Qual a importância do estudo da genética de populações para a compreensão da evolução?

A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. Muito se especulava acerca desse fato, como a hipótese da pangênese, de Hipócrates; a teoria da pré-formação, defendida por Spallanzani, Leeuwenhoek e diversos outros pesquisadores; e a teoria da epigênese, de Caspar Friedrich Wolff.

Entretanto, a figura mais notável no que se diz respeito ao advento dessa ciência, tal como vemos hoje, foi o monge Gregor Mendel que, durante muito tempo, pesquisou o processo de transmissão de caracteres entre diversas gerações de ervilhas (Pisum sativum), e concluiu que este se dava por meio de partículas, ou fatores, encontrados nos gametas. Atualmente reconhecidas como genes, essas “partículas” se encontram nos cromossomos, mais precisamente no DNA.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ideias de Mendel não receberam a devida importância na época, sendo redescobertas mais de quinze anos após a sua morte por três pesquisadores que chegaram às mesmas conclusões que ele, e descobriram que estas não eram inéditas. São eles o holandês Hugo de Vries, o alemão Carl Erich Correns e o austríaco Erich von Tschermark-Seysenegg.

Apesar de não reconhecer todos os tipos de herança genética, Mendel representou um marco para essa ciência, uma vez que concluiu determinadas leis da natureza sem ao menos saber da existência dos cromossomos e desconhecer os processos de divisão celular. Além disso, seus estudos foram pontos de partida para se compreender os métodos de se estudar a Genética.

Abaixo, alguns conceitos essenciais para o estudo dessa matéria:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Caráter: característica de um indivíduo ou grupo que se deseja analisar, como cor dos pelos, grupo sanguíneo, determinada doença genética, etc.

- Genótipo: conjunto de genes do indivíduo.

- Fenótipo: manifestação morfológica e/ou funcional do genótipo, associada ao fator ambiental (alimentação, exposição ao sol, etc.).

- Geração parental (P): primeira geração de um cruzamento. A primeira geração resultante desse cruzamento é a F1, a segunda, F2, e assim sucessivamente.

- Lócus gênico: posição de um gene no cromossomo.

- Alelos: dois genes situados no mesmo lócus.

- Homozigose: alelos iguais.

- Heterozigose: alelos diferentes.

- Heredograma: esquema gráfico que, por meio de símbolos, representa os indivíduos e relações de parentesco da família que se deseja estudar.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

299 palavras 2 páginas

A Importância da Genética

A Genética é muito importante no mundo em que nós vivemos. É um estudo bem aprofundado sobre a evolução dos seres humanos, dos genes. Embora ela seja complexa para os que a estudam, é uma área bem interessante, pois conseguimos saber mais sobre os acontecimentos que ocorrem dentro de nosso corpo.
Cada dia que se passa, novas pesquisas são feitas em grandes universidades em busca de curas para doenças, de problemas genéticos, anomalias, e também, para poder tentar oferecer uma qualidade de vida melhor, um bem estar as pessoas.
É importante em várias áreas, principalmente em uma, que nós conhecemos e usufruímos no dia-a-dia: a agricultura. Sempre compramos frutas, legumes e diversos tipos de alimentos, mas não sabemos realmente, o que houve com o alimento antes de ir para nossas casas. Existem diversas coisas como a criação de alimentos transgênicos, variadas formas criadas com o intuito de amenizar o impacto ambiental que vêm sendo um grave problema no mundo, e a eliminação dos agrotóxicos, que são prejudiciais à nossa saúde.
É de grande valia também para os policiais e peritos que, hoje em dia, poupam bastante trabalho devido às facilidades que a genética proporciona como procurar suspeitos, casos de estupros, amostras de DNA feita para tentar acusar ou inocentar alguém, e os rastros deixados na cena do crime.
São tantas as áreas em que a Genética está associada, facilitando muito o serviço e entendimento dos estudiosos e de quem precisa de


Relacionados

  • Psicobiologia

    2653 palavras | 11 páginas

    1. Bases biológicas do comportamento 2 2. Adaptação 2 3. A psicobiologia e o estudo dos animais 3 4. Relação entre o biológico e o ambiental 4 5. Alguns temas estudados pela psicobiologia 6 5.1. Aprendizagem 6 5.2. Estimulação sensorial 6 5.3. Estados psicológicos 7 5.4. Drogas 7 5.5. Doenças mentais 8 Conclusão 8 Bibliografia 8 A PSICOBIOLOGIA 1. Bases biológicas do comportamento O estudo do comportamento humano pela Psicologia deparou com muitas questões polêmicas sobre….

  • resumo p estudar biologia celular e molecular

    926 palavras | 4 páginas

    Biologia Celular Biologia Celular é um campo científico que estuda as células. É também chamado de Citologia ou Histologia e tem como propósito analisar como funciona uma célula, suas organelas (espécie de órgão das células) e as relações entre tecidos, órgãos e seres vivos que as células possibilitam. Seu início aconteceu com a invenção do microscópio, isso porque,a partir daí, foi possível o estudo das células e, posteriormente, das organelas. Mais tarde os microscópios foram se aperfeiçoando….

  • Bibliografia de mendel

    828 palavras | 4 páginas

    SUMÁRIO 1. ............................................................................................INTRODUÇÃO 2. ....................................................................VIDA DE GREGOR MENDEL 3. ......................................................................................LEIS DE MENDEL 4. ................................................................EXPERIMENTOS EFETUADOS 5. ............................................................................….

