Qual a importância da segurança do paciente para a equipe de enfermagem?

Este estudo teve como objetivo compreender a importância da segurança do paciente em unidade hospitalar e identificar o papel da equipe de enfermagem na segurança do paciente em unidade hospitalar.

Trata-se de uma revisão de literatura e a estratégia de busca foi à consulta à base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), na qual foram incluídos trabalhos publicados no formato de artigos, em português; disponíveis na íntegra no formato eletrônico entre os anos de 2006-2017.

A análise dos 24 artigos selecionados revelou cinco categorias, sendo um breve histórico referente à segurança do paciente no mundo e no Brasil, como a segurança do paciente é vista nas unidades hospitalares, o papel da enfermagem na segurança dos pacientes hospitalizados, os dificultadores e os facilitadores para que a assistência de enfermagem aconteça de forma segura e eficaz, garantindo não somente ao profissional mas também ao paciente o cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente.

Autoras: SIMONE CARVALHO RUIZ e THULSSA AUXILIADORA GOMES MEDEIROS



Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express

Qual a importância da enfermagem na segurança do paciente?

O profissional da saúde deve atuar nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a segurança do paciente, reduzindo ou eliminando o risco de danos desnecessários associados com a saúde a um mínimo aceitável, e assim evitando a ocorrência de eventos adversos no cuidado à saúde.

Qual a importância da segurança do paciente?

A segurança do paciente abrange as ações voltadas à redução do risco de dano no cuidado com a saúde. O objetivo é diminuir as ameaças a um mínimo aceitável, especialmente, no que se refere a: infecções hospitalares; eventos adversos de intervenções médicas (como procedimentos, cirurgias e medicações);

Quais são as segurança do paciente na enfermagem?

Administrar com segurança de medicamentos, principalmente os de alto-risco, sangue e hemocomponentes; Reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado da saúde; Estimular a participação do paciente na assistência prestada e ações de prevenção de quedas e úlceras por pressão.

Qual a importância do trabalho em equipe para o paciente?

O trabalho em equipe torna mais ágil e mais eficiente o desempenho de muitas tarefas que levariam mais tempo para serem concluídas com atendimentos individuais. Ele também promove um intercâmbio de conhecimentos e técnicas que auxiliam no desenvolvimento multidisciplinar de todos os profissionais.