Qual o geógrafo elaborou o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros áreas nucleares em 1975?

Este Trabalho de Conclusão de Curso trata dos sistemas de classificação da vegetação no Brasil. Tem por objetivo uma caracterização geral, com vistas à obtenção de dados que levem ao estabelecimento da evolução na divisão fitogeográfica do país. Em termos metodológicos, o presente estudo compreendeu uma revisão de literatura considerando estudos de referência no tema (VELOSO E GOES-FILHO, 1991; MANUAL TÉCNICO DA VEGETAÇÃO BRASILEIRA, 1992; RIZZINI, 1976/1979; ROMARIZ, 1972; FERNANDES, 2003/2006/2007), manuais de geografia e biogeografia (CAPEL, 2008; TROPPMAIR, 2006); além de pesquisas em sites da internet, como na extinta revista do IBGE Boletim Geográfico. Os estudos de vegetação e a divisão do território brasileiro em compartimentos fitogeográficos são tradicionais na Geografia. Há uma diversidade de classificações fruto, sobretudo, de tendências pessoais, da formação acadêmica dos autores (especialmente naturalistas, geógrafos, botânicos e engenheiros agrônomos), além do avanço tecnológico e instrumental. O presente trabalho encontra-se estruturado em três partes. A primeira aborda um referencial teórico sobre a formação do campo de estudos da Biogeografia. Na segunda fez-se uma caracterização dos sistemas nacionais de classificação fitogeográfica, e na terceira uma análise comparativa desses sistemas. Naturalistas como o alemão Carl Philipp Von Martius, e os brasileiros Barbosa Rodrigues e Joaquim Caminhoá, foram pioneiros na classificação da vegetação brasileira produzindo as primeiras divisões fitogeográficas, caracterizadas por generalizações e influência do fator ecológico. Enquanto que para esses pesquisadores a florística vegetal atuou como fator determinante, profissionais geógrafos inovaram ao adotar em seus sistemas o caráter fisionômico das formações vegetais como aspecto principal. Companheiros no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lindalvo Bezerra, Aroldo de Azevedo, Edgar Kuhlmann, Alceo Magnanini e Dora Romariz produziram sistemas fitogeográficos de caráter didático, com influência do fator antrópico, onde a fisionomia vegetal atuou como aspecto determinante. Aproveitando-se do avanço tecnológico, representando a classe dos botânicos e engenheiros agrônomos, Carlos Rizzini, Henrique Veloso e George Eiten, introduziram modernas classificações, detalhistas com inúmeras classes e subclasses de formações, com preocupação quanto à universalização da classificação da vegetação brasileira.

Região em geral encoberta por um mar de nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade. Presença eventual da famosa mata dos "igapós", evocando um ambiente exótico e pleno de interrogações. Pontos mortos da drenagem, nos braços de rios, com vitórias-régias e outras ninfeáceas. A despeito da rasura das terras baixas regionais e do labirinto hidrográfico nelas embutido ou a elas associado, existem notáveis visuais, no conjun to das paisagens amazônicas, a partir das pequenas elevações dos tabulei ros e seus terraços. Verdadeiros mares de água doce, emoldurados pelas exóticas pinturas de tons escuros do céu amazônico. Vultos de ilhas flu viais florestadas, e o notável espetáculo do pôr-do-sol na rasura das rés-Amazônicos Atlânticos Planaltos sedimentares L : · · : J Planícies (holoceno e pleistoceno) i � T,-..a,.,,,�<,•--O,,,Om) 111 • Sistemas de colinas de compartimentos de planalto t d I Planaltos sedimentares (triássico-cretáceo), chapadões e cuestas

O Geógrafo Aziz Ab’Sáber após percorrer praticamente todo o território brasileiro, reconheceu seis grandes domínios paisagísticos e macroecológicos, chamados por ele de domínios morfoclimáticos. Os domínios morfoclimáticos são ambientes que possuem feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas específicas, que combinados e integrados formam áreas relativamente homogêneas.

Qual o geógrafo elaborou o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros áreas nucleares em 1975?
Os seis grandes domínios morfoclimáticos de Aziz Ab’Saber e as faixas de transição.

Em sua obra, Aziz Ab’Sáber destaca que as paisagens são heranças do passado, resultantes da ação de processos antigos e remodeladas e modificadas por processos de atuação recentes. Entre esses processos estão os de formação e modelagem do relevo e dos seus constituintes, as rochas e os solos, além das variações climáticas e ecológicas.

As faixas de transição

Entre um domínio morfoclimático e outro, existe sempre uma faixa de transição. As faixas de transição são os espaços que ocorrem entre os domínios morfoclimáticos, apresentando combinações diferentes de vegetação, solos e formas de relevo.

Esses espaços entre os domínios formam extensos corredores com diferentes larguras, possuindo uma combinação de elementos naturais que resulta em formações paisagísticas e ecológicas variadas e distintas.

Os domínio morfoclimáticos

Conheça um pouco sobre cada um dos seis grandes domínios morfoclimáticos do Brasil:

  • Amazônico
  • Cerrado
  • Mares de Morros
  • Caatinga
  • Araucárias
  • Pradarias

Referência bibliográfica

AB’SÁBER, Aziz.Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005.

Qual geógrafo elaborou o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros áreas nucleares em?

Aziz Nacib Ab'Saber, com a teoria dos redutos e a compartimentação dos domínios morfoclimáticos, foi um dos grandes responsáveis pela evolução da Geografia Física no Brasil.

Qual geógrafo elaborou o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros áreas nucleares em 1965 a Jurandyr Rossb Aziz Ab Saberc Milton Santos?

Resposta verificada por especialistas. O geógrafo que elaborou o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros foi: B) Aziz Ab'Saber. Aziz Nacib Ab'Saber (1924 – 2012) foi um dos maiores geógrafos e estudiosos da geomorfologia brasileira.

Quem elaborou o mapa dos domínios morfoclimáticos?

Os domínios morfoclimáticos dizem respeito a uma classificação do meio ambiente brasileiro elaborada pelo geógrafo Aziz Ab'Saber em 1970.

Qual geógrafo elaborou o mapa dos domínios Brainly?

Resposta: foi Aziz Nacib A'Saber que com isso ele foi responsável pela evolução geográfica física no Brasil.