Qual a importância da formação continuada do professor para o processo de aprendizagem dos alunos?

O mundo do trabalho é extremamente dinâmico; novos métodos, tendências, tecnologias e demandas surgem em uma velocidade acelerada. Logo, manter-se atualizado é crucial para realizar um bom trabalho e ter acesso a oportunidades. Com esse cenário, justifica-se a importância da formação continuada para todos os profissionais, inclusive da educação.

No caso do corpo docente, revisitar conhecimentos continuamente é fundamental. Afinal, professores e professoras trabalham com a educação e o desenvolvimento de jovens e crianças, por isso, é crucial poder se desenvolver e atualizar metodologias que acompanhem as novas gerações

Neste artigo, vamos entender melhor o que é formação continuada docente, seus objetivos e principais benefícios para profissionais e estudantes. Vamos também examinar o contexto real dessa prática no Brasil e destacar alguns desafios comuns. Acompanhe!

O que é formação continuada e qual é seu principal objetivo?

A formação continuada é um processo voltado para o aperfeiçoamento de conhecimentos, métodos e demais saberes necessários para o dia a dia na sala de aula.

Tal procedimento envolve a participação em cursos, seminários, congressos, grupos de estudo, ciclos de reuniões e outras atividades, com o intuito de promover ambientes para trocas, conexões e revisão de informações e práticas pedagógicas.

Com essas iniciativas, o corpo docente se mantém atualizado e constrói conhecimentos que aprimoram suas aulas e metodologias de ensino, elevando a qualidade da aprendizagem.

Assim como o mundo do trabalho, as escolas estão em constante transformação. As realidades e necessidades de alunas e alunos são diversas e multifacetadas. Sendo assim, a formação continuada tem o objetivo de gerar transformações nos contextos profissional e escolar do educador.

Para que docentes consigam acompanhar o ritmo das transformações e da aprendizagem de estudantes, é essencial ter um momento de renovação de conhecimentos e reflexão sobre práticas pedagógicas.

Com o apoio dessa capacitação continuada, professores e professoras têm melhores condições de aprimorar o ciclo de ensino e aprendizagem, além de elaborar planos de aula mais relevantes e conectados com a realidade e as demandas de jovens e crianças.

Quais são os principais benefícios que a formação continuada proporciona?

A formação continuada oferece muitas vantagens tanto para o corpo docente quanto para estudantes. Vamos conhecer os principais ganhos dessa iniciativa a seguir, confira!

Aprimora a qualidade do ensino

Indiscutivelmente, o benefício de maior destaque da formação continuada é o impacto que ela causa na qualidade do ensino.

Ao se capacitarem e entrarem em contato com novas tecnologias, abordagens, técnicas e conhecimentos, docentes têm a oportunidade de melhorar seus planos de aula, articular novas estratégias e refletir sobre caminhos diferentes para lidar com os desafios da sala de aula e as dificuldades de estudantes.

Permite apurar a percepção sobre as dificuldades de aprendizagem

Conforme mencionado, programas de formação continuada muitas vezes envolvem trocas com outros docentes e especialistas, o que sempre enriquece o debate e o repertório de saberes.

Por meio dessas conversas, profissionais podem ter uma visão mais abrangente das principais questões de estudantes hoje em dia e dos desafios que permeiam a jornada de ensino e aprendizado.

Esse tipo de ambiente de conhecimento plural constitui uma chance de conhecer outras perspectivas e olhares, permitindo que se enxerguem questões que antes não eram percebidas.

Além do mais, com uma rotina de estudos, professores e professoras entram em contato com novos métodos, ferramentas e recursos que podem ser usados para contornar as dificuldades de estudantes ou crises comuns em sala de aula.

Aumenta o engajamento de estudantes

Jovens e crianças se beneficiam muito de poderem contar com o apoio de professores capacitados. Tal fato ocorre porque, ao revisitarem metodologias e técnicas, docentes podem incorporar em suas aulas atividades que fujam da rotina e que estimulem a curiosidade de estudantes a aprender, sua autonomia e criticidade.

Em aulas de idiomas como o inglês, por exemplo, é uma boa ideia usar músicas, vídeos ou conteúdos semelhantes. Ao trazer esse tipo de recurso dinâmico para a aulas, além da metodologia de projetos, docentes conseguem propor atividades que trabalham e integram as diversas habilidades da língua de forma espontânea, natural e relevante.

