Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

AULAAULA 105

A regionalização geoeconômica é relativamente recente. Ela surgiu a partir dos anos 1980, embora tenha sido após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que se constatou a existência no mundo de dois grupos bastante diferentes de países: os desenvolvidos (nível socioeconômico elevado) e os subdesenvolvidos (nível socioeconômico baixo).

Essa divisão, na atualidade, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, ocorreu devido à Revolução Industrial, que provocou o desenvolvimento de uma pequena parte do mundo com a chamada modernidade: industrialização, urbanização, diminuição das taxas de mortalidade geral e infantil, intenso uso de energia, aumento na produtividade do trabalho etc.

INDICADORES DA DESIGUALDADE

• Produto interno bruto (PIB): é a quantidade total de bens e serviços produzidos em determinado país durante um período de tempo (geralmente um ano).

Refere-se à produção econômica de um país. • Produto nacional bruto (PNB): leva em consideração os bens e serviços produzidos no país mais os recursos que entram, subtraindo os que saem. • Renda per capita: é a renda média da população, calculada dividindo-se o PNB pelo número de habitantes.

Geralmente os países desenvolvidos têm uma renda per capita maior que os países subdesenvolvidos. • Crescimento econômico: é o aumento ou eventualmente a diminuição, nos períodos de crise do PIB ou do PNB do país. Pode ser medido mensalmente, semestralmente ou anualmente. • Índice de desenvolvimento humano (IDH): é um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecidos à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo programa das nações unidas para o desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

POSIÇÃO PAÍS PIB (U$$) POSIÇÃO IDH 1º EUA 17,94 trilhões 13º

2º China 10,98 trilhões 86º 3º Japão 4,12 trilhões 19º 4º Alemanha 3,35 trilhões 5º 5º Reino Unido 2,84 trilhões 14º 6º França 2,42 trilhões 24º 7º Índia 2,09 trilhões 130º 8º Itália 1,85 trilhões 28º 9º Brasil 1,77 trilhões 79º

Organização: Caio Américo P. de Almeida

Fonte de dados: FMI e PNUD, 2018.

GRUPOS DOS PAÍSES EMERGENTES E DESENVOLVIDOS

São grupos que promovem o debate construtivo entre países industrializados e emergentes sobre assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global, além de oportunidades de diálogo sobre políticas nacionais e cooperação internacional com as instituições econômico-financeiras internacionais.

G8

É composto pelo G7, grupo dos países mais desenvolvidos, formado por Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França, além de Rússia, que é um país emergente.

G20

É representado por ministros da área econômica e presidentes de bancos centrais de 19 dos seus componentes. É formado pelo G8 mais 11 emergentes. Para formar o G20, são acrescidos ao G8 os seguintes países: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia,

Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, como bloco econômico, ocupa o lugar de vigésimo membro, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu.

QUESTÕES

QUESTÃO 1 (ENEM)

Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre

Aincremento da indústria e atuação no mercado financeiro. B criação de programas assistencialistas e controle de preços. C elevação da renda média e arrecadação de impostos. D garantia da cidadania e ascensão econômica. E ajuste de políticas econômicas e incentivos fiscais.

QUESTÃO 2 (ENEM)

Em 1960, os 20% mais ricos da população mundial dispunham de um capital trinta vezes mais elevado do que o dos 20% mais pobres, o que já era escandaloso. Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se agravou. Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, não mais trinta, mas oitenta e duas vezes mais elevado.

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003 (adaptado).

Que característica socioeconômica está expressa no texto? A Expansão demográfica. B Homogeneidade social. C Concentração de renda. D Desemprego conjuntural. E Desenvolvimento econômico.

QUESTÃO 3 (INÉDITA)

tecciencia.ufba.br

Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

Disponível em: tecciencia.ufba.br. Acesso em: 29 set. 2019.

Desenvolvimento e subdesenvolvimento são realidades opostas, porém intrínsecas, resultantes da desigualdade social que se acentuou com o processo de mundialização do capitalismo. Nessa perspectiva, a charge expressa A níveis de desenvolvimento homogêneo. B realidades socioeconômicas semelhantes. C a subnutrição apenas nos países subdesenvolvidos. D o avanço tecnológico nos países desenvolvidos. E a desigualdade social no contexto da globalização.

QUESTÃO 4 (INÉDITA)

A Organização das Nações Unidas (ONU), realizou a Cúpula do Milênio, para lançar uma ambiciosa proposta com o objetivo de reduzir a pobreza mundial e melhorar os indicadores de desenvolvimento humano dos países da África, Ásia e América Latina, onde vive a maioria dos pobres do mundo.

Disponível em: www.odmbrasil.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2018.

As metas do milênio foram estabelecidas pela ONU em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre as metas estão:

Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

BEstabelecer parceria mundial para o subdesenvolvimento. C Reduzir a mortalidade dos adultos. D Atingir o ensino básico universal. E Garantir a sustentabilidade apenas nos países desenvolvidos.

QUESTÃO 5 (INÉDITA)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida. No entanto, um dos pontos negativos desse indicador seria

Aa acurácia dos dados socioeconômicos, que não reflete os verdadeiros problemas sociais dos países. B a baixa quantidade de dados disponíveis nos países que utilizam esse indicador. C a média dos valores, que não reflete os verdadeiros problemas socioeconômicos dos países. D os dados não consistentes, tornando esse indicador falho. E o aumento progressivo do índice, sem levar em consideração o aumento populacional.

