Qual a função do ouvido e da orelha média?

Nos mamíferos, o órgão responsável pela audição é a orelha (ouvido) que é dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.

A orelha externa é formada pela aurícula, responsável pela captação do som, e pelo canal auditivo, que é também chamado de meato acústico externo. A orelha externa é rica em pelos e glândulas produtoras de uma substância muito importante na retenção de partículas de poeira e micro-organismos, o cerúmen, muito conhecido como cera do ouvido. Logo ao final do canal auditivo encontramos uma fina membrana chamada de membrana timpânica ou tímpano, que separa a orelha externa da orelha média.

Na orelha média, o tímpano repassa as vibrações recebidas pelo canal auditivo a três pequenos ossos chamados de martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos são articulados entre si, e atuam como amplificadores e transmissores das vibrações à orelha interna. Através de um canal chamado de tuba auditiva, antes chamada de trompa de Eustáquio, a orelha média faz comunicação com nossa garganta. Essa comunicação é importante porque atua no equilíbrio da pressão no interior da orelha de acordo com a pressão do meio externo. Quando viajamos de avião, ou subimos e descemos uma serra, podemos sentir uma pressão em nossas orelhas. Isso ocorre porque há uma diferença entre a pressão dentro do canal auditivo médio e a pressão atmosférica. Se subirmos uma serra, a pressão atmosférica diminui em relação à pressão no interior da orelha, e o tímpano é empurrado para fora. Se descermos a serra, a pressão atmosférica aumenta em relação à pressão no interior da orelha, e o tímpano é empurrado para dentro. À medida que o ar que está dentro da tuba auditiva sai, a pressão se equilibra, voltando ao normal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na orelha interna podemos encontrar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio e pela captação de estímulos sonoros, sendo que um desses órgãos é chamado de cóclea. A cóclea é um longo tubo que se assemelha à concha de um caracol, e que se divide em três compartimentos, todos cheios de líquido. Em um dos compartimentos da cóclea encontramos o órgão de Corti, chamado de órgão espiral pela nova nomenclatura, que contém células sensoriais ricas em cílios responsáveis pela captação dos sons. Já em outro compartimento encontramos a janela oval, que se conecta ao osso estribo. Quando o som passa pelo estribo, ele o transmite à janela oval, fazendo-a vibrar e transmitir essa vibração ao líquido coclear. As vibrações desse líquido fazem os cílios das células sensoriais encostarem-se a uma membrana chamada de membrana tectórica ou membrana tectorial, gerando impulsos nervosos que são conduzidos pelo nervo auditivo até o centro de audição no SNC (sistema nervoso central), onde o som é percebido.

Ainda na orelha interna podemos encontrar o sáculo, o utrículo e os canais semicirculares, estruturas responsáveis pelo equilíbrio, e que pode ser visto com mais detalhes no artigo “Equilíbrio”.

Nesse artigo você irá aprender sobre a função do ouvido médio, suas parte e como as ondas sonoras são transmitidas através do ouvido médio.

Qual a função do ouvido e da orelha média?

O que é o ouvido médio?

O ouvido médio é a parte do ouvido que se encontra entre o tímpano e a janela oval. A função do ouvido médio é transmitir som do ouvido externo para o ouvido interno.

A anatomia do ouvido médio

O ouvido médio consiste em três ossículos (o martelo, a bigorna e o estribo) e da janela oval, da janela redonda e do tubo de Eustáquio.

Os ossículos do ouvido médio

O ouvido médio é bem estreito, chegando a medir aproximadamente de 8 a 10 milímetros de diâmetro sendo alargado por meio de pequenos músculos. A pressão das ondas sonoras faz o tímpano vibrar e essas ondas são transmitidas para o ouvido através de três ossículos chamados martelo, bigorna e estribo. Estes ossículos formam uma “ponte” e o estribo, que é o último ossículo, é conectado à janela oval.

Janela oval

O que é janela oval? A janela oval, que se encontra no ouvido médio, é uma membrana que cobre a entrada da cóclea no ouvido interno. Quando  o tímpano vibra, as ondas sonoras são transmitidas para os ossículos do ouvido interno que se desloca através do martelo e bigorna para o estribo e, finalmente, para a janela oval.

Quando as ondas sonoras são transmitidas do tímpano  para a janela oval do ouvido médio, este passa a funcionar como um transformador acústico, o qual amplia as ondas sonoras antes delas serem deslocadas para o ouvido interno. A pressão das ondas sonoras, na janela oval, é aproximadamente 20 vezes mais elevada  que  do tímpano.

A pressão é aumentada devido a diferença do tamanho entre a superfície do tímpano e da janela oval que é bastante estreita. O mesmo princípio se aplica a uma pessoa que usa um sapato de salto alto, o qual causa mais dor na superfície do calcanhar do que um sapato baixo com uma superfície mais larga.

A janela redonda

No ouvido médio, a janela redonda vibra no sentido oposto para que vibrações sejam transmitidas ao ouvido interno através da janela oval. Dessa forma, o líquido é liberado para que a cóclea se movimente.

Trompa de Eustáquio

O que é Trompa de Eustáquio? Uma outra função importante do ouvido médio é realizada pela Trompa de Eustáquio, a qual encontra-se também no ouvido médio. Este conecta o ouvido com  a parte final do palato. A função do Trompa de Eustáquio é equilibrar a pressão do ar, nos dois lados do tímpano, assegurando que não haja aumento de pressão no ouvido.

Na maioria dos casos a pressão é igualada automaticamente, mas quando isso não ocorre providências são tomadas no sentido de obter de energia. Essa ação irá forçar o tubo para conectar o palato com o ouvido, possibilitando portanto a uniformização da pressão.

O aumento da pressão no ouvido pode ocorrer em situações em que a pressão interna do tímpano é diferente da externa. Se a pressão não for uniformalizada esta irá intensificar-se no tímpano impedindo uma vibração correta. Uma vibração reduzida resulta numa leve redução da habilidade auditiva. Essa diferença significante de pressão irá causar desconforto e dores. A pressão no ouvido irá ocorrer, com frequência, durante viagens aéreas e em passeios em áreas montanhosas.

O ouvido médio é apenas uma parte de aparatos fascinantes que nos permitem não apenas ouvir, mas manter também nosso equilíbrio. Você poderá aprender mais na nossa website, acerca de todas as partes do ouvido humano, entender as funções e partes do ouvido externo e do ouvido interno.

Qual é a função da orelha média?

3- ORELHA MÉDIA Seu papel mais importante é a equalização das impedâncias da orelha média (vibrações aéreas que invadem a membrana timpânica) e da interna (variações de pressão nos compartimentos líquidos da orelha interna).

Qual é a função da orelha externa orelha média e orelha interna?

Enquanto os ouvidos externo e médio estão mais relacionadas à transmissão do som, o ouvido interno contém o órgão da audição e balanço (órgão vestíbulococlear). Ele consiste em um labirinto ósseo e um labirinto membranoso.

Qual é a função do ouvido?

O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido médio. O ouvido médio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibrações internas da estrutura óssea da ouvido médio e finalmente transformar estas vibrações em uma onda de compressão ao ouvido interno.

O que é ouvido médio?

O ouvido médio é formado pelo tímpano (membrana timpânica) e por uma pequena câmara, cheia de ar, que contém uma cadeia de três pequenos ossos (ossículos) que ligam o tímpano ao ouvido interno (consulte Ouvido médio. Eles funcionam em conjunto, convertendo as ondas sonoras em impulsos nervosos que viajam até...