de divulgar o seu negócio possa parecer confuso no primeiro momento, quando você conhece cada tipo de material e para que finalidade é mais indicado, pode escolher com tranquilidade o que mais se aproxima do seu objetivo.

Existem pequenas, mas importantes diferenças entre esses materiais de comunicação, que podem fazer a diferença no seu marketing. Confira nossas dicas para garantir uma excelente qualidade de impressão e a escolha do tipo, formato, tamanho e papel ideais para criar a sua peça publicitária.

Panfleto e folheto: qual a diferença?

O panfleto surgiu lá na Idade Média para designar documentos de uma só página que eram entregues na rua. O termo passou a ser usado para os materiais de propaganda com essas características.

A tradução para o português seria folheto, mas acabou sendo panfleto o termo mais usual. Na verdade, não há diferença entre um e outro. No entanto, o panfleto costuma ser um pouco maior do que foi folheto e é feito em maiores quantidades.

O papel para fazer o panfleto costuma ser simples, colorido ou sulfite, no formato A5 ou A6, com poucas cores. Já o folheto é um pouco menor, no formato A5 ou A4, com boa qualidade de impressão e com mais informações.

O que é flyer?

A origem de flyer vem da palavra inglesa fly, em português, voar. O material publicitário leva esse nome, pois seu objetivo é fazer circular a informação entre muitas pessoas. A qualidade de impressão é maior do que a de um panfleto ou folheto, assim como o texto é mais bem estruturado.

O formato mais usado no flyer é A5 ou A4 e, geralmente, é feito em grandes quantidades. Com o avanço da tecnologia é possível realizar impressões de ótima qualidade e criar modelos mais sofisticados. O flyer é muito usado para divulgar shows, festas e eventos.

O que é folder?

Também o folder tem origem na palavra em inglês fold, que significa dobra. Essa é a característica que mais o difere de panfleto, folheto ou flyer — as dobras. É mais elaborado que os demais materiais e costuma ser usado por empresas para distribuir para clientes informações mais detalhadas sobre um produto ou serviço.

O seu formato permite um detalhamento maior da mensagem que se quer passar. Pode ser produzido em diferentes tamanhos e o ideal é usar papel mais resistente, uma vez que será folheado, o que exige um material de maior durabilidade.

A escolha de qual material usar para divulgar seu negócio ou marca depende do objetivo que você quer atingir. Agora que você já conheça as diferenças entre panfleto, folheto, flyer e folder, e suas aplicações, pode saber qual é o ideal para alcançar os resultados pretendidos.

Se você fica confuso na hora de escolher entre folheto, folder, flyer ou panfleto, que tamanhos de panfleto ou folheto deve usar, o que é um flyer e outras dúvidas, fique tranquilo, pois não há grande diferença entre eles.

Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?

Veja também: Como fazer um folheto perfeito para atrair mais clientes

A história do panfleto, segundo a Wikipedia nasceu no século XII, quando circulou na Inglaterra um breve poema de amor, anônimo, escrito em latim, com o nome de ‘Pamphilus seu de amore’, que se tornou extremamente popular e foi traduzido para inglês como Phamphlet.

Até o fim do século XIV a palavra pamphlet era usada em inglês para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes livros manuscritos daquela época, antes da invenção da imprensa e nos séculos seguintes, o sentido do vocábulo evoluiu até significar um libelo difamatório, folheto escrito em estilo satírico ou violento, especialmente sobre assuntos políticos.

Em português o pamphlet acabou virando panfleto, mas a tradução real de pamphlet seria folheto. O que significa que não há diferença entre folheto e panfleto. Pelo menos, não em sua origem vocabular.

Com a evolução dos processos de impressão apareceram opções mais sofisticadas, como os flyers, muito comuns para divulgação de eventos e casas noturnas.

O flyer, que em inglês significa voador, ganhou este nome devido a sua velocidade de distribuição, e ainda preserva a característica básica do panfleto, pois é direto e possui pouca informação, porem sua qualidade é bem maior. Por sua vez, vamos ver agora  o significado de folder: a palavra folder, em inglês, significa pasta e é derivada de fold, que por sua vez significa dobra. Então agora ficou fácil entender a diferença entre um folder e um folheto ou panfleto, não é mesmo?

Se tem dobra, é folder. Se não tem, é folheto, panfleto ou flyer.

Outra coisa: o plural de folder é folders ou folderes? Na verdade, se for escrito em português, devemos usar o acento, assim: fôlder. E o plural correto em português é fôlderes. Mas isso depende do dicionário que você consulta, alguns recomendam usar a palavra em inglês, que é o nosso caso.

Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?

Confira: 20 modelos de folhetos sensacionais para você se inspirar

Qual a diferença de tamanho de um panfleto e um folheto?

Mais dúvidas? Qual o tamanho de flyer, formato de panfleto ou medididas de panfletos?

  • Panfleto – Formato A5 ou A6, mais simples, papel colorido ou sulfite, mais ou menos 2 cores.
  • Folheto – formato A5 ou A4, boa qualidade, maior conteúdo.
  • Flyer – formato A5 ou A4, alta qualidade e quantidade.

Independente do formato, o importante é que seu material de comunicação tenha qualidade.

Veja o case do restaurante Point do Macarrão que criou logotipo, cardápio, embalagens, uniformes e fachada da loja com a We Do Logos, conseguindo excelentes resultados e aumento de vendas.

Assista ao Vídeo CASE:

Veja mais: 3 vídeos de empreendedorismo que estão bombando na internet!

Este é apenas um dos milhares de projetos desenvolvidos pela We Do logos. Confira nosso portfólio onde mais de 35 mil clientes satisfeitos foram atendidos com sucesso! Dê uma olha e comprove toda qualidade e talento de nossos designers:  Portfólio Criativo da We Do Logos.

DICA IMPORTANTE!

A We Do Logos conta com mais de 80 mil designers prontos para atender os profissionais autônomos e as micro empresas.

Qual a diferença entre Cartaz é panfletos?

Desenvolva seu material gráfico com a gente. A We Do Logos tem todas as soluções de design que você precisa. Faça sua identidade visual, site, logomarca e todos os seus materiais de divulgação com os melhores profissionais do mercado.

Qual é a diferença entre panfleto e cartaz?

O que é um cartaz? De acordo com dicionários de língua portuguesa, as definições encontradas são: “publicidade” – acto de dar a conhecer um produto ou conjunto de produtos, incitando o seu consumo; propaganda. “folheto” – publicação de carácter promocional; desdobrável; panfleto.

Quais são os tipos de panfletos?

Os principais tipos de panfletos são: panfletos para eventos; os panfletos informativos; panfletos comerciais; panfletos de aviso e panfletos coloridos. Além disso, os panfletos podem ser impressos somente na frente ou impresso frente e verso.

O que é panfleto para que serve?

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Qual a diferença de um cartaz?

CARTAZES: Está mais para divulgar eventos, festas e divulgações culturais. Por exemplo: O Filme está em Cartaz no Cinema X ou Y. Outro exemplo são eventos culturais: No Cartaz, está exibindo o que está sendo apresentado no teatro. POSTER: Já se refere mais com algum tipo de divulgação comercial.