Qual a importância das microvilosidades intestinais na nutrição humana?

O intestino delgado é um tubo longo presente no sistema digestório que apresenta aproximadamente seis metros de comprimento. Esse tubo pode ser dividido em três importantes regiões: duodeno, jejuno e íleo.

Partes do intestino delgado

O intestino delgado pode ser dividido em três regiões:

  • Duodeno: Porção inicial do intestino, com cerca de 25 cm, e está ligada ao estômago.

  • Jejuno: Porção intermediária do intestino e possui aproximadamente 2,5 m.

  • Íleo: Porção maior e final do intestino e apresenta cerca de 3,5 m. O íleo esvazia-se no intestino grosso.

A mucosa desse órgão e a submucosa formam pregas que garantem uma maior superfície de contato, o que possibilita uma maior absorção. Essas pregas são mais desenvolvidas no jejuno, mas podem ser observadas em todo o órgão.

Na mucosa também há projeções do epitélio e da lâmina própria chamadas de vilosidades. O epitélio é formado, principalmente, por células absortivas e caliciformes. Essas últimas produzem muco que protege e lubrifica o intestino. Já as células absortivas possuem membrana plasmática que se projeta formando microvilosidades.

As pregas, as vilosidades e as microvilosidades são essenciais para a eficiência do processo de digestão por aumentar a superfície de revestimento do intestino. As três juntas podem conseguir um aumento de até 600 vezes na superfície do órgão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de digestão no intestino delgado

É no intestino delgado que ocorre grande parte da digestão dos alimentos, principalmente na porção inicial (duodeno). Nessa região são despejadas substâncias que atuam na digestão. Entre essas secreções, podemos citar as provenientes do pâncreas (suco pancreático), que contêm tripsina, quimiotripsina, amilase pancreática, lipase pancreática, entre outras substâncias.

No intestino delgado é produzido também suco entérico, o qual apresenta enzimas e muco que protegem a parede intestinal. Entre as enzimas presentes no suco entérico, podemos citar a enteroquinase e erepsina.

Além do suco pancreático e do suco entérico, não podemos esquecer a ação da bile, a qual é liberada no intestino delgado, é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. A função da bile é emulsificar as gorduras, facilitando a ação das lipases e a absorção na mucosa intestinal. É importante salientar que a bile não possui enzimas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual a importância das microvilosidades intestinais na nutrição humana?

DOI {{viewModel.prefixoDOI}}Campus{{viewModel.processo.localEvento}}Título do Trabalho{{viewModel.processo.tituloProjeto}}Autores

  • {{coAutor.nome}}
Modalidade{{viewModel.processo.modalidade}}Área temática{{viewModel.processo.areaTematica}}Data de Publicação{{viewModel.configuracaoAnais.dataPublicacaoFormatada}}País da Publicação{{viewModel.evento.pais}}Idioma da Publicação{{viewModel.idioma}}Página do Trabalhowww.even3.com.br/Anais/{{viewModel.urlAnais}}/{{viewModel.processo.urlProcesso}} ISBN{{viewModel.configuracaoAnais.prefixoEditorial}}ISSN{{viewModel.configuracaoAnais.prefixoEditorial}}Palavras-Chave{{viewModel.processo.tags}}Resumo {{viewModel.processo.resumo}}

Título do Evento{{viewModel.evento.titulo}}Cidade do Evento{{viewModel.evento.cidade}}Título dos Anais do Evento{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}} Nome da Editora{{viewModel.nomeEditora}}Meio de Divulgação{{viewModel.meioDivulgacao}}DOI Obter o DOI

Como citar

{{viewModel.processo.autoresReferencia}}. {{viewModel.processo.tituloProjeto}}.. In: {{viewModel.configuracaoAnais.tituloReferencia}}. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/{{viewModel.urlAnais}}/{{viewModel.processo.urlProcesso}}>. Acesso em: 18/09/2022 10:57

Trabalho

Qual a importância das microvilosidades intestinais na nutrição humana?

Índice

Introdução

O intestino delgado faz parte do sistema digestório. É um tubo digestivo que varia seu tamanho entre quatro a sete metros de comprimento e em média três centímetros de diâmetro. Nos herbívoros, essa medida pode chegar a 27 vezes o tamanho de seu corpo.

O intestino delgado está localizado entre o estômago e o intestino grosso, começando na válvula pilórica e estendendo-se até a válvula ileocecal. Sua principal função é absorver a maior parte dos nutrientes que ingerimos, destacando os carboidratos.

Como o intestino delgado é dividido?

O intestino é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

Duodeno

Órgão fixo e com cerca de 24 centímetros de comprimento. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado e inicia-se a partir do piloro (esfíncter localizado no final do estômago).

