Qual a importância da análise do ensino de Psicologia na área da enfermagem?

Qual a importância da análise do ensino de Psicologia na área da enfermagem?

Qual o principal objetivo da Psicologia Aplicada a enfermagem?

É necessário aplicar a psicologia na área da enfermagem para que os futuros profissionais possam aprender e compreender um novo olhar ao estabelecer seu relacionamento com o paciente e também seus familiares, e não deixar essas práticas somente com o profissional da área de assistência social.

Qual a sua expectativa com a disciplina Psicologia Aplicada a enfermagem?

De acordo com os entrevistados, a Psicologia pode ajudar o profissional de enfermagem na compreensão do comportamento do paciente, bem como a vê-lo de forma integral; mas no que tange às expectativas quanto à disciplina Psicologia Aplicada à Enfermagem, os alunos entrevistados expressam a necessidade de um "roteiro de ...

O que estuda a psicologia da saúde?

A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.

O que a psicologia tem haver com a enfermagem?

Aliar a psicologia com a enfermagem é fundamental para a preparação do futuro profissional com a realidade que ele vai encontrar após a formação. A paciente quando é acometido pela doença entra em um estado de abalo emocional, de insatisfação, de medo e também de angústia.

Qual a importância do conhecimento psicológico para formação do técnico de enfermagem?

No caso dos técnicos em enfermagem, isso não é diferente. ... À medida que aplica a psicologia na enfermagem, o profissional se mostra mais disposto para ajudar o paciente a ter mais qualidade de vida. Afinal, o aspecto emocional tem uma grande influência em nossa saúde.

Qual a importância do profissional da enfermagem compreender o desenvolvimento humano?

Segundo Motta e Luz (2003), o conhecimento dos aspectos relacionados com o desenvolvimento humano é essencial aos enfermeiros que cuidam do indivíduo e família nas diferentes etapas da vida.

Quando é necessária a permissão de trabalho?

Neste artigo falaremos sobre a Permissão de Trabalho (PT), quando é necessária, porque aplicar, sua ligação com a Análise Preliminar de Risco, dentre outros assuntos. O formulário é muito importante, acompanhe.

Qual o tipo de formação do psicólogo do trabalho?

Há dois tipos possíveis de formação: bacharelado ou licenciatura. Para o caso do psicólogo do trabalho, indicamos apostar no bacharelado, já que o curso de licenciatura tem foco na formação de profissionais para o universo da educação (um psicólogo que queira trabalhar com formação pedagógica ou orientação educacional, por exemplo).

Qual o campo de atuação do psicólogo do trabalho?

Daí a elevada importância social e humana que tem o psicólogo do trabalho. Os profissionais da Psicologia do Trabalho têm um campo bastante amplo de colocação no mercado. Podem trabalhar em empresas dos mais variados segmentos, no serviço público, em escritórios de consultoria e ainda no meio universitário, dedicando-se a pesquisas acadêmicas.

Qual a psicologia do trabalho?

A psicologia do trabalho dispõe de metodologia e objectivos próprios, ainda que lembre um pouco a psicologia social. O seu objecto de estudo é a conduta do ser humano no contexto do trabalho, a partir de uma perspectiva individual, grupal (colectiva) e social.

Grátis

3 pág.

Qual a importância da análise do ensino de Psicologia na área da enfermagem?

Qual a importância da análise do ensino de Psicologia na área da enfermagem?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

