Qual a intensidade da corrente em um condutor?

 A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Como surge o movimento das cargas?

Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor. A ddp é estabelecida no condutor a partir de um campo elétrico que atravessa o material. Esse campo proporciona diferentes níveis de energia potencial, criando, portanto, a tensão necessária para gerar o movimento das cargas elétricas.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Corrente Elétrica

Mapa Mental: Corrente Elétrica

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Calculando a corrente elétrica

A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas, que atravessam uma determinada seção de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

Os termos da equação acima, bem como suas unidades de medida que estão de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, são:

i: Intensidade da corrente elétrica (A – ampère);

Q: Carga elétrica (C – coulomb);

Δt: Intervalo de tempo (s – segundos).

Corrente contínua e alternada

A corrente elétrica é dita contínua quando seu sentido no circuito é único, ou seja, o movimento dos portadores de carga que compõem a corrente sempre acontece da mesma forma. Quando o sentido de movimento dos portadores de carga é variável, a corrente elétrica é denominada de corrente alternada.

A corrente elétrica oriunda de pilhas e baterias é do tipo contínua, mas a corrente que chega às tomadas das residências e empresas é alternada. A transmissão de energia elétrica é feita por meio da corrente alternada, pois, dessa maneria, ocorre muito menos perda de força do sinal. Caso a transmissão fosse via corrente contínua, a perda de força seria grande, o que dificultaria a capacidade de transmissão de energia elétrica.

Por Joab Silas da Silva Junior
Graduado em Física

*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock

A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico. A corrente elétrica é a grandeza física que nos permite conhecer qual é a quantidade de carga que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo. De acordo com o sistema internacional de unidades, a carga elétrica é medida em A.s (amperes vezes segundos), tal unidade, por sua vez, é chamada de coulomb (C).

Veja também: Tudo sobre Eletrostática

Tópicos deste artigo

  • 1 - Tipos de corrente elétrica
  • 2 - Fórmula de corrente elétrica
  • 3 - Mapa Mental: Corrente Elétrica
  • 4 - Sentido convencional e sentido real da corrente elétrica
  • 5 - Corrente elétrica e potência
  • 6 - Efeitos da corrente elétrica
    • Corrente elétrica contínua
    • Corrente elétrica alternada

Tipos de corrente elétrica

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Apesar de ambas tratarem-se de uma movimentação de cargas elétricas, são fundamentalmente diferentes.

  • Corrente elétrica contínua

A corrente elétrica contínua é aquela na qual os elétrons são forçados a deslocar-se em sentido único. Isso não significa, entretanto, que todos os elétrons estejam movendo-se ordenadamente, pois na realidade o movimento das cargas elétricas é bastante caótico e lento. Isso é resultado das diversas colisões sofridas dos elétrons com a rede cristalina dos condutores enquanto arrastados pela ação de um campo elétrico externo.

Veja também: Circuitos elétricos – o que são, elementos, tipos

  • Corrente elétrica alternada

Na corrente elétrica alternada, o sentido do movimento dos elétrons é periodicamente invertido devido à uma inversão na polaridade do potencial que é aplicado ao condutor. Nesse tipo de corrente elétrica, os elétrons permanecem oscilando em torno da mesma posição, isso faz com que haja menos perdas de energia em razão do efeito Joule, transformação de energia elétrica em energia térmica. No Brasil, a frequência de oscilação da corrente elétrica alternada é de 60 Hz, isto é, os elétrons no interior dos fios movem-se em vai e vem cerca de 60 vezes por segundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula de corrente elétrica

A corrente elétrica pode ser calculada pela razão entre o módulo da carga elétrica que atravessa um condutor pelo intervalo de tempo. A fórmula mais simples que é utilizada para calcular a corrente elétrica está mostrada a seguir, confira:

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

i – corrente elétrica (A)

ΔQ – carga elétrica (C)

Δt – intervalo de tempo (s)

No caso dos metais condutores, nos quais a condução é realizada pela movimentação de elétrons, podemos calcular a corrente elétrica em função do número de elétrons que atravessam-nos a cada segundo. Para isso, é necessário lembrar da quantização da carga elétrica, essa propriedade da matéria informa que a quantidade de carga total armazenada em um corpo é dada por um múltiplo inteiro da carga fundamental (e = 1,6.10-19 C) presente nos prótons e nos elétrons.

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

n – número de elétrons

e – carga elétrica fundamental

Se combinarmos as duas equações mostradas, podemos escrever a seguinte fórmula para a corrente elétrica:

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

As fórmulas mostradas são úteis para a resolução da maior parte dos exercícios que envolvem a corrente elétrica, entretanto não são úteis para os casos em que a corrente elétrica é variável. Nesses casos, é comum que um gráfico, tal como o que é mostrado a seguir, seja fornecido, observe:

Qual a intensidade da corrente em um condutor?
Gráfico qualitativo de uma corrente elétrica variável.

