Qual a influência das correntes marítimas no clima do norte da Europa?

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre

Publicado em 05 de agosto de 2016

Qual a influência das correntes marítimas no clima do norte da Europa?

Foto: MorgueFile

Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Univiçosa

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.

As correntes não se mostram homogêneas quanto às suas características e origem podendo ser classificadas em: correntes quentes e correntes frias. Estas correntes, frias ou quentes, levam consigo suas características para distintas localidades. Correntes oceânicas quentes que se dirigem para os polos possuem um efeito moderador do frio. Como exemplo, é possível mencionar a Corrente do Atlântico Norte, que, por ser uma extensão da Corrente do Golfo (quente) transporta aguas mais quentes para as altas latitudes da Europa Ocidental, e acaba por manter as temperaturas mais altas para aquelas latitudes (STEINKE, 2012).

Havendo um maior aquecimento das águas o processo de evaporação também se mostra maior favorecendo o processo de formação de nuvens e, consequentemente, levando a precipitação. O processo de evaporação e precipitação intensificam a umidade na localidade.

Um exemplo de corrente oceânica fria seria a corrente de Humboldt. Esta corrente constitui-se como um grande exemplo de como as correntes marítimas interferem no clima, fazendo surgir paisagens que, aparentemente, não estão relacionadas a elas, como os desertos. Em decorrência de suas baixas temperaturas esta corrente não gera muita umidade fazendo com que o seu ambiente ao redor fique seco. Logo, os ambientes litorâneos próximos (no caso a costa do território do Chile) recebem pouca umidade o que somado a outros fatores faz com que se constitua o conhecido Deserto do Atacama.

Há de se destacar também que uma outra função das correntes marítimas em relação ao clima global seria a distribuição das temperaturas impedindo, assim que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, afinal distribuem o calor.

Os rios europeus são importantes elementos presentes na história e no desenvolvimento do velho continente.

Clima

Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

No clima temperado continental, a amplitude térmica  é maior que no temperado oceânico. Essa diferença decorre da maritimade, que mantém as temperaturas mais constantes ao longo do ano no clima temperado oceânico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hidrografia

?Com superfície  relativamente pequena e relevo pouco uniforme, a Europa não possui rios do porte do Amazonas (Brasil) ou do mississipi (Estados Unidos). Apenas na grande planicie russa os cursos percorrem maiores distâncias. Apesar disso, a rede hidrográfica europeia, bem como seus mares e oceanos, tem sido fundamental na história e na econômia do continente.

A hidrografia europeia foi essencial para o desenvolvimento das relações comerciais do continente, pois possibilitou o transporte de grande quantidade de produtos agrícolas a baixo custo. Os muitos rios europeus de planícies possui longos trechos navegáveis, facilitando o comércio entre diferentes regiões.

Enquadram-se nesse caso os rios Volga, Danúbio e Reno, além do Rio Tâmisa, na Inglaterra, e do Rio Sena, na França.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Geografia

As correntes marítimas são porções de água que se deslocam impulsionadas por vários fatores que se inter-relacionam, formando verdadeiros “rios” dentro dos oceanos. Elas se formam em função das diferenças de temperatura e de salinidade da água, do relevo submarino e das variações de pressão atmosférica e suas influências no deslocamento das massas de ar e dos ventos.

Possuem velocidade pequena, geralmente de 5 a 10 km/h. Porém, em função do fluxo constante, disseminam espécies animais e vegetais pelos locais por onde passam, favorecen­do a ampliação e diversificação biológica no planeta

As correntes que fluem do Equador para os polos possuem águas quentes, como a Corrente do Golfo, ou Gulf Stream, que nasce nas Antilhas, na América Central. É uma corrente quente do Atlântico que se desloca para a Europa, onde exer­ce grande influência climática – suavizando o rigor do inver­no de alguns países, principalmente nas ilhas britânicas.

Tipos de correntes marítimas

As correntes quentes são mais superficiais, em função das características físicas das águas mais aquecidas, podendo se deslocar com mais velocidade. Ao se desloca­rem para regiões de águas frias, favorecem a proliferação de pescado nas zonas de contato entre as águas com tem­peraturas diferentes.

As correntes marítimas quentes mais importantes são:

  • a Kuroshio ou Corrente do Japão – é uma corrente do Pacífico que suaviza o inverno no Japão;
  • a Corrente das Guianas e do Brasil – que influenciam o clima brasileiro no litoral norte e oriental, respectivamente.

As correntes que fluem dos polos para o Equador possuem águas frias, como a Corrente de Humboldt ou Corrente do Peru que esfria o ar diminuindo a evaporação e as precipitações atmosféricas, formando um extenso deserto costeiro no norte do Chile, o deserto de Atacama.

As correntes frias são mais profundas, em função das características físicas das águas. Por isso, revolvem o mate­rial fino depositado no fundo das plataformas conti­nentais, constituído de substâncias orgânicas e minerais decompostas. Estas afloram à superfície, onde criam con­dições especiais à proliferação do fitoplâncton, em função da grande quantidade de fosfato que colocam em suspen­são. Esse fenômeno é conhecido como ressurgência, atraindo grandes quantidades de cardumes.

As correntes profundas que se originam entre a Islândia e a Groenlândia e no mar Labrador se deslocam pelo Ocea­no Atlântico em sentido anti-horário, provocando resfriamento nas zonas costeiras do Canadá e EUA.

Qual a influência das correntes marítimas no clima do norte da Europa?
As correntes marítimas.

Importância

Além de exercer um papel fundamental na regulação das variações climáticas, as correntes marítimas têm tam­bém efeitos econômicos. Concentram grande quantidade e variedade de cardumes, estimulando a atividade pesquei­ra. Também dão velocidade às embarcações que navegam no mesmo sentido de suas direções.

Outras, como a corrente quente do Golfo (Gulf Stream), evitam o congelamento de portos no Atlântico Norte (Eu­ropa) permitindo o fluxo de mercadorias o ano todo. Por outro lado, a corrente fria do Labrador migra do Ártico para o Sul e congela os portos da costa nordeste da Améri­ca do Norte, estabelecendo uma regulação da atividade econômica na região.

Por: Renan Bardine

Veja também:

  • Fatores e elementos do clima
  • Águas continentais e oceânicas
  • Hidrosfera
  • Tudo sobre a água
  • Pressão atmosférica e massas de ar

Assuntos relacionados:

Qual e a influência das correntes marítimas para o clima do norte da Europa Brainly?

Na Europa, temos a forte influência da corrente do Golfo, que se origina na América do Norte. As águas elevam as temperaturas dos lugares que passam e, assim sendo, as regiões localizadas na região ocidente do continente europeu são aquecidas, evitando o congelamento.

Qual e a influência das correntes marítimas para o clima?

Elas são originadas pela circulação dos ventos, pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas possuem direção constante e influenciam no clima de diversas regiões da terra onde atuam, pois transportam consigo temperaturas e umidades variadas.

Quais os climas e correntes marítimas na Europa?

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

Qual e a influência das correntes marítimas?

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.