Dessa maneira, estudantes têm a oportunidade de exercitar capacidades orais, escritas, de leitura e compreensão de forma autêntica e dentro de um contexto, o que se apresenta como um formato mais enriquecedor e produtivo do que apenas a reprodução mecânica de um conteúdo.

Formação continuada para docentes de inglês: desafios e contexto atual

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação continuada é obrigatória em todas as escolas e redes de ensino. Contudo, apesar da sua importância e inúmeros benefícios, dados mostram que essa realidade está distante da prática. 

A formação continuada ainda é um desafio para muitos educadores, sobretudo nas escolas públicas, onde o corpo docente tem pouco acesso a oportunidades e há pouco investimento e oferta de capacitação por parte do poder público.

Vale notar que, especialmente no ensino público, grande parte dos docentes de inglês está sobrecarregada. Muitos acumulam mais de seis turmas por semana — em muitas ocasiões, o mesmo educador leciona em mais de uma rede de ensino, além de mais de uma matéria e em classes com um alto número de crianças e jovens.

Com um grande volume de aulas e estudantes para lidar, além de planejamento de aulas, correção de exercícios e outras tarefas, o tempo que sobra é insuficiente para que os profissionais possam se dedicar à formação continuada. Somado a isso, quando há oportunidades de formação, muitas vezes os professores e professoras não são liberados pelas escolas, tendo que usar seu tempo livre para essas atividades.

Por conta disso, muitos educadores acabam optando por cursos de curta duração de, em média, 40 horas, e mais de 60% afirmam não ter realizado uma formação complementar acima de 80h — no caso dos professores de inglês, menos de 1% teve acesso a esse tipo de capacitação.

Além disso, muitos professores e professoras lidam com a falta de estrutura e materiais nas escolas, tendo que trabalhar com os poucos recursos disponíveis, o que dificulta a elaboração de atividades diferentes e inovadoras para a sala de aula.

Nesse panorama, a formação continuada não pode ser vista como um investimento tão e somente do professor como indivíduo, e sim um esforço coletivo, em que as redes de ensino e, por conseguinte, as escolas fomentem essas iniciativas, liberando professores para que participem de formações e reservando tempo e espaço para que essas trocas aconteçam.

No mais, é importante que haja formações no bojo de outros componentes, para que professores de inglês possam interagir com docentes de outras áreas. No entanto, para a língua inglesa, é essencial ter formação didático-pedagógica aliada à formação para o aprimoramento linguístico.

Assim, apesar de o acesso a uma formação continuada adequada ser um desafio no cenário atual, trata-se de um recurso extremamente vantajoso tanto para educadores como para estudantes. No caso da língua inglesa, esse desafio é por vezes maior, uma vez que aprimorar o conhecimento no próprio idioma é necessário para uma formação continuada. 

Nesse sentido, a internet tem favorecido essa jornada de aprimoramento, uma vez que existem vários cursos e conteúdos de qualidade a um clique de distância, como a plataforma do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa. Assim, facilita-se o contato de professores e professoras com novas ideias e saberes que permitam uma capacitação contínua.

Ainda, sabendo de todos esses desafios e buscando apoiar professores nessa jornada, o UK-Brazil Skills for Prosperity em parceria com a Nova Escola desenvolveram o curso de inglês LIFT (Language Improvement for Teachers) e o curso Xperience.

Quer expandir seus conhecimentos e práticas sobre o ensino da língua inglesa? Siga nossas páginas nas redes sociais para conferir nossas atualizações! Estamos no Instagram, Twitter, Facebook e YouTube.

Qual a importância da formação continuada para professores no processo educativo?

A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

Qual a importância de uma formação continuada?

A formação continuada é uma forma que o professor tem de se preparar para o futuro e conquistar melhores condições profissionais. Seja no âmbito acadêmico, através de pós-graduações ou em cursos livres, é na melhoria da prática docente que ela é ancorada, vista como um processo permanente e constante.

Qual a importância da formação continuada do professor para uma boa prática pedagógica no contexto atual?

A formação continuada é o processo no qual os docentes perpetuam o aperfeiçoamento de todos os saberes necessários ao trabalho na escola. O objetivo é garantir que o conhecimento seja repassado de forma abrangente e efetiva, promovendo uma aprendizagem enriquecedora aos alunos.

Qual a importância da formação inicial e continuada para o bom desenvolvimento das práticas pedagógicas?

A formação continuada de professores possibilita a atualização de conhecimentos, troca de experiências profissionais e docentes aprimorando o fazer docente, entre outros.