Qual a relação entre o plano de ação da escola e o processo de ensino

Ir para o conteúdo

  • (11) 98461-3172
  • Contato
  • Login
  • AGENDE UMA REUNIÃO DE 30MINUNTOS

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
  • BLOG
  • CONTATO
  • LOGIN

Plano de ação escolar: veja tudo o que você precisa para fazer o seu!

Plano de ação escolar: veja tudo o que você precisa para fazer o seu!

As instituições de ensino, por serem consideradas organizações, devem ter um plano de ação para administrar e direcionar todas as suas atividades. Assim, é possível alcançar as metas e os objetivos ao final do ano letivo com facilidade, tendo a possibilidade de acompanhar se os resultados esperados serão ou não atingidos. 

Dessa maneira, a coordenação consegue elaborar uma gestão escolar muito mais otimizada e alinhada às expectativas da comunidade. Além disso, o planejamento serve para tomar decisões corretivas, caso o que tenha sido prometido não saia como o esperado.

Para explicar mais sobre o assunto, preparamos um guia completo de modo que você entenda a importância e como fazer um plano de ação escolar eficiente. Confira a seguir!

O que é um plano de ação escolar?

Um plano de ação consiste basicamente no resumo de todas as tarefas e funções que cada participante terá como responsabilidade no desenvolvimento das etapas do projeto. O percurso para atingir as metas e os objetivos — assim como as finalidades e o propósito na escola — requer propostas alcançáveis, claras e detalhadas para que a gestão de ensino consiga prever cada fase da execução do documento. 

Com o plano, direção, coordenadores e professores têm mais facilidade para acompanhar se os resultados esperados para o ano letivo serão, de fato, cumpridos. Assim, o planejamento deve ser flexível para sofrer possíveis alterações ao longo do tempo, conforme as necessidades da comunidade escolar. 

Com o histórico em mãos, também é possível ter uma gestão financeira muito mais efetiva, prevendo os custos de investimento e os gastos exigidos para o período das aulas. Da mesma forma, é possível entender quais etapas exigem ações corretivas para que, no próximo ano, a instituição estabeleça novas estratégias para o crescimento do espaço educativo. 

Qual a importância do plano de ação escolar?

O plano de ação escolar é uma ferramenta de fácil utilização, que traz objetividade e maior controle para a execução de cada atividade. Com ele, a gestão de ensino consegue ter mais praticidade e organização, sobretudo em relação ao processo de tomada de decisão. O método de trabalho ainda auxilia no cumprimento das tarefas delegadas a cada participante do planejamento, o que representa economia de tempo, recursos e o aumento da produtividade.

Assim, tendo mais clareza, os envolvidos no plano de ação saberão exatamente o que fazer dentro de um período específico e o que será necessário para atingir as expectativas. O resultado, com isso, é a criação de uma cultura organizacional de colaboração — que pode ser uma importante estratégia para a instituição demonstrar diferencial. 

É importante lembrar, no entanto, que a elaboração do plano exige que o diretor colete e faça um levantamento do máximo de informações possíveis da escola, de forma a projetar considerando cada fator que deve ser desenvolvido e quem será o responsável por cada etapa da execução. Dessa maneira, fica mais fácil propor soluções e ter uma definição precisa de todo o escopo do documento. 

Como o plano de ação escolar deve ser feito?

Como todo processo de planejamento e acompanhamento, o plano de ação escolar também deve contar com um início e um fim. Ou seja, ele deve ser dividido em ciclos, seguindo uma sequência de tarefas previamente delimitadas que levam aos objetivos de maneira mais rápida e prática. 

Para ter um plano efetivo e que apresente resultados positivos, é preciso considerar as condições internas e externas da instituição para que a gestão consiga elaborar as estratégias de forma adequada. Portanto, é fundamental que o documento especifique todas as informações sobre os objetivos e o recursos físicos, financeiros e humanos necessários. 

A ferramenta garante uma maior taxa de acerto e possibilita a correção prévia de eventuais problemas ou falhas no planejamento. Por isso, quando bem realizado, o plano de ação pode ser utilizado para alcançar soluções em curto, médio e longo prazo, permitindo que as decisões sejam tomadas antes mesmo de serem colocadas em prática.

Principais passos para fazer e executar o plano de ação escolar

Para que se possa definir o plano e saber se ele foi ou não bem-sucedido, é fundamental entender o que se espera do projeto como um todo. Isso exige, primeiramente, um bom conhecimento da direção, que deve contar com organização e eficiência para identificar eventuais problemas e falhas que possam prejudicar o andamento das atividades.

