Qual a diferença entre tártaro e placa bacteriana

Qual a diferença entre tártaro e placa bacteriana

Tártaro

O tártaro é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, adquirindo coloração marrom ou amarelada. O tártaro também pode ocorrer na gengiva, propiciando a inflamação dessa região (gengivite). 

A presença do tártaro pode trazer diversos problemas à saúde bucal, por isso, é importante prevenir essa condição. A escovação diária, principalmente depois das refeições, é fundamental, bem como a visita regular ao dentista.

Placa bacteriana

A placa, ao contrário do tártaro, não apresenta coloração. É uma película fina, formada por uma massa de bactérias e resíduos de alimentos que se acumulam sobre os dentes.

No início, a placa bacteriana não se adere tanto aos dentes e sua remoção é fácil de ser feita através da escovação. Porém, quando essa placa não é removida, tende a aumentar com a proliferação das bactérias, propiciando a formação do tártaro.

Cárie

A cárie ocorre quando há destruição de alguns tecidos do dente, como a dentina, devido à produção de ácidos pelas bactérias da placa bacteriana. Quando há excesso de consumo de açúcares e falta de higiene bucal adequada, essa produção de ácidos é maior, aumentando o dano aos dentes.

Em todos esses casos, é importante manter a higiene bucal de forma adequada e visitar regularmente o dentista para prevenir maiores danos e o comprometimento da sua saúde bucal.

É normal ficar confuso e não saber muito bem a diferença entre tártaro e placa bacteriana. Afinal, qual é a semelhança e o que distingue um do outro? Saiba desde já, porém, que os dois são considerados um problema para a saúde da boca e a higiene bucal é imprescindível para impedir que eles provoquem danos aos dentes e gengivas.

Abaixo, veja a diferença entre os dois e o que fazer para prevenir!

Sabe quando você come algum alimento e, na correria - ou por preguiça - deixa de escovar os dentes? Pois é bem nessa hora que as bactérias presentes na boca fazem a festa: elas aproveitam a oportunidade pelo fato de ainda ter restos de alimentos na boca para se reproduzirem e formarem a placa bacteriana ou, como também é conhecido, o biofilme dental.

A característica dessa placa bacteriana é que ela é transparente e pegajosa, e é formada tanto pelas bactérias como pelos açúcares. E você sabia que ela é a principal causa de cáries? É por isso que quando o dentista recomenda escovar os dentes depois de cada refeição, ele não está exagerando.

E é justamente essa placa bacteriana que, se não for removida todos os dias por meio de uma boa escovação, pode endurecer e se transformar no tártaro.

O tártaro, também conhecido com cálculo dental, não se forma do além, mas sim em consequência da negligência com a saúde bucal, ou seja, com a falta de escovação diária e descuido em remover a placa bacteriana. Com a falta dessa atenção, a placa bacteriana endurece e forma o tártaro, deixando aquela aparência amarelada ou até mesmo marrom na raiz dos dentes.

Erra quem pensa que o tártaro é apenas um problema estético evidenciado na hora de um sorriso mais largo. O tártaro pode, sim, trazer consequências sérias à saúde bucal. E não adianta tentar removê-lo em casa, você pode acabar se machucando. Quando o tártaro já se instalou nos dentes, apenas o dentista pode removê-lo.

Além da cárie, que pode levar a danos nos dentes e até mesmo à perda deles, a gengivite, que é uma inflamação na gengiva, pode evoluir para uma periodontite e trazer sérias complicações à saúde da boca.

Isso porque as toxinas e bactérias presentes no tártaro irritam a gengiva e podem provocar essa inflamação. O resultado é uma gengiva mais sensível, que sangra com facilidade, bem como apresenta coloração mais avermelhada.

A gengivite, quando não tratada, pode evoluir para a periodontite, uma doença que leva ao enfraquecimento dos ossos que sustentam o dente e, portanto, pode levar à perda dos dentes. Não deixe chegar a esse ponto e previna-se muito antes disso!

Em primeiro lugar, ter uma boa higiene bucal é fundamental. E não é difícil: basta escovar os dentes (e língua) após todas as refeições, usar fio/fita dental e complementar a limpeza com um enxaguante bucal. Isso fará com que o biofilme dental seja removido, não dando chance e tempo para que ele endureça e se transforme em tártaro.

E, claro, é possível prevenir ainda mais usando cremes dentais adequados e formulados para evitar o tártaro, como Colgate Total 12® Anti Tártaro. A fórmula conta com uma tecnologia antibacteriana avançada, que reduz em até 40% a formação do tártaro*.

Além dessa ação, também protege toda a boca. O uso contínuo do creme dental Colgate Total 12® Anti Tártaro (4 semanas) faz com que os dentes, gengiva, bochechas e língua fiquem protegidos contra bactérias por até 12 horas.

O enxaguante bucal Colgate Total 12® Anti Tártaro também é aliado na hora de exterminar as bactérias. Além de proteger a boca por até 12 horas, ele também elimina até 99% das bactérias.

*vs creme dental com flúor sem ingrediente antibacteriano.

Como remover placa bacteriana e tártaro?

“A placa bacteriana pode ser removida com a escovação e o fio dental. Se isso não for feito com frequência, ela se mineraliza [dando origem ao tártaro]. O cálculo tem consistência endurecida e, por isso, não pode ser removido com escova e fio.

Quanto tempo a placa vira tártaro?

Muitos não sabem, mas 12 horas sem escovar os dentes torna-se uma festança para as bactérias, os ácidos gerados por esses bichinhos indesejáveis desgastam elementos do esmalte do dente. Com o passar do tempo esse acúmulo e produção de bactérias faz presente um amarelão, o tártaro!

O que remove a placa bacteriana?

A placa bacteriana é o resultado do acúmulo de resíduos alimentares em áreas onde não conseguimos realizar uma higienização adequada. A sua remoção é feita com a escovação complementada pelo fio dental.

Como saber se tenho placa bacteriana?

Um período depois de comer e antes de escovar os dentes, observe entre um dente e outro que há uma película incolor ou branca sobre eles, ela é a placa bacteriana.