Qual a diferenca entre energia renovaveis e nao renovavel

Quais as diferenças entre fontes renováveis e não renováveis?

Atualmente, problemas ambientais estão cada vez mais em evidência. Poluição está causando diversos problemas que serão sentidos cada vez mais por nós e pelas gerações futuras.
Pensando em energia, segundo um artigo publicado pelo Observatório do clima com dados da IEA (Agência Internacional de Energia):

“A demanda global por energia subiu 2,3% em 2018, mais do que o dobro da taxa de crescimento verificada desde o início da década. Isso elevou as emissões de gás carbônico por queima de combustíveis fósseis em 1,7%, fazendo-as atingir o novo recorde histórico de 33,1 bilhões de toneladas.”

Muito se fala sobre a diferentes fontes de energia, mas você sabe a diferença entre elas?

Fontes de energia não renováveis

Energia não renovável, é a energia que vem de uma fonte que existe na natureza em grandes quantidades, mas uma vez esgotada não pode ser regenerada.
Ela possui reserva finita, pois é necessário muito tempo para sua formação. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

Combustíveis fosseis

Combustíveis fosseis recebem este nome pois se originaram a partir de restos de animais e plantas que viveram em épocas remotas. Esses restos orgânicos se depositaram ao longo de milhares de anos em camadas muito profundas da crosta terrestre e foram transformados pela ação da temperatura e pressão.
Exemplos de Combustíveis fosseis são: Carvão, Petróleo e Gás Natural

Energia Nuclear

A energia nuclear ou atômica é produzida em usinas termonucleares, utilizando por exemplo o urânio como combustível. Como os combustíveis utilizados em usinas nucleares são recursos minerais não renováveis encontrado na natureza, essa forma de energia é considerada não renovável.

Fontes de energia renováveis

Energia renovável, é uma forma de energia considerada limpa por não deixar resíduos na natureza. Ela é proveniente de fontes que se regeram, sendo espontaneamente ou através de intervenção humana.

Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é aquela obtida pela força das águas. Essa energia é produzida pelo aproveitamento do potencial hidráulico, mediada pela construção de usinas hidrelétricas, aquelas que fornecerão energia elétrica para a população.

Eólica

A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em eletricidade com o uso de equipamentos.
A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica essa forma de energia como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e a colocou como prioridade para investimentos no incentivo à economia verde.

Solar

A energia solar é obtida pela luz do sol, por meio de placas solares. Essas placas, tem assim o objetivo de captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica.
Assim como a energia eólica a energia Solar é uma das formas limpas de produção de energia que mais cresce no mundo, sendo muito utilizada em residências e indústrias de todo o Brasil.

NHS Solar

A NHS possui uma divisão especializada em geração de energia solar. Nossos consultores estão focados no melhor atendimento ao cliente, sempre prontos para responder todas as dúvidas sobre o assunto.

Quer conhecer a NHS Solar? Clique aqui!

Sim, voltamos a falar sobre sustentabilidade.

Todos nós já ouvimos falar sobre energia renovável e não renovável em algum momento (principalmente aqui no blog, né?). Mas para você conseguir entender todas as diferenças entre cada escrevemos esse post detalhando suas principais características distintivas. Afinal, estamos falando de produções energéticas tão importantes que constantemente surgem novas pesquisas para encontrar outras fontes alternativas de energia.

Qual a diferenca entre energia renovaveis e nao renovavel

O que são energias renováveis?

Você sabe o que a energia eólica, solar, hídrica, biomassa e geotérmica têm em comum? Todas elas são consideradas energias renováveis. São assim chamadas porque seus recursos usados para a produção estão disponíveis na natureza, são limpos e sustentáveis. E é justamente por isso que batemos tanto na tecla do uso consciente de energia.

O foco da produção energética de renováveis deve ser na gestão adequada da quantidade e da qualidade dos recursos para que possam ser usados ​​também pelas gerações futuras.

Quais são as energias renováveis?

Como citado anteriormente, temos hoje 5 tipos de fontes de energia renováveis. A energia solar fotovoltaica, que tem como fonte a luz do Sol captada e convertida em eletricidade por meio dos painéis fotovoltaicos. A hidrelétrica, a principal geração de energia elétrica do Brasil, que utiliza a força das águas e a energia cinética para gerar eletricidade.