Está ligado ao fígado e ao pâncreas, que despejam respectivamente, bile e suco pancreático, além de suco entérico produzido na própria parede do duodeno.

Nesse local, as gorduras são emulsificadas, ou seja, transformadas em gotículas, aumentando a superfície de contato. As enzimas degradam os triglicerídeos, os polissacarídeos e os peptídeos.

Jejuno

É a maior porção do intestino delgado: tem aproximadamente cinco metros de comprimento. É responsável pela absorção de lipídeos e aminoácidos que já foram quase que totalmente digeridos pelo estômago e duodeno.

Íleo

É a parte final do intestino delgado. Contém uma válvula ileocecal que o separa do ceco que é a parte inicial do intestino grosso. O íleo é móvel assim como o jejuno.

Como funciona o intestino delgado?

Logo que o quimo chega do estômago ao intestino delgado, ele é conduzido por movimentos peristálticos (ondas involuntárias e automáticas de contração) até o duodeno, onde se mistura com o suco entérico e as secreções vindas do pâncreas e do fígado (suco pancreático e bile, respectivamente).

Transforma-se então em quilo, composto por moléculas muito pequenas de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Com isso, o corpo consegue absorver os produtos e nutrientes por meio das vilosidades e microvilosidades da parede intestinal.


O processo de digestão se dá majoritariamente no duodeno e no início do jejuno. No final dele e no íleo, se dá a absorção dos nutrientes e de algumas vitaminas.

Vilosidades do intestino delgado

O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular).

A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.
 

Abaixo das vilosidades, existe uma rede de capilares sanguíneos, que recebem os nutrientes e os transportam para o fígado e para a corrente sanguínea, a fim de alcançar todas as células do nosso corpo, e de capilares linfáticos que estão associados à absorção de gorduras.

Quais são as camadas do intestino delgado?

A parede do intestino delgado se divide em quatro camadas: serosa, muscular própria, submucosa e mucosa.

  • Serosa: É a camada mais externa do intestino delgado, se constitui por uma única camada de células achatadas.
  • Muscular própria: É constituída de duas camadas musculares, uma externa longitudinal e uma camada interna de músculo liso, mais espessa que a camada externa.
  • Submucosa: É uma camada de tecido conjuntivo que possui diversos vasos sanguíneos e muitos nervos, também é a parte mais resistente da parede intestinal.
  • Mucosa: pode ser dividida em três camadas: muscular da mucosa, lâmina própria e camada epitelial.
  • Muscular da mucosa: É constituída de uma camada muito fina de músculo que separa a mucosa e a submucosa.
  • Lâmina própria: É uma camada constituída de tecido conjuntivo e se localiza entre a muscular da mucosa e as células epiteliais da mucosa. Serve como base de apoio para as células epiteliais e também atua na proteção do intestino contra microorganismos que penetram no epitélio.
  • Camada epitelial: É uma camada de células epiteliais que cobrem as vilosidades. Sua principal função é a renovação celular e a secreção exócrina e endócrina.

Intestino delgado dos herbívoros

No intestino delgado dos herbívoros, ocorre uma diferença em relação ao intestino dos outros mamíferos: devido à necessidade de ingerir altas quantias de celulose, o intestino delgado dos herbívoros tem maior comprimento para que os nutrientes passem mais tempo nesse órgão, sendo melhor absorvidos.

Ilustração dos órgãos situados no abdômen, incluindo o intestino delgado

Exercício de fixação

ENEM/2013

As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como a aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas. A Função do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes é maximizar o(a)

A Comprimento do trato gastrointestinal para caber mais alimento.

B Área de contato com o conteúdo intestinal para absorção dos nutrientes.

C Liberação de calor via irrigação sanguínea para controle térmico do sistema digestório.

D Secreção de enzimas digestivas para aumentar a degradação proteica no estômago.

E Processo de digestão para diminuir o tempo de permanência do alimento no intestino.

O que são microvilosidades intestinais Qual é a importância delas na nutrição humana?

As microvilosidades presentes no intestino humano são dobramentos da parede do mesmo. Esse dobramento aumenta a área total de absorção dos nutrientes, levando com isso o aumento da eficácia do intestino.

Qual a importância da Microvilosidade intestinal?

As pregas, vilosidades e microvilosidades garantem ao intestino delgado uma grande superfície de contato, o que aumenta a absorção dos nutrientes em virtude do contato com o produto da digestão. Estudos indicam que essas três estruturas juntas aumentam em até 600 vezes a superfície do intestino delgado.

O que são microvilosidades e qual é a sua função?

As microvilosidades são revestidas por uma membrana e o seu citoplasma prolonga-se para o resto da célula. As microvilosidades aumentam as superfícies de absorção ou secreção e são muito abundantes no intestino.