QUESTÃO 6 (INÉDITA)

educatecursos.com

Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

Uma das consequências da globalização é o aumento das desigualdades socioeconômicas, pois A não se insere na economia de mercado. B está dentro do contexto capitalista. C não há disseminação de capitais. D atinge apenas a população mais rica. E é fruto das relações econômicas socialistas.

QUESTÃO 7 (INÉDITA)

O Comitê de Oxford de Combate à Fome (Ofxam, na sigla em inglês) divulgou o seguinte informe sobre a desigualdade no mundo: a distância entre ricos e pobres vem aumentando, o 1% mais rico detém mais riqueza que os 99% restantes.

Disponível em: www.diarioliberdade.org. Acesso em: 08 fev. 2019 (adaptado).

Bennet / timesfreepress.com

Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

O sistema econômico capitalista é responsável por promover e acentuar a desigualdade social. Tal afirmação se explica

Aa partir dos indicadores de igualdade social. B quando o acesso à informação e tecnologia é uniforme. C quando o desenvolvimento econômico dos países fica estagnado. D por meio da expectativa de vida. E devido à desigualdade de acesso a serviços e a mercadorias.

QUESTÃO 8 (ENEM)

Queremos saber o que vão fazer Com as novas invenções Queremos notícia mais séria Sobre a descoberta da antimatéria E suas implicações Na emancipação do homem Das grandes populações Homens pobres das cidades Das estepes, dos sertões

GILBERTO GIL. Queremos saber. O viramundo. São Paulo: Universal Music, 1976 (fragmento).

A letra da canção relaciona dois aspectos da contemporaneidade com reflexos na sociedade brasileira:

AA elevação da escolaridade e o aumento do desemprego. B O investimento em pesquisa e a ascensão do autoritarismo. C O crescimento demográfico e a redução da produção de alimentos. D O avanço da tecnologia e a permanência das desigualdades sociais. E A acumulação de conhecimento e o isolamento das comunidades tradicionais.

QUESTÃO 9 (ENEM ADAPTADA)

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 82,7% da renda mundial encontrava-se nas mãos dos 20% mais ricos, enquanto os 20% mais pobres detinham apenas 1,4% da renda; quatro anos depois, os 20% mais ricos haviam aumentado sua parcela para 85% da riqueza.

VIZENTINI, P. F. A nova ordem global: relações internacionais do século 20. Porto Alegre: Ed UFRGS, 1999.

Que característica socioeconômica está evidenciada no texto?

AHomogeneidade social. B Concentração de renda. C Desemprego estrutural.

DCrescimento macroeconômico. E Expansão populacional.

QUESTÃO 10 (INÉDITA)

Sobre os efeitos da divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e das políticas capitalistas e neoliberais, a partir da análise da imagem acima, pode-se concluir que

Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

Aapenas os países da América do Norte, desenvolvidos, cresceram economicamente. B grande parte da população dos países subdesenvolvidos, enfrentam problemas resultantes da desigualdade socioeconômica. C os países subdesenvolvidos não conseguem elaborar políticas para a produção de tecnologia de ponta. D os países da América do Sul acabam apresentando as piores taxas de desenvolvimento humano, principalmente em decorrência de problemas ambientais. E os países subdesenvolvidos demonstram depender de países desenvolvidos para a aquisição de mão de obra especializada.

QUESTÃO 11 (INÉDITA)

Qual a perspectiva de crescimento populacional no mundo subdesenvolvido?

Disponível em: luizmuller.com/aeficienciadomercadoealegislacaotrabalhista. Acesso em 21 mai 2014.

O conteúdo exposto nas chamadas das revistas e portais de notícias tem relação com a questão do “novo trabalho escravo” no mundo contemporâneo, o qual

Anão ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são ancorados pelas leis trabalhistas. B abrange apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas, não se verificando condições desse tipo de exploração nas áreas rurais. C torna-se cada vez menos frequente, pois o processo de globalização tem possibilitado o combate a esse crime em todos os países do mundo. D incide apenas em países subdesenvolvidos, fato que abona a opção de instalação da empresa mencionada. E caracteriza-se pela “precarização do trabalho” e exploração de mão de obra não especializada, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos.

Por que países subdesenvolvidos apresentam maior crescimento populacional?

O que explica essa explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial é o fato de que, principalmente, os países subdesenvolvidos conseguiram controlar algumas doenças que assolavam suas populações. O avanço na medicina permitiu o desenvolvimento de vacinas capazes de erradicar algumas doenças.

Como ocorre o crescimento populacional nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

Portanto, no início, as taxas elevadas de natalidade e mortalidade compensam-se entre si e o resultado é um crescimento demográfico lento. Numa segunda fase começa a queda de mortalidade com manutenção da natalidade ainda em nível alto, trazendo como conseqüência o acelerado aumento populacional.

Qual a tendência para o crescimento populacional mundial?

As últimas projeções das Nações Unidas indicam que a população mundial deve chegar em 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050. A estimativa é de que a população atinja um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permaneça neste nível até 2100.

Qual o país mais subdesenvolvido do mundo?

Níger é o país subdesenvolvido que apresenta o mais baixo IDH do mundo. Os países subdesenvolvidos são aqueles que possuem baixo desenvolvimento econômico e social, marcado pela desigualdade, segundo os critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).