Qual a importância da ciência tecnológica e inovação no Brasil?

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1



O enfrentamento mundial e emergencial à COVID-19 tem exigido esforços e investimentos inestimáveis. Uma situação excepcional – uma pandemia de grandes proporções e impactos globais – mais uma vez recorre à ciência em busca de respostas e alternativas. E não poderia ser diferente. Mas a gravidade da situação tem exigido mais do que a aplicação de conhecimentos e recursos. Demanda cooperação, articulação, interação, troca de informação, transferência de tecnologia, multilateralismo, superação de limites e, sobretudo, compromisso com a vida na Terra. Não há como chegar a tudo isso sem contar com ações transversais.

Os debates sobre temas e ações transversais não são novidade no meio da ciência, da tecnologia e das inovações (CT&I), nem se restringem a um ou outro campo do conhecimento. Cada vez mais se reconhece a transversalidade como atributo fundamental, efetivo e atual nas agendas voltadas ao desenvolvimento equitativo e sustentável. Assim como no caso da pandemia de COVID-19, a superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais, depende de ações que considerem os avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento, e que sejam capazes de integrá-los e otimizá-los, em benefício da humanidade e do planeta.


Entenda como funciona a semana SNCT. Disponível em: < https://semanact.mcti.gov.br/entenda-como-funciona-a-semana-snct/ > Acesso em 01 set. 2021


TEXTO 2


Agregando-se às perspectivas nacionais e internacionais, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) considera o tema da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações como estratégico e oportuno aos novos planejamentos e principalmente à reflexão sobre o momento em que vivemos, e o que desejamos para o futuro. Atualmente, são 12 temas estratégicos previstos que demandam ações transversais de CT&I: Aeroespacial e defesa; Água; Alimentos; Biomas e Bioeconomia; Ciências e Tecnologias Sociais; Clima; Economia e Sociedade Digital; Energia; Minerais Estratégicos; Nuclear; Saúde: Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.


Entenda como funciona a semana SNCT. Disponível em: < https://semanact.mcti.gov.br/entenda-como-funciona-a-semana-snct/ Acesso em 01 set. 2021.


TEXTO 3


Qual a importância da ciência tecnológica e inovação no Brasil?


TEXTO 4


Entidades de pesquisa criticam proposta que retira R$ 600 milhões em investimentos

O projeto aprovado pelo Congresso que remaneja mais de R$ 600 milhões que seriam usados para bolsas de estudo e apoio à pesquisa gerou críticas entre entidades do setor.

Elas apontam que trata-se de um golpe na ciência que prejudica o desenvolvimento do país e impede iniciativas de pesquisa, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Da forma como foi aprovada, a proposta tira 90% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e os transfere para outras áreas de sete ministérios. O FNDCT é administrado por um conselho ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O objetivo do fundo é financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico para promover o desenvolvimento econômico e social do país.


Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/10/09/entidades-de-pesquisa-criticam-proposta-que-retira-r-600-milhoes-em-investimentos.ghtml

ARBIX, Glauco. Dilemas da inovação no Brasil. In: TURCHI, Lenita M.; MORAES, José Mau-ro de (Org.). Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil: avanços recentes, limitações e pro-postas de ações. Brasília: Ipea, 2017, p. 47-80.

ARBIX, G. et al (Org.). Estratégias de inovação em sete países: EUA, Canadá, Irlanda, França, Rei-no Unido, Finlândia e Japão. Brasília: ABDI, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Presidência da República. Produtivismo includente: empreendedorismo vanguardista. Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos, Subsecretaria de Ações Estratégicas, 2015.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: MRE, 2016. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br /images/ed_desenvsust/Agenda2030completoportugus12fev2016.pdf.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Tecnologia, inovação e comunicações. Estratégia Nacio-nal de Ciência Tecnologia e Inovação 2016-2022. Brasília: MCT, 2016a.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 9.283, de 07 de fevereiro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9283.htm?

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Em busca do desenvolvimento perdido: um projeto novo-desenvolvimentista para o Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume I (A socieda-de em rede); Volume II (O poder da identidade); Vol. III (O fim do milênio). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

CGEE. Financiamento estadual à pesquisa acadêmica nas áreas de Ciências Humanas; Sociais Aplicadas; Linguística; Letras e Artes. Relatório de Pesquisa. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégi-cos, 2019.

CONFAP. Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa: orçamento executado 2007-2009. Brasília: Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, 2009 (pdf).

NEGRI, Fernanda de. Por uma nova geração de políticas de inovação no Brasil. In: TURCHI, Lenita M.; MORAES, José Mauro de (Org). Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil: avan-ços recentes, limitações e propostas de ações. Brasília: Ipea, 2017, p. 25-46.

EUROPEAN COMMISSION. Open innovation, open Science, open to the world: a vision for Europe. Brussels: European Commission, Directorate-General for Research and Innovation, 2016.

GAETANI, Francisco; ALMEIDA, Virgílio. O avanço digital e a natureza do trabalho em mu-tação. Valor Econômico, 7 dez. 2019. Disponível em: http://www.valor.com.br.

GARGIONI, Sergio Luiz (Ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina - FAPESC - e ex-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP). Entrevista cedida em 15 jul. 2019.

GIANNOTTI, José A.; MOUTINHO, Luiz Damon S. Os limites da política: uma divergência. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

IPEA e ASSECOR. Brasil 2035: cenários para o desenvolvimento. Brasília: Instituto de Pesqui-sa Econômica Aplicada / Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento, 2017.

LAYDER, Derek. New strategies in social research: an introduction and guide. Cambridge: Polity Press, 1993.

PEDROSA, Renato Hyuda de Luna; CHAIMOVICH, Hernan. Relatório Brasil. In: Relatório de ciência da Unesco. Rumo a 2030. Visão geral e cenário brasileiro. Brasília: Unesco, 2015.

LUND, Susan; MANYIKA, James; SPENCE, Michael. The Global Economy’s Next Winners. Foreign Affairs, July-August/2019, p. 121-130.

MAHONEY, James et al. Comparative historical analysis in the social sciences. New York: Cambridge University Press, 2003.

MAZZUCATO, Mariana; PENNA, Caetano (eds.). Mission-oriented finance for innovation. New ideas for investment-led growth. London: Rowman & Littlefield International, 2015.

PACHECO, Carlos Américo (Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP). Entrevista cedida em 13 dez. 2018.

RODRIK, Dani. The globalization paradox: why global markets, states, and democracy can’t co-exist. Oxford: Oxford University Press, 2011.

RODRIK, Dani. Economics rules: the rights and wrongs of the dismal science. New York: W.W Norton &, Company,2015.

RODRIK, Dani. Só inovação não basta. Valor Econômico, 10 jun. 2016, p. A15.

SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. São Paulo: Boitempo, 2018.

SANTANA, Jose Ricardo de (Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq). Entrevista cedida em 16 nov. 2018.

TILLY, C. Big structures, large processes, huge comparisons. New York: Russel Sage, 1984.

TURCHI, Maria Zaira (Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG - e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CON-FAP). Entrevista cedida em 20 dez. 2018.

VILELA, Evaldo Ferreira (Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG - do CONFAP). Entrevista cedida em 17 jul. 2019.

Qual a importância da ciência tecnológica é inovação no Brasil?

No Brasil, até o último dado disponível temos menos de 1,3% do PIB. A Ciência, a Tecnologia e a Inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.

Qual a importância da ciência tecnologia é da inovação para os dias atuais?

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.

Qual a importância da ciência é tecnologia para um país?

A ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) “são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades” (PACTI, 2007, p. 29).

Qual é a importância da tecnologia é inovação?

As inovações tecnológicas tornaram-se fortes aliadas dos negócios e são definidas pelo resultado da exploração de novas ideias, levando à criação de um produto, processo ou serviço totalmente novo ou melhorado, portanto, é muito importante manter o foco em inovações tecnológicas, pois são elas quem te trarão uma maior ...