DARLANI NUNES DO NASCIMENTO
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE PSICOLOGIA PARA O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Universidade Estadual do Piauí
07/2019
A importância do conhecimento de psicologia para o profissional de enfermagem
A psicologia é uma ciência recente, que tem suas origens na filosofia. Hoje em dia é comumente definida como a ciência que estuda o comportamento humano, sendo aplicada em diferentes áreas como, na indústria, na educação, na saúde e em muitas outras áreas. O profissional da saúde, em especifico o enfermeiro, é o auxiliar quem executa a maior parte das tarefas com o enfermo, consequentemente, será o profissional que vai mais lidar com os comportamentos do paciente. Dessa forma é de extrema relevância estudar a psicologia, para que possa identificar e compreender melhor as necessidades do indivíduo e assim poder executar um ótimo trabalho na assistência ao paciente.
 No nosso dia a dia é comum utilizamos o que chamamos de psicologia do senso comum. Observamos e tentamos explicar o nosso próprio comportamento e o dos outros, ou seja, é um conhecimento empírico que é passado de geração a geração e que muitas vezes servem de base para as decisões que as pessoas tomam no dia-a-dia. Entretanto, no âmbito da enfermagem, uma psicologia construída a partir de observações casuais tem algumas fraquezas críticas, o senso comum não proporciona decisões adequadas para a avaliação de questões complexas, por exemplo, como atuar diante um paciente terminal. Portanto é necessário além do senso comum, adquirir uma psicologia cientifica, para ter uma maior compreensão e assim adotar um comportamento mais adequado. 
 	Ademais, percebe-se que o paciente além de apresentar sintomas da doença, possui problemas sociais, econômicos, pessoais, psicológicos que podem influenciar e contribuir para o surgimento de novas doenças. Portanto as relações interpessoais são de grande importância para o sucesso dos tratamentos dos pacientes, se o profissional tem conhecimento sobre a situação psicológica de seus pacientes e também das formas de seu comportamento, isso facilitará e colaborará na administração da terapêutica e prevenção da saúde e bem-estar do indivíduo. Na qual, estudar as teorias da psicologia, como o behaviorismo, que tem como objeto de estudo o comportamento, e a psicanalise, que estuda o desenvolvimento afetivo e a personalidade, irá proporcionar uma percepção melhor a condição da criança, do adolescente e dos adultos em diferentes contextos.
É necessário ainda observar que o enfermeiro é um elemento, na qual, o paciente se apoia na busca de informação, suporte emocional, satisfação de suas necessidades básicas, tais como: alimentação, segurança, higiene e conforto. Deve-se estar ciente de que está cuidando, e não somente tratando, de um paciente. O filósofo Daniel Callahan, comenta que, o cuidar é algo que necessita de tempo, atenção dedicação para que possa prover uma situação suportável, pelo menos ao que não leve ao abandono, já que há uma tendência a desistir do tratamento caso o paciente, não sinta confiança no profissional, e isso depende da técnica e da competência do enfermeiro. Além disso é importante ressaltar que o enfermeiro deverá conciliar suas emoções para que não haja nenhum conflito com o paciente, pois problemas pessoais podem interferir no tratamento do enfermo.
Assim sendo, a psicologia é uma ciência significativa na área da enfermagem, pois busca compreender o ser humano, na qual possibilita adquirir conhecimentos e habilidades imprescindíveis para uma melhor ação do enfermeiro em relação as necessidades e bem-estar do paciente.
Referências Bibliográficas
Bock, A.M.B., Furtado, O. & Teixeira, M.L.T. (1999). Psicologias - Uma introdução ao estudo de Psicologia. Editora Saraiva: São Paulo
Peter & Harrington, Heather (1978). Psicologia e Psiquiatria na enfermagem. E.P.U.: São Paulo.

Qual a importância do estudo da psicologia para a enfermagem?

É necessário aplicar a psicologia na área da enfermagem para que os futuros profissionais possam aprender e compreender um novo olhar ao estabelecer seu relacionamento com o paciente e também seus familiares, e não deixar essas práticas somente com o profissional da área de assistência social.

Qual a importância do estudo da psicologia na área da saúde?

A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.

Qual a relação com a psicologia com a enfermagem?

Como a Psicologia pode ajudar o enfermeiro? A estrutura emocional do enfermeiro deve estar bem firme e saudável para que ele possa lidar com os desafios das suas atividades profissionais e o atendimento de pessoas em diferentes níveis de sofrimento.