Qual a importância das correntes do Golfo e de Humboldt no continente americano?

As correntes marítimas, de forma simplificada, são os fluxos de água com características comuns que se deslocam ao longo dos oceanos. Entre essas características específicas, destacam-se a salinidade e, principalmente, as temperaturas, fazendo com que exista uma direta relação entre as correntes marítimas e o clima do planeta, bem como a distribuição de calor sobre a superfície oceânica. Em outras palavras, elas constituem-se como um importante fator climático.

Por causa do movimento de rotação da Terra e do consequente efeito coriólis (uma força inercial que atua sobre um corpo cujo sistema de referência encontra-se em rotação), as correntes marinhas circulam em sentidos diferentes entre os dois hemisférios: no norte, elas percorrem o sentido horário e, no sul, elas percorrem o sentido anti-horário. A direção que elas assumem é importante não só para o clima, mas também para definir a direção em que se deslocam várias espécies de animais marinhos, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas oceânicos e também para atividades econômicas relacionadas com a pesca.

Os fatores responsáveis pelas correntes marítimas são, notadamente, o deslocamento dos ventos e das massas de ar, além das diferenças de temperatura, de salinidade e de pressão atmosférica, de forma que o relevo submarino e até a forma dos continentes e ilhas também interferem na orientação do deslocamento dessas correntes.

Como a temperatura é um dos principais fatores relacionados com essa dinâmica das águas dos oceanos, ela é utilizada como critério para a classificação das correntes marítimas. Assim, as correntes são divididas em quentes e frias.

Correntes quentes: são provenientes das faixas equatoriais do planeta, onde a insolação é maior e as temperaturas também. Essas características fazem com que elas sejam mais superficiais e se desloquem mais rapidamente do que as demais correntes. Nelas, o índice de evaporação é maior, o que faz com que as áreas banhadas por elas recebam uma maior quantidade de umidade. As principais correntes quentes são as correntes das Guianas, do Golfo do México e a do Brasil.

Correntes frias: inversamente, as correntes frias são provenientes de faixas polares, com elevadas latitudes, sendo, portanto, mais frias. Elas deslocam-se em direção à Linha do Equador. Como as substâncias frias são naturalmente mais densas, essas correntes costumam ser mais profundas e deslocam-se mais lentamente. Da mesma forma, o índice de evaporação é menor, fazendo com que as áreas próximas recebam menos umidade e chuvas. As principais correntes frias são as de Humboldt, na costa oeste da América do Sul, e a Circumpolar Antártica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a importância das correntes do Golfo e de Humboldt no continente americano?

Mapa demonstrativo das principais correntes oceânicas da Terra

As correntes frias possuem uma relevante função ambiental, pois, como são mais profundas, interferem na movimentação de depósitos orgânicos existentes nas áreas mais submersas das áreas oceânicas. Esses depósitos afloram, então, à superfície e atraem uma grande quantidade de cardumes, de forma que favorecem a prática da pesca, em um fenômeno chamado de ressurgência.

A corrente fria de Humboldt constitui-se como um grande exemplo de como as correntes marítimas interferem no clima, fazendo surgir paisagens que, aparentemente, não estão relacionadas a elas, como os desertos. Como as suas temperaturas são baixas, ela não gera muita umidade, fazendo com que o seu ambiente ao redor fique seco e atraia todo o ar úmido que por ele passe. Com isso, os ambientes litorâneos próximos (no caso, a costa do território do Chile) recebem pouca umidade, o que, somado a outros fatores, faz com que se constitua o conhecido Deserto do Atacama.

Outra importante função das correntes marítimas em relação ao clima global é a distribuição das temperaturas, que impede que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, pois distribuem o calor. Por isso, o estudo da dinâmica de cada uma das correntes existentes é sistematicamente realizado por especialistas em oceanografia, climatologia e áreas afins, pois nos permite compreender melhor as relações das dinâmicas naturais do planeta Terra.

É responsável pela formação de desertos decorrente da baixa temperatura e da pouca umidade relativa do ar transferida para a atmosfera, de forma que encontra-se uma grande barreira geográfica que detém a umidade: a Cordilheira dos Andes.

O que é a corrente de Humboldt qual país ela beneficia explique?

A corrente de Humboldt acompanha as costas do Chile e do Peru, na América do Sul. Ricas em plâncton, as suas águas atraem muitos peixes, fato que faz do Peru um dos principais produtores de pescado em escala mundial.

Qual a importância das correntes do Golfo e de Humboldt no continente americano?

A baixa temperatura da Corrente de Humboldt impede a evaporação, deixando a umidade relativa do ar baixa, provocando a formação de uma massa de ar seca nequele local, contribuindo para formação do clima seco do Deserto do Atacama do Chile ao Peru.

Qual é a importância da corrente de Humboldt para o Peru e Chile?

A corrente que ocorre com maior incidência nas costas do Chile e do Peru detém uma grande quantidade de plânctons, em razão disso os peixes são atraídos para essas águas. … Por causa desse fenômeno o Peru apresenta uma elevada piscosidade, por isso é considerado um dos principais produtores de pescados em escala mundial.

Como a corrente de Humboldt atua no Brasil?

A Corrente de Humboldt é uma corrente marítima que nasce próximo da Antártida, sendo assim bem fria. Ela se desloca pela Costa Ocidental da América do Sul, onde influencia diretamente no clima da região.

Qual a importância da ressurgência?

Mas você já se perguntou qual a importância da ressurgência?! … Deste modo, a ressurgência reflete na produção de peixes, pois quanto mais nutrientes disponíveis, maior a quantidade de fitoplâncton e consequentemente maior a quantidade de zooplâncton, aumentando a quantidade de alimento para os peixes.

Como a corrente de Humboldt favorece a formação do Deserto do Atacama no Chile?

O ar refrigerado da Corrente de Humboldt transporta menos umidade, ajudando a criar o deserto mais seco do mundo no Deserto do Atacama, no Chile. O extremo norte da corrente passa pelas Ilhas Galápagos (na costa do Equador).

Qual o benefício é gerado pela corrente do Golfo que continente se beneficia e por quê?

Importância da corrente do Golfo A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa. Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.

Qual a importância que você atribui a essas correntes considerando o sistema global do clima?

Sua formação é fundamental para o equilíbrio e/ou mudanças climáticas. Isso porque as correntes provocam queda ou alta da temperatura terrestre, migração de animais marinhos sensíveis à temperatura e deslocamento de placas de gelo, sendo também responsáveis pela configuração dos contornos litorâneos.

Qual a influência das correntes marítimas e corrente de Humboldt na América Latina?

A corrente marítima chamada de Humboldt nasce junto à Antártida e desce pela Consta Ocidental da América do Sul, atraindo fartura de peixe e trazendo frio. … Ela se desloca pela Costa Ocidental da América do Sul, onde influencia diretamente no clima da região.

Quais correntes atuam no Brasil e como elas influenciam o clima do país?

As quentes – como a corrente do Golfo, das Agulhas e do Brasil – originam-se nas regiões intertropicais e deslocam-se para locais de clima temperado ou frio. As frias – como a corrente das Canárias, da Califórnia e a do Labrador – formam-se nas latitudes altas ou regiões oceânicas profundas.

Quais são as correntes marítimas que atuam no Brasil?

Em todo o litoral do Brasil, existem duas correntes oceânicas principais: a Corrente do Brasil que flui para sul até a costa do Uruguai e a Corrente Norte do Brasil que segue para norte em direção ao mar do Caribe.

O que é ressurgência e qual sua importância?

O afloramento ou ressurgência (ou exsurgência ou surgência) é um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas subsuperficiais, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas de água superficiais no oceano. Essas regiões têm, em geral, alta produtividade primária e importância comercial para a pesca.

Como ocorre o fenômeno de ressurgência?

Como ocorre a ressurgência? O fenômeno da ressurgência ocorre especialmente em algumas regiões costeiras e se dá quando as águas frias e profundas (em geral, com profundidades inferiores a 200 metros) sobem para as áreas mais quentes e rasas dos oceanos.

Qual e a importância da Corrente de Humboldt?

É responsável pela formação de desertos decorrente da baixa temperatura e da pouca umidade relativa do ar transferida para a atmosfera, de forma que encontra-se uma grande barreira geográfica que detém a umidade: a Cordilheira dos Andes.

Qual e a importância da corrente do Golfo?

A Corrente do Golfo determina o aquecimento das águas do Atlântico Norte, definindo temperaturas mais amenas para países como a Noruega, localizado em latitudes mais elevadas.

Qual a influência das correntes marítimas e Corrente de Humboldt na América Latina?

A baixa temperatura da Corrente de Humboldt impede a evaporação, deixando a umidade relativa do ar baixa, provocando a formação de uma massa de ar seca nequele local, contribuindo para formação do clima seco do Deserto do Atacama do Chile ao Peru.

Qual a importância da corrente do Golfo para os climas da América do Norte?

Essa corrente é responsável pelo aquecimento de águas, uma vez que surge numa zona intertropical. Ela cruza o Oceano Atlântico e segue em direção aos locais com temperaturas frias ou em zonas temperadas.