Qual a diferença entre zumba e fit dance

Como se diz na Bahia, chegou a hora de “remexer o esqueleto”. Você tá louco para sacudir a poeira, se divertir e, de quebra, ainda queimar muitas calorias e manter a forma? Uma das maneiras mais divertidas de se fazer isso é praticando zumba ou FitDance. Mas, afinal, qual é a diferença entre zumba e FitDance?

Antes de tudo, vamos falar das similaridades. Tanto o FitDance quanto a zumba são usados para melhorar o condicionamento físico dos seus praticantes e aumentar o gasto calórico.

As duas atividades são também marcas patenteadas, ou seja, exigem que os professores recebam treinamento específico e uma autorização para ensinar os movimentos a outros alunos.

E o mais importante: ambas são super divertidas de serem praticadas e funcionam muito bem. Qual é a melhor opção depende muito de seu gosto, de sua habilidade na dança e do grau de complexidade que você quer enfrentar.

Outras vantagens são a melhora da autoestima e do bem-estar. As duas práticas também aceleram o metabolismo, fortalecem a musculatura, melhoram a memória, a postura e a noção espacial e fortalecem o coração.

O que é o FitDance

Assim como a zumba, o FitDance é basicamente uma aula de dança. É uma atividade intensa que proporciona a queima de muitas calorias. Os movimentos são baseados em diversos ritmos musicais populares, como axé, pagode, funk e até mesmo sertanejo.

Uma vantagem é que as aulas são sempre divertidas e nem parece que você saiu para treinar. A ideia é dançar, dançar e dançar. Pura diversão, como uma festa. As coreografias são muito elaboradas e precisam ser aprendidas passo a passo e com muita repetição até ficarem perfeitas.

A maioria dos praticantes tem dois objetivos: queimar calorias mas, também, aprender as coreografias para fazer sucesso nas “baladas”.

O que é a zumba

Diferentemente do FitDance, a zumba não é uma atividade física brasileira. Ela foi criada na Colômbia e, por isso, o ritmo usado é bem específico, latino e dançante.

Via de regra, as aulas de zumba não são feitas usando os grandes sucessos do momento no Brasil, por isso, nada de ir à academia achando que vai requebrar ao som de Anitta ou Parangolé. Suas coreografias são simples e, por isso, fáceis de serem realizadas.

Flexibilidade na zumba e no FitDance

Agora que você já sabe as diferenças “oficiais” entre zumba e FitDance, é preciso esclarecer uma coisa. No Brasil, a linha que separa uma modalidade da outra é bem tênue. Muitos professores de zumba, para agradar seus alunos, fazem as aulas com os mesmos ritmos do FitDance, mas com coreografias simples e de aprendizado rápido.

Portanto, antes de se matricular em uma academia, vale a pena fazer uma aula experimental e perguntar ao professor qual é a trilha sonora da atividade, para não correr o risco de se decepcionar.

Agora que você já sabe a diferença entre zumba e FitDance, qual vai ser a modalidade escolhida para ficar em forma? Conte para a gente nos comentários.

Qual a diferença de zumba e FitDance?

A Zumba é uma ginástica que usa a dança para eliminar calorias e turbinar a saúde. 💃🏻 Já o FitDance foca em coreografias modernas, mas também ajuda a queimar calorias e garante uma boa diversão.

O que emagrece mais zumba ou FitDance?

Para responder às perguntas comuns como “dançar emagrece quantos quilos” ou “dançar emagrece quantas calorias”, tomemos a zumba como exemplo. Um treino de zumba pode proporcionar um gasto de 400 a 1000 calorias por hora. Já com a dança do ventre, menos intensa, o gasto total em uma hora fica entre 300 a 400 calorias.

O que e Fit Dance?

O nome já adianta: passos de dança adaptados para o universo fitness. As coreografias são montadas por especialistas e os movimentos de baixa e alta complexidade são intercalados para trabalhar o corpo todo. Apesar da coreografia elaborada, na aula de FitDance só há uma regra: seguir o ritmo e se divertir.

E possível emagrecer com Fit Dance?

O FitDance é uma atividade aeróbica, que estimula diversos músculos e acelera o metabolismo. Com isso, além de gastar calorias durante a aula, o seu corpo continua “funcionando” e gastando calorias depois. Ou seja: esta aula pode ser uma forte aliada no processo de emagrecimento. Dançar não é só diversão!