  • Genetica

    2696 palavras | 11 páginas

    Genética Um dos fenômenos mais intrigantes da natureza é o fato de cada ser vivo provir de outro, de que herda a forma, as características e a estrutura. Assim, cada microrganismo, planta ou animal só produz indivíduos de sua espécie e não de outra. Genética é a ciência cujo objeto é a herança biológica, isto é, a transmissão dos caracteres morfológicos, estruturais, fisiológicos, bioquímicos e até de comportamento de uma para outra geração de seres vivos de uma espécie. Dada a íntima relação….

  • Vacina Genica e Melhoramento genetico

    4680 palavras | 19 páginas

    Universidade Vale do Rio Verde Unincor Melhoramento Genético E Vacina Gênica Abril 2014 Índice -Introdução -O que é o Melhoramento Genético? -Melhoramento Genético Animal -Melhoramento Genético Vegetal -Vacina Gênica -Conclusão -Bibliografia O que é o Melhoramento Genético? O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa aumentar a frequência de alelos favoráveis em uma população animal….

  • Plano de ensino

    1600 palavras | 7 páginas

    p/turma Nº de turmas: 02 Carga horária anual: 80h/aula p/turma Carga horária semanal: 2h/aula, sendo 1h/dia 2. OBJETIVOS GERAIS Introduzir ao aluno conhecimentos variados sobre ecologia, genética, corpo humano e evolução. Compreender a biologia como parte integrante da cultura humana e sua importância para compreensão da vida. Utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar a qualidade de vida pessoal e da sociedade. Selecionar ações que favoreçam a aplicabilidade da ecologia na realidade….

  • Teste de paternidade

    1602 palavras | 7 páginas

    SUMÁRIO 1.0 INTRODUÇÃO ______________________________________________pág.4 1.1 Teste de Paternidade ___________________________________pág.4 1.2 Utilização de marcadores DNA ____________________________pág.5 1.3 Diferentes metodologias utilizadas _________________________pág.6 1.4 Coleta de material ______________________________________pág.7 1.5 Valor jurídico do exame de DNA ___________________________pág.7 2.0 Considerações Finais ________________________________________pág….

  • Curiosidades e descobertas sobre o DNA

    2805 palavras | 12 páginas

    afirmaram os pesquisadores. O recém-descoberto código genético, encontrado no interior do ácido desoxirribonucleico, o material hereditário existente em quase todas as células do corpo, foi escritobem acima do código de DNA que os cientistas já tinham decodificado. Ao invés de se….

  • Cultura, origem e domesticação do guaranazeiro (Paullinia cupana)

    6725 palavras | 27 páginas

    5 2.4 Clima e Solo 6 2.5 Distribuição Geográfica 6 2.6 Importância Social e Econômica 6 2.7 Colheita 7 2.8 Preparo das Sementes 8 2.9 Comercialização e Utilização 9 2.10 Doenças 10 3. ORIGEM DA CULTURA 10 4. SÌNDROME DE DOMESTICAÇÃO 14 4.1 Eventos relacionados à domesticação 14 4.2 Características morfológicas 15 5. GENÉTICA DA DOMESTICAÇÃO 15 5.1 Poliploidia do guaraná 15 5.2 Recursos Genéticos 16 5.3 Melhoramento Genético 17 5.4 Objetivos do Melhoramento e Perspectivas 18 6.….

  • Fatores hereditários e ambientais - adoção de uma perspectiva interacionista.

    7519 palavras | 31 páginas

    perspectiva interacionista Vera Silvia Raad Bussab 1 2 Universidade de São Paulo Resumo Serão examinadas evidências de controle genético sobre o comportamento humano, através de análises ontogenéticas, filogenéticas e comparativas. A complexidade dos efeitos dos genes tem implicações conceituais e metodológicas para estudos de desenvolvimento. O controle genético não exclui os efeitos da experiência, podendo exercer papel regulador ou de potenciação ao produzir sensibilidade diferencial….

Trabalhos Populares

Qual a importância da genética na evolução?

As variações genéticas são fontes importantes na evolução pois permite a seleção natural para aumentar ou diminuir a frequência de genes alelos na população (alelos são as formas que os genes que recebemos de nossos pais se apresentam nos cromossomas que podem ser recessivos ou dominantes e estão envolvidos na ...

Qual a importância do estudo da genética das populações?

A Genética de Populações estuda a origem da variação e como essa variação é transmitida dentro das populações. Além disso, é um mecanismo que auxilia os métodos de melhoramento de plantas. A variação das populações é devido a vários fatores, dentre eles estão à mutação.

O que é genética e evolução e qual sua importância?

A genética e evolução são os ramos da biologia que trabalham a hereditariedade e os mecanismos que geram e mantém a diversidade. A variação hereditária ocorre por meio de mutações, mas as diferentes combinações de alelos são decorrentes da meiose, que gera os gametas em grande número de seres vivos.

Como a genética contribui para a evolução da sociedade?

A genética é também base para a nossa compreensão da evolução. A mudança evolutiva observada nas populações é a consequência das diferentes taxas de reprodução, mutação, migração e seleção, tornando herdáveis as novas características. Sendo assim, grande parte das explicações evolutivas são também genéticas.