Com as informações em mãos, também é preciso fazer a gestão de risco para definir da melhor forma os prazos e os custos necessários para a execução das ações. A partir disso, cria-se um cronograma determinando as funções de cada participante, deixando bastante claro quais são as tarefas que a equipe de trabalho precisa realizar dentro do tempo estipulado. 

A seguir, veja outros passos essenciais para o desenvolvimento de um plano de ação escolar.

Defina metas e objetivos

O primeiro passo para iniciar o plano é pensar em metas possíveis de serem alcançadas. Portanto, nesse momento é preciso listar tudo o que você espera que apresente melhora na instituição de ensino, considerando objetivos que estejam dentro das possibilidades e que devem ser priorizados pela gestão.

Ao estabelecer tais objetivos, chega a hora de entender quais ações devem ser tomadas para dar continuidade ao planejamento. Se uma das metas é, por exemplo, reduzir a quantidade de papel utilizado, uma dica é adotar um sistema para cuidar dos documentos escolares e reciclar comunicados e papéis antigos.

Tenha os riscos calculados

Os objetivos traçados só são possíveis de serem cumpridos contando com um bom plano financeiro. Sendo assim, é muito importante calcular os riscos e prever possíveis despesas, realizando orçamentos, projetando a redução de custos e entendendo quais gastos são fixos e quais têm a possibilidade de serem realocados mais adiante.

Nesse cenário, é essencial que o plano de ação detalhe as despesas gerais e específicas, sempre levando em consideração uma reserva de recursos para imprevistos e investimentos futuros. Também é interessante que a escola analise as metas de investimento conjunto à sua situação financeira, tendo a oportunidade de pensar em novas estratégias para que a instituição continue avançando e esteja atenta às demandas que possam surgir.

Programe as ações e atividades

Como o plano de ação tem o intuito de listar as tarefas de cada participante, o documento também deve deixar claro quais são as ações e atividades a serem cumpridas, além do tempo necessário para sua execução. Assim, toda a equipe pode atuar conjuntamente para a realização dos objetivos, entendendo o papel e as responsabilidades de cada envolvido no planejamento geral. 

Isso ainda possibilita que cada membro direcione o seu próprio trabalho para as metas que a escola propôs, alinhando-as aos valores e à missão. A elaboração do plano também representa uma boa oportunidade de incentivar a troca de ideias e experiências entre a direção, coordenadores e professores, criando um ambiente mais participativo e baseado na realidade das diferentes visões que compõem a instituição.

Alinhe as expectativas

Considerando as relações internas entre estudantes, docentes e funcionários, assim como as externas, com os pais e a comunidade, o planejamento deve articular todos os diversos interesses com os objetivos do próprio espaço educativo, permitindo o alinhamento das expectativas. Esse é o momento de dar voz a todos que têm, de certo modo, participação na escola, tornando-a muito mais democrática e aberta a transformações em prol do bem de todos os envolvidos. 

Para tanto, estabeleça uma relação de igualdade nos diálogos sobre o futuro da instituição, acolhendo as diferentes opiniões e o conhecimento de cada indivíduo. O coordenador, por exemplo pode ser responsável pela mediação da discussão, anotando as pautas e as propostas levantadas, a fim de conciliar os interesses e se chegar a um consenso.

Adote ações corretivas

Um bom planejamento é construído com base no contexto e na realidade do ambiente educativo, mas também nos resultados dos anos anteriores — mesmo que tenham sido elaborados por meio de processos diferentes. Tendo em mãos os dados, é possível ter uma perspectiva objetiva e precisa do que aconteceu no passado, identificando estratégias e atividades que não foram positivas naquele momento.

Com isso, a gestão é capaz de adotar ações corretivas para as dificuldades e desafios, possibilitando que sejam superados com o auxílio do novo plano. Até porque, ao longo do período de execução, imprevistos e incidentes podem obrigar a equipe a realizar alterações e ter uma melhor organização do projeto como um todo, verificando a necessidade de alguma intervenção para que as estratégias realmente funcionem.

Quais os benefícios de um bom plano de ação escolar?

O planejamento tem muitas vantagens a oferecer às escolas e suas equipes de trabalho, aos alunos e a toda a comunidade de ensino. Isso porque o plano de ação funciona como um verdadeiro guia, que possibilita o engajamento e a motivação dos envolvidos para alcançarem os objetivos propostos.

