Qual a importância das ferramentas de análise interna e externa para uma empresa?

Maximiano (2006) define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”. O estudo dos pontos fortes e fracos da organização é realizado através da análise das áreas funcionais de uma organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking).
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações.
Agora abordaremos três ferramentas utilizadas na análise interna de uma organização, buscando embasar as estratégias de uma organização.

  1. Universidade do Minho
  2. Biblioteca da Universidade do Minho | University of Minho Library
  3. BUM - Dissertações de Mestrado

Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34198


TítuloA importância da análise interna e externa para o sucesso empresarial: o caso da TMG Automotive
Outro(s) título(s)Importance of internal and external analysis in a competitive business environment: case study of TMG Automotive
Castro, Ana Catarina Gomes Rodrigues
Orientador(es)Sousa, Sílvia Cristina Conduto
Data2014
Resumo(s)A globalização, o esbatimento de fronteiras, os contínuos avanços tecnológicos e a evolução dos transportes e comunicações, estão a originar uma nova ordem mundial. Para conseguirem sobreviver e prosperar nesta nova e mutante realidade, as empresas precisam de compreender a evolução do ambiente em estão inseridas e que condiciona o seu negócio. Para além disso, é importante que estejam cientes das suas capacidades e limitações para que consigam delinear uma estratégia de negócio que vá ao encontro das competências e recursos disponíveis. Uma oportunidade de mercado, não o será para a empresa caso esta não possua os meios físicos e humanos necessários para a sua persecução. Através da aplicação de determinadas ferramentas teóricas, lecionadas no Programa de Mestrado em Negócios Internacionais, foi possível avaliar de forma minuciosa os fatores externos e internos que influenciam a atividade da TMG Automotive SA. Esta empresa, onde foi realizado o Estágio Curricular, sediada em Guimarães, comercializa tecidos plastificados e outros revestimentos que são posteriormente aplicados nos painéis de instrumentos, nos painéis de porta, nas consolas e nos bancos dos automóveis. Atualmente exporta cerca de 98% da sua produção anual para os sete continentes sendo a sua qualidade e competência reconhecidas a nível mundial.
The process of globalization, the erosion of national boundaries, the technological improvements and the transportation developments are creating a new world order. In order to succeed in this new reality, companies need to understand the environment in which they are operating, and think about the opportunities and threats that lie within it. An analysis of internal capability is also important to understand the core skills of the organisation, so that relevant courses of action can be identified, and any changes be made in the knowledge that they have a good chance of success. There is little point in adopting courses of action that are dependent upon areas of resource where strong capability is lacking. There are different techniques that may be used to examine the business environment and the internal capability of an organisation. These techniques allowed TMG Automotive to examine their current situation and identify possible strategies. TMG Automotive SA, based in Guimarães, manufactures interior materials for automotive applications namely, instrument panels, door and side panels, seating and headrest. This company exports nearly 98% of the annual production for countries around the world.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34198
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções: BUM - Dissertações de Mestrado


Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

Qual a importância das ferramentas de análise interna e externa para uma empresa?

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta. Apesar de parecer simples, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico.

Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores. Nesse ambiente é possível identificar os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos seus concorrentes, e os pontos fracos que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação com os mesmos pontos dos seus concorrentes atuais ou em potencial.

Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não há controle, mas que deve ser monitorado continuamente, pois constitui base fundamental para o planejamento estratégico. A análise do ambiente externo é comumente dividida em fatores macro-ambientais (questões demográficas, políticas, econômicas, tecnológicas e etc.) e fatores micro-ambientais (consumidores, parceiros, fornecedores e etc.) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após o delineamento das estratégias da empresa. Desta forma, através deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam, pois considerando que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo mercado alvo, só aquelas que conseguirem identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades e que menos danos sofrerão com as ameaças.

Deve-se destacar que esta é uma análise bastante subjetiva, pois parte da proposta de se identificar os pontos negativos do objeto de análise e transformá-los em positivos, portanto, deve-se observar que um dos critérios para uma análise bem sucedida é que ela seja especifica, ou seja, tenha um direcionamento claro e objetivo, seja para a área de marketing, financeira, de recursos humanos ou outra.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Qual a importância da análise do ambiente interno e externo?

A análise ambiental permite avaliar o cenário interno e externo da empresa e identificar quais questões precisam ser trabalhadas. Como dissemos, na introdução, uma das ferramentas mais usadas na análise ambiental de uma empresa é a Matriz SWOT (ou FOFA, em português).

O que é análise interna e externa de uma empresa?

Pode-se dividir a análise SWOT de uma empresa em duas partes: Ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa; Análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

Qual a importância na análise de SWOT do ambiente interno e externo?

Podemos dizer que o conceito da Análise SWOT está em sua ampla utilização como método de gestão para o estudo dos ambientes interno e externo da empresa por meio da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.

Qual é a importância da análise interna?

Oferece a oportunidade de adquirir mais conhecimentos a respeito dos recursos, capacidades, relacionamentos e habilidades que a organização pode desenvolver com os diversos players do mercado, representam também desvantagens ou vantagens frente aos concorrentes.