O gráfico mostrado acima apresenta o módulo de uma corrente elétrica variável em função do tempo. Perceba que o módulo dessa corrente elétrica é decrescente. Nesses casos, é bastante útil calcular a área do gráfico, que corresponde à quantidade de carga conduzida durante esse intervalo de tempo.

Veja também: O que é campo elétrico?

Mapa Mental: Corrente Elétrica

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Sentido convencional e sentido real da corrente elétrica

O sentido real da corrente elétrica é aquele no qual os elétrons deslocam-se em direção ao potencial elétrico mais elevado (positivo), uma vez que a sua carga elétrica é negativa. No entanto, por razões puramente arbitrárias, é possível assumir que os elétrons tenham cargas positivas e que eles desloquem-se em direção ao menor potencial elétrico, de modo a facilitar a compreensão e os cálculos relacionados à corrente elétrica.

Confira uma tabela que resume os conceitos de sentido real e sentido convencional:

Sentido real

Elétrons com carga negativa movem-se em direção do potencial positivo

Sentido convencional

Elétrons com carga positiva movem-se em direção ao potencial negativo

Corrente elétrica e potência

Quando a corrente elétrica atravessa materiais que apresentam resistência elétrica, um fenômeno chamado efeito Joule transforma parte da energia armazenada nos portadores de carga em calor.

Por meio do módulo da corrente elétrica, é possível calcular qual é a potência dissipada, ou seja, a quantidade de calor que é gerada a cada segundo, em virtude da passagem de uma corrente elétrica. Confira a seguir as principais fórmulas utilizadas para calcular a potência elétrica dissipada:

Qual a intensidade da corrente em um condutor?

P – Potência (W)

R – Resistência elétrica (Ω)

i – corrente elétrica (A)

U – tensão elétrica ou potencial elétrico (V)

Acima, temos três maneiras possíveis de calcular a potência elétrica. Chamamos de U a queda de potencial ou tensão elétrica, estabelecida entre os terminais do condutor, já a resistência elétrica, R, mede a oposição oferecida por algum meio à passagem de corrente elétrica.

Efeitos da corrente elétrica

    Qual a intensidade da corrente em um condutor?
    Nas lâmpadas incandescentes observam-se os efeitos térmicos e luminosos da corrente elétrica.

    A corrente elétrica é capaz de produzir diversos efeitos quando conduzida através dos corpos. Entre eles, podemos destacar:

    • Efeitos térmicos: quando a corrente elétrica atravessa algum meio que apresente resistência elétrica, as colisões entre os elétrons e os átomos do condutor fazem com que ocorra um grande aquecimento.

    • Efeito químicos: Algumas reações químicas podem ser induzidas ou até mesmo catalisadas quando ocorrem na presença de correntes elétricas.

    • Efeitos magnéticos: A passagem de corrente elétrica em condutores faz com que um campo magnético surja ao seu redor.

    • Efeitos fisiológicos: Quando a corrente elétrica passa através dos seres vivos, seus músculos podem sofrer contrações fortes. Alguns valores de corrente elétrica são potencialmente fatais.

    • Efeitos luminosos: A corrente elétrica pode gerar luz ao atravessar certos tipos de gases ionizados, como aqueles que são empregados nas lâmpadas fluorescentes, ou ainda nas lâmpadas de mercúrio.

    Entre os efeitos citados acima, um deles é de grande importância para a nossa segurança, uma vez que os efeitos fisiológicos da corrente elétrica podem ser bastante severos nos seres humanos.

    Confira uma tabela que relaciona a intensidade da corrente elétrica com as possíveis consequências de sua passagem pelo corpo humano:

    Intensidade da corrente elétrica (A)

    Efeito fisiológico mais comum

    0,001 a 0,01

    Pequenos formigamentos;

    0,01 a 0,1

    Contrações musculares, dor, dificuldade respiratória, parada cardíaca;

    0,1 a 0,2

    Fibrilação ventricular;

    0,2 a 1,0

    Parada cardíaca e parada cardiorrespiratória;

    1,0 a 10,0

    Queimaduras graves, parada cardíaca e, possivelmente, morte

    Por Me. Rafael Helerbrock

    Qual a intensidade de corrente elétrica no condutor?

    A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).

    Como calcular a intensidade da corrente no condutor?

    A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

    Que é a intensidade de corrente?

    Define-se intensidade de corrente como a quantidade de ΔQ que atravessa a secção reta de um condutor por unidade de tempo.

    Como é a medida da intensidade da corrente elétrica?

    A intensidade de uma corrente elétrica é medida com o galvanômetro. Para uma medição correta, o galvanômetro deve ser colocado em série com o condutor elétrico cuja amperagem será medida. Um amperímetro é um galvanômetro calibrado em amperes.