Qual é a importância da atmosfera para a dinâmica do planeta e para a humanidade Cite ao menos 3 exemplos para ilustrar sua resposta?

A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.

Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Camadas da atmosfera
  • 2 - Pressão atmosférica

Camadas da atmosfera

Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Observe a ilustração a seguir.

Qual é a importância da atmosfera para a dinâmica do planeta e para a humanidade Cite ao menos 3 exemplos para ilustrar sua resposta?

Esquema da divisão das camadas atmosféricas

A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.

Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.

A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.

Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.

Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pressão atmosférica

Para entender o que é, exatamente, pressão atmosférica, vamos compreender primeiramente o conceito de Pressão.

Pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. Assim, em Física, ela é calculada da seguinte forma:

p = F
     A

Fórmula representando a pressão atmosférica

Como a força é sempre medida em N (newtons) e a unidade de área costuma ser em m2, a unidade de medida da pressão é N/m2, também chamada de Pascal (pa).

As facas podem funcionar como um exemplo da relação entre força, pressão e a área. Quando mais fina for a faca (ou seja, quanto mais ela for afiada), melhor será o seu corte. Isso ocorre porque a superfície de contato (área) passa a ser menor e, por isso, a força exercida pela pressão fica maior.

Dessa forma, considerando que o ar possui massa, percebemos que ele também exerce pressão sobre a superfície, o que denominamos de pressão atmosférica. A única diferença com o exemplo acima explicitado é que a atmosfera não altera a sua superfície de contato, mantendo-se constante em regiões com a mesma altitude.

Porém, à medida que as altitudes se alteram, altera-se também a pressão. Isso porque as regiões mais baixas sentem mais o peso do ar e as regiões mais altas sentem menos o peso do ar. Portanto, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.

Nas altitudes em nível do mar, a pressão é de aproximadamente 1,023pa, que, por convenção, equivale a 1 atm.

Isso explica, por exemplo, por que as regiões mais altas costumam ser mais frias, pois, quanto menor a pressão, mais afastadas as moléculas estarão e, consequentemente, menores serão as temperaturas.

A diferença de pressão entre as diferentes áreas possibilita a circulação atmosférica e as variações climáticas ao longo do ano.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Atmosfera é um conjunto de gases que envolvem a Terra, não possui cheiro, cor e gosto. Essa parte da biosfera é indispensável, por oferecer condições de vida no planeta, além de regular a temperatura da Terra, disponibilizar condições para ocorrência do processo de combustão, facilitar a propagação de som e difundir a luz.

De acordo com estimativas, o surgimento da atmosfera ocorreu há, aproximadamente, 4 bilhões de anos. Sua formação aconteceu quando o planeta Terra, após ter sofrido um enorme aquecimento, começou a esfriar, então do seu interior foi sendo expelido vapor de água, e uma considerável quantidade de gases, dentre outros elementos. Os mesmos se dirigiram em direção ao espaço sideral, porém uma parte fixou-se ao redor do planeta, evento proporcionado pela força gravitacional.

A atmosfera primitiva detinha em sua composição gases com substâncias venenosas, a realidade inviável à vida sofreu alterações positivas a partir do surgimento dos oceanos e das plantas (marinhas) que, por meio do processo de fotossíntese, mudou a condição adversa. A configuração atual da atmosfera se consolidou há cerca de 65 milhões de anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A atmosfera terrestre atual é constituída por diferentes gases, dos quais podemos destacar: o nitrogênio, com 78%; oxigênio, 21%; e outros gases (como dióxido de carbono, neônio, ozônio, hélio e vapor de água) 1%. Os percentuais apresentados são imprescindíveis para a proliferação da vida no planeta.

A atmosfera é composta por várias camadas, que se diferenciam de acordo os aspectos físicos e químicos. As camadas da atmosfera terrestre são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Qual a importância da atmosfera para a dinâmica do planeta e para humanidade 3 exemplos?

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Qual a importância da atmosfera para a vida na Terra Brainly?

A atmosfera protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.

Quais são as dinâmicas estão relacionadas a atmosfera?

A dinâmica da circulação atmosférica é responsável, principalmente, pela variabilidade climática. Ela acontece em três níveis, chamados de “células”. Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar. Essa movimentação ocorre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da Terra.

O que é atmosfera * sua resposta?

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra, atuado na manutenção da vida. A atmosfera terrestre corresponde a uma camada gasosa que circunda o planeta Terra. É composta por gases que não se dissipam, sendo mantidos pela gravidade.