Qual é o tratamento de resíduos?

Qual é o tratamento de resíduos?

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTRS é o lugar onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada. Para realizar suas funções, a CTRS tem metodologia e tecnologia específica que varia em função das características dos resíduos tratados. A legislação brasileira determina que as soluções aplicadas no setor de resíduos considere fatores como os aspectos sociais e regionais. Bem como, todas as soluções técnicas precisam ser respaldadas pelo diagnóstico do município e dos resíduos. Como o Brasil é um país diverso, é impossível ter um modelo tecnológico padrão para uma CTRS.

Composição

Para realizar suas funções de maneira correta, a CTRS deve oferecer soluções para os seguintes tópicos:

  • Recepção dos resíduos;
  • Separação dos resíduos de acordo com suas características físicas;
  • Destinação correta para os resíduos recicláveis ou reutilizáveis;
  • Tratamento dos resíduos sólidos orgânicos;
  • Destinação para os resíduos perigosos;
  • Destinação correta para os resíduos dos serviços de saúde;
  • Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A CTRS pode interagir com a comunidade local e incentivar o desenvolvimento sustentável agregando serviços de qualificação e treinamento em:

  • Saúde ambiental;
  • Educação ambiental;
  • Operação e manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Comércio de matéria prima secundária;
  • Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Estágios para estudantes universitários;
  • Tecnologias de reciclagem;
  • Tratamento de resíduos orgânicos;
  • Destinação de resíduos dos serviços de saúde;
  • Entre outros.

Com uma estrutura adequada, a CTRS pode contribuir significativamente para a remediação dos lixões locais ou regionais.

CONTINUAR LENDO +

Connection denied by Geolocation Setting.

Reason: Blocked country: South Korea

The connection was denied because this country is blocked in the Geolocation settings.

Please contact your administrator for assistance.

WatchGuard Technologies, Inc.

É fundamental que uma sociedade que produz muitos resíduos saiba tratá-los de forma a que, por um lado, consiga diminuir a sua quantidade e, por outro lado, tire deles proveito. De uma situação em que existiam lixeiras a céu aberto, onde eram colocados todos os tipos de resíduos, passou-se para uma gestão mais efetiva e controlado dos mesmos. Para isso, construíram-se Centrais de Incineração, Estações de Tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos (ETRSU), Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e Aterros Sanitários (AS).
Nas incineradoras, os lixos são queimados a temperaturas da ordem dos 800 ºC. Nos AS e ETRSU, os resíduos são separados, tratados e colocados de forma a não contaminarem os ecossistemas.
Para valorizar determinados resíduos utilizam-se processos como a reciclagem e a compostagem. A reciclagem de papel e vidro, por exemplo, permite a conversão daqueles materiais usados em novos produtos de papel e de vidro. Os resíduos orgânicos podem passar pelo processo de compostagem que permite a decomposição aeróbia da matéria orgânica através da ação de microrganismos. Como resultado desta decomposição obtém-se um composto rico em húmus que pode ser utilizado como fertilizante, melhorando a qualidade dos solos. A compostagem pode realizar-se em grande escala, nas ETR, ou em pequena escala, ao nível doméstico. Como é um processo de degradação da matéria orgânica, a compostagem pressupõe a recolha seletiva de resíduos. Também os biossólidos (lodos tratados), resultantes do tratamento de águas das ETAR, podem ser utilizados como fertilizantes dos solos. A utilização destes fertilizantes naturais (composto e biossólidos) implica a diminuição do uso de fertilizantes sintéticos. Da degradação de resíduos orgânicos das explorações de produção animal, da indústria agroalimentar e das ETRSU liberta-se um gás combustível - o biogás -, particularmente rico em metano, que pode ser utilizado como fonte de energia. Dos óleos alimentares e dos motores usados pode produzir-se o biodiesel para ser utilizado como combustível de veículos motorizados. Também do processo de incineração se obtém energia térmica que poderá servir para o aquecimento urbano e para a produção de eletricidade.

Qual é o tratamento de resíduos?
Foto: johnnyberg

Em geral, todos os bens de consumo são resíduos sólidos em potencial. Tudo aquilo que é produzido pela atividade humana e consumido em residências, comércios e indústrias, após não ter mais utilidade, pode ser separado, selecionado e processado, resultando em resíduo sólido.

Televisores, eletrodomésticos, computadores, celulares, automóveis, equipamentos amplamente utilizados nas grandes cidades são eliminados no meio ambiente e poluem o ar, a água e o solo, além daqueles materiais que não pode ser jogados no lixo por serem altamente tóxicos, como pilhas e baterias.

Os resíduos sólidos fazem parte de uma classificação de três grupos distintos: resíduos perigosos, resíduos inertes e resíduos não-inertes.

Resíduos perigosos: São todos os resíduos que oferecem risco à população e ao meio ambiente e necessitam de um descarte especial devido ao seu grau de inflamabilidade ou corrosão. Exemplos: Latas de tinta, pilhas, baterias, resíduos hospitalares.

Resíduos inertes: Estes resíduos na maioria dos casos podem ser reciclados, não se degradam naturalmente e em geral não prejudicam o meio ambiente ao serem misturados com a água, o ar ou o solo. Exemplos: entulho de demolição, como pedra, concreto, vidro.

Resídos não-inertes: São aqueles resíduos que não representam perigo para o meio ambiente, porém influenciam negativamente ao serem descartados no meio ambiente, como o lixo doméstico. Exemplos: embalagens de plástico, sucata e resíduos domésticos.

O Brasil enfrenta sérios problemas na coleta e no tratamento de todo o lixo produzido, ainda mais levando em conta a inserção de novos produtos tecnológicos no mercado de consumo, como smartphones e tablets. Essa enorme quantidade de resíduos sólidos podem ter vários destinos, dependendo dos tipos de tratamento:

Lixão: O descarte de resíduos sólidos em lixões é proibido por lei e apesar disso é uma das práticas mais utilizadas na maioria das cidades. O lixo lançado ao ar livre produz uma série de problemas, como doenças, poluição do solo e da água, concentração de pragas urbanas, desvalorização urbana, etc.

Qual é o tratamento de resíduos?
Foto: blogsemdestino

Aterro sanitário: Os aterros sanitários estão localizados geralmente distantes das cidades por causa do mal cheiro e da proliferação de doenças em potencial, mas devido ao crescimento populacional e urbano, na maioria das vezes estão muito perto de residências nas periferias. Embora existam leis rígidas de controle ambiental, muitos deste aterros são ilegais e não têm capacidade para fazer uma primeira separação do lixo.

Qual é o tratamento de resíduos?
Foto: steineralex

Incineração: Este é um dos meios mais eficientes para a eliminação do lixo não-reciclável, porém, se feita de forma amadora, pode trazer consequências desastrosas ao meio ambiente, poluindo o ar com gases altamente tóxicos.

Qual é o tratamento de resíduos?
Foto: gara

Compostagem: Tratamento que transforma o lixo orgânico em material composto de qualidade para o uso na agricultura em forma líquida para adubo e alimento para as plantas.

Qual é o tratamento de resíduos?
Foto: laj2006

Quais são os tipos de tratamento dos resíduos?

Podem ser citados os seguinte modelos de tratamento térmico de resíduos: Secagem, Pirólise, Gaseificação, Incineração e Plasma.

Como é feito o tratamento de resíduos?

No tratamento de resíduos, podem ser utilizados os seguintes processos:.
separação de fases: sedimentação, decantação, filtração, centrifugação e floculação;.
transição de fases:destilação (processo de separação), evaporação, cristalização;.

Qual é o tratamento dos resíduos sólidos?

Sendo assim, as tecnologias para tratamento de resíduos sólidos mais utilizados são: o tratamento mecânico, bioquímico e térmico. Dentre eles a reciclagem, compostagem e incineração.

Qual é a importância do tratamento de resíduos?

Uma das vantagens do tratamento de resíduos sólidos é reduzir os custos de produção e aumentar os lucros finais da empresa. Para esses resultados, vale ressaltar a regra dos três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar.