Qual a importância da utilização dos EPIs e EPCs para o bom andamento das atividades das empresas e para a qualidade de vida dos colaboradores?

Para garantir mais segurança aos trabalhadores, é preciso que todas as empresas tenham conhecimentos sobre gestão de EPI's e EPC's, para isso, é importante contratar um profissional técnico ou engenheiro de segurança do trabalho para elobrar um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos

Ambientais), neste documento são idendicados os equipamentos de proteção necessários para prevenção de acidentes. Os EPIs e EPCs atuam de modo direto na vida e segurança dos trabalhadores, e devido á isso, devem ser tratados com grande importância. Seguindo essa linha de raciocínio, hoje em nosso artigo iremos lhe mostrar a grande importância de disponibilizar equipamentos para seus funcionários.

O que são EPI's:

A sigla EPI está direcionada aos Equipamentos de Segurança Individual. Esses equipamentos são usados pelos trabalhadores para evitar que acidentes aconteçam, e caso venham acontecer, os impactos sejam minimizados.

Assim como diz o nome, os equipamentos de segurança individual são individuais, sendo assim, cada funcionário deve ter o seu e de acordo com a NR 6, é obrigatório que toda empresa forneça EPI, sem custos ao colaborador. 

Veja alguns tipos de Equipamentos de Proteção Individual:

  • Proteção da cabeça: capacete de segurança, capuz, bala clava, etc.
  • Proteção dos olhos e face: óculos de proteção, máscaras.
  • Proteção auditiva: protetor auricular, abafadores de ruídos.
  • Proteção respiratória: respirador.
  • Proteção do tronco: coletes.
  • Proteção dos membros superiores: luvas de segurança, braçadeiras.
  • Proteção dos membros inferiores: calçados de segurança, calças.

É importante destacar à importância de aplicar treinamentos periódicos para o uso corretos dos equipamentos.

O que são EPCs:

Já por outro lado, temos a sigla EPC, que está ligada aos Equipamentos de Proteção Coletiva. Eles servem para garantir e sinalizar a segurança do ambiente de trabalho, e quando são usados, agem como prevenção contra os riscos de trabalho.

A NR 9 é responsável por identificar os riscos do ambiente de trabalho, e estabelece medidas de prevenção contra eles. Uma das maneiras de prevenção protegidas pela NR 9 é o uso de equipamentos de proteção coletiva. Devido á isso, é obrigação da empresa utilizar esse método de prevenção.

Alguns equipamentos de segurança coletiva são:

  • Placas de Sinalização.
  • Sensores de presença.
  • Cavaletes.
  • Fita de Sinalização.
  • Chuveiro Lava-Olhos.
  • Sistema de Ventilação e Exaustão.
  • Proteção contra ruídos e vibrações.
  • Sistema de Iluminação de Emergência.

Porque é importante fornecer esses equipamentos aos funcionários:

É de grande importância garantir a existência desses equipamentos para os funcionários, pois assim acidentes corriqueiros podem ser evitados e consequentemente isso reflitirá em menos absentismo e afastamento.
 

Qual a importância da utilização dos EPIs e EPCs para o bom andamento das atividades das empresas e para a qualidade de vida dos colaboradores?


Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.

Qual a importância do uso dos EPIs e ou EPCs pelos trabalhadores nas empresas?

Além da proteção ao trabalhador, esses equipamentos também contribuem para a redução significativa ou eliminação total dos custos diretos e indiretos gerados por consequências de acidentes do trabalho.

Qual a importância da utilização dos EPIs e EPC's para o bom andamento das atividades das empresas e para a qualidade de vida dos colaboradores?

Para garantir a saúde e proteção física do colaborador, o uso do EPI é fundamental, pois evita exposição a doenças ocupacionais e as consequências negativas geradas em caso de acidente do trabalho.

Qual e a importância do uso dos EPIs e conhecimento adequados dos EPCs no ambiente de trabalho *?

O uso adequado e responsável do EPI evita grandes transtornos para o trabalhador e, também, para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência.

Qual a importância do uso de EPI e EPC para vigilância em saúde do trabalhador?

“Os principais benefícios que o EPI e o EPC trazem são justamente a garantia e a promoção da saúde dos colaboradores. Além disso, há a proteção e a diminuição de riscos ocupacionais, como a perda auditiva, por exemplo”, explicou o diretor-técnico Hugo Franca.