Qual a principal substância de reserva energética dos vegetais e dos animais?

 Leia o resumo “Quais as principais características dos sais e dos carboidratos?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (Vunesp) Os açúcares complexos resultantes da união de muitos monossacarídeos são denominados polissacarídeos.

a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal nos quais cada um desses açúcares pode ser encontrado.

2. (PUC-RJ) Para a realização de alguns processos fisiológicos, o organismo humano tem a necessidade de íons de cálcio. Dentre os mecanismos que dependem diretamente desses íons para a sua realização, temos:

a) excreção de toxinas e atividade da tireoide
b) digestão de alimentos básicos e respiração
c) coagulação do sangue e contração muscular
d) atividade neurológica e oferta de O2 às células
e) crescimento dos ossos e atividade da hipófise

Gabarito

1. a) O polissacarídeo de origem animal é o glicogênio. Ele é formado através do processo chamado glicogenogênese, com a junção de diversas moléculas de glicose (monossacarídeos). A reserva energética vegetal é o amido.

b) As moléculas de glicogênio podem se armazenadas nos músculos ou no fígado. Já o amido concentra-se no interior do caule e principalmente em raízes, tubérculos e sementes.

2. C.

Resolução passo-a-passo:

A atividade da tireoide está ligada a sua produção de hormônios, que possuem iodo e não cálcio. Sendo assim, a opção A está incorreta. A digestão de alimentos é feita por enzimas e estas possuem o enxofre. O cloro do ácido clorídrico também participa do processo de digestão, acidificando a cavidade estomacal. A respiração celular também possui em suas coenzimas o enxofre e forma moléculas conhecidas como ATP, que possuem fósforo. Por conta disso, a opção B está errada. O cálcio participa da coagulação sanguínea, da contração muscular e da formação óssea. Por isso, a opção C está correta. O controle neurológico é controlado pelos íons sódio e potássio. Já a oferta de oxigênio se dá pela presença de ferro na hemoglobina. Isso faz a opção D estar errada. Apesar do crescimento dos ossos se dever ao cálcio, as atividades da hipófise não dependem deste sal mineral. Sendo assim, a opção E também está errada.

Índice:

  1. Qual é a reserva energética dos animais?
  2. Qual é a reserva energética das plantas?
  3. Como é chamado o polissacarídeo de reserva energética animal?
  4. Quais as formas de reserva energética animal e para que serve essa reserva?
  5. Qual é o material de reserva energética dos fungos?
  6. Qual o material de reserva das plantas e dos animais?
  7. São exemplos de polissacarídeos de reserva energética animal e polissacarídeos?
  8. Quanto ao tipo de material de reserva energética dos vegetais e dos animais Temos respectivamente?
  9. Qual é o polissacarídeo de reserva dos vegetais?
  10. Quais são os polissacarídeos de reserva o animal e das plantas?
  11. Qual é a substância de reserva das plantas?
  12. Quais são os dois polissacarídeos?
  13. Qual dos seguintes polissacarídeos tem função de reserva nos animais?

Qual é a reserva energética dos animais?

A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.

Qual é a reserva energética das plantas?

O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes. Sua síntese é consequência do excesso de glicose da fotossíntese. A glicose é o monossacarídeo mais utilizado como fonte de energia pelos seres vivos.

Como é chamado o polissacarídeo de reserva energética animal?

1. a) O polissacarídeo de origem animal é o glicogênio. Ele é formado através do processo chamado glicogenogênese, com a junção de diversas moléculas de glicose (monossacarídeos). A reserva energética vegetal é o amido.

Quais as formas de reserva energética animal e para que serve essa reserva?

polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose (monossacarídeo). Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido, nos animais e nos fungos como glicogênio.

Qual é o material de reserva energética dos fungos?

São seres heterotróficos, ou seja, não produzem o próprio alimento e sua reserva energética está na forma de glicogênio, mesmo material de reserva encontrado nos animais.

Qual o material de reserva das plantas e dos animais?

O glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva em animais, assim como o amido é o das plantas. Ele é um polímero formado por resíduos de glicose unidos por ligações glicosídicas. Estima-se que uma molécula de glicogênio contenha cerca de 60000 resíduos de glicose. → Onde o glicogênio é encontrado?

São exemplos de polissacarídeos de reserva energética animal e polissacarídeos?

Exemplos de polissacarídeos Amido: reservatório de energia em plantas, encontrado em diversos alimentos. Celulose: componente da parede celular de plantas e outros organismos. Glicogênio: reservatório de energia em animais e outros organismos, como fungos e bactérias.

Quanto ao tipo de material de reserva energética dos vegetais e dos animais Temos respectivamente?

amido A nutrição dos vegetais é autotrófica, e a sua reserva energética é feita sob a forma de amido. Já os animais são heterotróficos e têm sua reserva energética sob forma de gordura, o que permite sua maior compactação, já que a gordura não é missível na água.

Qual é o polissacarídeo de reserva dos vegetais?

Importância e Principais Funções dos Polissacarídeos Os polissacarídeos mais relevantes a nível energético são o amido e o glicogénio, que representam as principais reservas nutritivas nas plantas e animais, respetivamente. O amido é um sólido branco, insolúvel e que se encontra presente essencialmente nos vegetais.

Quais são os polissacarídeos de reserva o animal e das plantas?

Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal. Nos animais, a energia é armazenada pelo glicogênio, que é um polissacarídeo de origem animal.

Qual é a substância de reserva das plantas?

Substâncias de Reserva Geralmente são armazenadas sob a forma de amido, embora também existam plantas que armazenam outras substâncias, como água, minerais, hidratos de carbono, prótidos, lípidos e ainda vitaminas.

Quais são os dois polissacarídeos?

Polissacarídeos

  • Homopolissacarídeos: Uma molécula composta por monômeros da mesma espécie. Exemplo: celulose, composta por unidades de glicose.
  • Heteropolissacarídeos: Uma molécula de carboidrato composta por diferentes tipos de monossacarídeos. Exemplo: peptidoglicano.

Qual dos seguintes polissacarídeos tem função de reserva nos animais?

Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal. Nos animais, a energia é armazenada pelo glicogênio, que é um polissacarídeo de origem animal.

Qual é a substância de reserva de energia dos vegetais é dos animais?

as plantas possuem o amido como reservas energéticas. Em animais encontra-se o glicogênio e a gordura como reservas energéticas.

Qual é a principal reserva energética dos vegetais?

Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal. Nos animais, a energia é armazenada pelo glicogênio, que é um polissacarídeo de origem animal.

Qual é a principal substância de reserva dos animais?

O glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva em animais, assim como o amido é o das plantas. Ele é um polímero formado por resíduos de glicose unidos por ligações glicosídicas.

Qual é a reserva energética dos animais?

Função de reserva energética: Além de fornecer energia de maneira imediata, os carboidratos podem ser armazenados de diferentes formas. Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.