Com a definição dos passos e estratégias, a instituição pode oferecer uma formação mais relevante para os estudantes e monitorar se o processo de aprendizagem tem cumprido com as metas anteriormente traçadas. Dessa forma, será possível manter o planejamento tanto em concordância com as demandas atuais quanto com as necessidades da comunidade.

Para acompanhar os impactos do plano de ação ao longo do período letivo é interessante que a gestão esteja aberta ao diálogo e incentive o feedback entre todos os envolvidos. Para além de organizar as reuniões com os membros da equipe, também é imprescindível consultar e ter contribuições de pais e alunos — sendo que eles são os participantes mais relevantes de todo o planejamento.

Assim, para alcançar os benefícios, o ideal é que a escola construa o seu próprio documento, levando em consideração a realidade da instituição, os seus pontos fortes e fracos, além de possíveis caminhos de melhoria.

A seguir, confira as principais vantagens que um bom plano de ação é capaz de oferecer para o contexto educativo.

Orienta o planejamento cotidiano dos professores

Tendo como base o projeto pedagógico e os conteúdos que serão transmitidos em cada série e disciplina, é possível garantir a construção de um currículo completo e que permita orientar o planejamento cotidiano dos professores. Isso facilita a organização e a preparação das atividades que serão repassadas em sala de aula, sempre visando o máximo de aproveitamento dos estudantes.

Coleta dados e informações sobre o desempenho escolar

Por meio de avaliações internas e externas, a gestão pode identificar possíveis lacunas no aprendizado e pensar em ações específicas para evitar, por exemplo, a evasão escolar e a baixa de rendimento. Nesse caso, provas e exames são úteis para indicar dificuldades em determinadas matérias, tornando viável descobrir precisamente qual é o problema e qual será a intervenção pedagógica necessária para corrigi-lo.

Torna a formação continuada uma prioridade

Fica muito mais simples tornar a formação continuada dos docentes uma prioridade para a escola, quando se conta com um plano norteador das ações da equipe. Ao incluir esse aspecto nos objetivos da instituição a direção garante que os professores consigam conciliar a sua dedicação com as necessidades internas e externas apontadas pelo planejamento. É válido lembrar que, diante do conhecimento adquirido pelos professores, o próprio espaço de educação também é beneficiado, aumentando as chances de obter melhores resultados.

Garante mudanças efetivas

Por meio de prazos e de tarefas estabelecidas — e contando com o apoio de toda a comunidade — a escola consegue garantir mudanças efetivas e atender de forma prioritária as demandas de educadores, pais, alunos e colaboradores da melhor forma. Com isso, é mais simples engajar os participantes para que façam sua parte e, assim, possam cumprir com a missão proposta.

Lembre-se de que, para viabilizar resultados realmente significativos, o plano de ação escolar deve definir metas e objetivos claros e alcançáveis. Tendo um planejamento bem detalhado a instituição de ensino consegue medir o seu progresso e atingir grandes feitos — o que pode fazer toda a diferença para que o projeto atenda às expectativas de todos e tenha sucesso. 

Gostou do conteúdo? Quer saber como uma consultoria pode auxiliar a sua escola nos processos administrativos, financeiros e pedagógicos? Então, entre em contato agora mesmo com a equipe da Travessa Educacional!

travessaeducacional2020-07-11T00:04:14-03:00

Qual a relação entre o plano de ação da escola e o processo de ensino

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

Qual a finalidade do plano de ação da escola?

Qual é o objetivo do plano de ação? Independentemente de quais sejam os projetos listados no plano de ação escolar, o objetivo desse material é garantir que todas as pessoas envolvidas na operação dessa instituição, de gestores a professores, possam acompanhar e trabalhar juntos rumo aos objetivos traçados.

Como se dá a articulação entre o Plano de Ação da escola o trabalho pedagógico e do professor?

Nesse processo a ligação/articulação dos diferentes modos de ensinar, os diferentes conteúdos trabalhados e apropriados em sala de aula pelos alunos são instrumentos de transformação social. Para tanto, o professor, ao planejar as aulas deve levar em conta o porquê, para quem e para que irá formar o aluno.

Porque é importante que o plano de ação escolar seja documentado?

É importante que o plano de ação escolar seja documentado, pois assim, você consegue ter um controle sobre o que está sendo feito. Mesmo sendo feito uma vez no ano, o documento pode ser flexível, sofrendo alterações ao longo do período letivo, conforme for o planejamento da escola.