Já a energia eólica é obtida usando o vento para gerar eletricidade, enquanto a geotérmica é alcançada a partir do calor proveniente do interior da Terra e, por fim, a biomassa, que utiliza como fonte resíduos animais e vegetais.

E quais são os recursos das energias não renováveis?

Uma das principais fontes energéticas no mundo são os combustíveis fósseis, que possuem como principal característica o fato de não poderem ser substituídos ou repostos.

Aqui temos o carvão, o petróleo, os minerais e os gases naturais. O carvão é usado para gerar eletricidade, enquanto o petróleo tem como derivados a gasolina, o butano (gás de cozinha), o diesel ou o querosene para aviões. Muitos cosméticos, lubrificantes e plásticos também são produtos do petróleo.

A nuclear, outro exemplo de energia não renovável, utiliza a energia liberada em um processo de transformação de núcleos atômicos, sendo o urânio um dos elementos mais utilizados.

Principais diferenças entre energia renovável e não renovável

Como principais diferenças entre a energia renovável e a energia não renovável são:

Energia não renovável:

  • É obtida a partir de restos antigos e fossilizados de plantas e animais que viveram na Terra há muito tempo.

  • Leva muito tempo para que esses recursos sejam criados e reabastecidos de forma natural.

  • São recursos finitos.

  • Muitas vezes são poluentes ou passíveis de contaminar o ambiente.

Energia renovável:

  • São reabastecidas com muito mais rapidez.

  • São recursos naturais inesgotáveis.

  • São fontes limpas e geram poucos impactos ambientais.

Seguindo a tendência de buscar soluções limpas e sustentáveis, cada vez mais pessoas optam pela instalação de painéis solares que geram e fornecem eletricidade através da energia solar.

A substituição da fonte energética reduz a dependência da rede convencional de eletricidade e o consumo de energia (kwh) – e consequentemente o valor da conta de luz.

Energia não renovável e a mudança climática

Os combustíveis fósseis são materiais que contêm hidrocarbonetos, como carvão ou gás, encontrados na crosta terrestre e formados no passado geológico a partir de restos de organismos vivos. Essas fontes de energia são responsáveis ​​pela maioria das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

Quando carvão, gás natural e óleo são queimados para obter energia, eles emitem gases como o dióxido de carbono. Esse processo realizado continuamente é uma das causas das mudanças climáticas.

Se as emissões dos gases continuarem sem controle, a atmosfera pode se aquecer até 2,4ºC acima dos níveis pré-industriais até 2040, de acordo com os acordos internacionais firmados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

Os cientistas afirmam que esse aumento na temperatura ameaçaria a vida no planeta de várias maneiras, inclusive causando uma severa escassez de água, haveria mais poluição no ar, aumento do nível dos oceanos, perdas de habitats naturais para muitas espécies, mais ondas de calor e derretimento das calotas polares.

Nos últimos 150 anos, os humanos foram e continuam sendo os responsáveis ​​pela grande maioria do aumento desses gases na atmosfera, e a queima de combustíveis fósseis por meio de atividades é uma das principais formas de acelerar esse processo.

E aí? Ainda tem dúvidas sobre como você pode fazer a diferença com a sua energia? Vem falar com a gente!

Qual a diferença entre recursos naturais renováveis e não renováveis Cite exemplos?

Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.

Qual a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis Brainly?

Energia renovável é aquela que está disponível na natureza, e a sua utilização não causa danos para o meio ambiente, enquanto isso a energia não renovável é aquela que não está disponível e que para sua obtenção e utilização causa resultados negativos.

Quais são os tipos de energias renováveis e não renováveis?

Os combustíveis podem derivar de fontes renováveis, como a biomassa e óleos vegetais, sendo conhecidos como biocombustíveis. Podem derivar de fontes não renováveis de energia, como o petróleo e o gás natural, sendo conhecidos como combustíveis fósseis.

O que é uma fonte de energia não renovável?

Fontes de energia não renováveis As fontes de energia que pertencem a este grupo são finitas ou esgotáveis. Para a maioria delas, a reposição na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão.