Qual das alternativas abaixo apresenta uma característica de um sistema operacional em batch?

Para preservar a segurança das informações no ambiente de trabalho, uma prática comum das equipes responsáveis é criar credenciais de acesso pessoais, compostas por nome ou login e senha. Da parte dos usuários, é imprescindível que as chaves de acesso ao sistema não sejam compartilhadas e que a conta individual permaneça conectada apenas enquanto o usuário está à frente do computador. Qual opção o Windows 10 oferece ao usuário para vetar temporariamente o acesso à sua sessão e somente destravá-la com as credenciais válidas? 

  • A Bloquear

  • B Proteger

  • C Desligar

  • D Executar

Um dos objetivos do sistema operacional é permitir que os recursos do sistema de computação sejam usados de uma maneira eficiente.

  • Certo

  • Errado

Alguns recursos, como, por exemplo, editores e depuradores, são oferecidos pelo sistema operacional ao programador para auxiliá-lo na criação de programas.

  • Certo

  • Errado

Os serviços providos por um sistema operacional, como gerenciamento de processos, gerenciamento de memória e gerenciamento do sistema de arquivos, normalmente são implementados por meio de

  • A DLLs.

  • B registradores.

  • C system calls.

  • D swap.

  • E processos.

Cada tipo de sistema operacional é utilizando em um contexto específico. Tipos de Sistema Operacional listados abaixo. (I)Sistema de operação em bando (Batch Operating System). (II)Multitarefa ou compartilhamento de tempo. (III)Sistema Operacional em Rede (Network). (IV)Sistema Operacional Mobile. (V)Sistemas em tempo real.
Enumere as lacunas abaixo de acordo com os tipos de Sistemas Operacionais acima. (__)É definido como um sistema de processamento de dados cujo intervalo de resposta é muito pequeno. Geralmente são utilizados quando há requisitos de tempo muito restritos na operação de um processador ou quando o fluxo de informação pode ser utilizado como um dispositivo de controle em uma aplicação embarcada (embutida ao sistema). (__)É executado em um servidor e concede a este a capacidade de gerenciar dados, pessoas usuárias, grupos, configurações de segurança, aplicações, entre outras. (__)Permite que muitas pessoas, localizadas em vários endpoints diferentes, utilizem um mesmo sistema computacional ao mesmo tempo. É uma extensão lógica da característica multiprogramadora. (__)Quem utiliza esse tipo de sistema operacional não lida diretamente com o computador ou com o software. Cada pessoa prepara os dados necessários em dispositivos desconexos e offline, como uma espécie de pen drive ou cartão de ponto, e os envia ao operador computacional. Esse componente agiliza as informações juntando necessidades e serviços que são semelhantes e executando todos em conjunto. Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A IV, V, III, II, I.

  • B III, IV, V, II, I.

  • C V, IV, III, II, I.

  • D I, II, III, IV, V.

Monografias: Fundamento De Sistema. Pesquise 837.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  5.487 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS DE SISTEMA

Assinale a alternativa INCORRETA:

a-Em uma arquitetura em camadas, a do sistema operacional se localiza entre os programas aplicativos e os usuários.

Como são conhecidos os componentes físicos e a parte lógica, respectivamente, no mundo computacional?

e. Hardware e software

De forma simplificada, qual alternativa abaixo apresenta corretamente a sequência de processamento de informações em um ambiente computacional?

C. Processamento -> Entrada -> Saída.

Em qual versão do Windows a Microsoft conseguiu “livrar-se” da dependência do MS-DOS em sua arquitetura?

e. Windows me

O uso de qual dispositivo caracteriza a primeira geração de computadores?

a. Válvulas

O uso dos processadores deve ser distribuído entre os aplicativos ativos no sistema, de forma que cada um deles possa executar no tempo, sequência e velocidade adequados para cumprir suas funções sem prejudicar os outros. O mesmo ocorre com a memória RAM, que deve ser distribuída de forma justa entre as aplicações.

e.gerencia

Qual alternativa define melhor a função de um sistema operacional em prover uma camada de abstração para usuários e aplicativos?

d. Ocultar do usuário e dos programas aplicativos detalhes de implementação no uso dos recursos físicos.

Qual o primeiro sistema operacional da Microsoft que, inicialmente, fora adaptado para o PC da IBM?

c.IBM OS/2.

É um dispositivo cujo acesso deve ser efetuado de forma exclusiva, com apenas um aplicativo por vez. Para realizar essa questão, o sistema operacional armazena temporariamente todas as saídas, criando uma fila de trabalhos que normalmente são atendidos de forma sequencial (FIFO, First In First Out – o primeiro a entrar é o primeiro a sair). Qual é o dispositivo físico que o sistema operacional trata dessa forma?

b.impressora

Assinale a alternativa que apresenta uma correta classificação dos tipos de memória com relação ao seu desempenho (da mais rápida para a mais lenta).

a.Registradores – cache – memória RAM – disco magnético – fita magnética.

Dispositivos de entrada e saída (E/S) geralmente possuem controladores formados por um ou mais chips em uma placa. Esses controladores têm a função de receber os comandos do sistema operacional e gerar as instruções mais adequadas para os dispositivos propriamente ditos. Que nome se dá ao software fornecido pelo fabricante que faz a interface entre o sistema operacional e o controlador?

c.Driver.

e. Sistema operacional de rede. O tipo de sistema operacional que disponibiliza serviços de autenticação remota, acesso a arquivos, banco de dados, impressoras, entre outros, é classificado como sendo do tipo:

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa E.

Comentário: Os sistemas operacionais de rede devem suportar operações em rede, ou seja, devem ter a capacidade de oferecer às aplicações locais recursos que estejam localizados em outros computadores da rede LAN (Local Area Network) ou WANN (Wide Area Network), como serviços de autenticação remota, acesso a arquivos, banco de dados, impressoras etc.

Qual das alternativas abaixo apresenta uma característica de um sistema operacional em batch?

b. O processador recebe um programa após o outro para serem processados em sequência

Qual o único componente em uma arquitetura de hardware que possui mecanismos mecânicos?

c. Disco magnético.

Que tipo de sistema operacional é usado em aparelhos de DVD, TV ou em reprodutores de MP3?

R.MP3

A técnica de swapping é um dos métodos mais utilizados para gerenciar a sobrecarga da memória. Qual alternativa apresenta a forma como esta técnica funciona?

d. O sistema operacional pega o conteúdo completo da memória e move para um arquivo no disco rígido.

Assinale a alternativa que explica corretamente quando um determinado processo é terminado pela condição de “erro fatal”:

c. Um erro fatal ocorre quando a execução termina e os recursos são liberados de forma voluntária.

Assinale a alternativa que não apresenta um sistema operacional baseado no padrão Unix:

a. HP-UX.

Este termo descreve processos que ficam em background (segundo plano) com a finalidade de lidar com requisições, como, por exemplo, a abertura de uma sessão de transferência de arquivo (FTP). Assinale a alternativa que apresenta o nome correto deste termo:

b.PCB

Leia a definição a seguir e assinale a alternativa que se refere a ela:

Variável especial protegida (ou tipo abstrato de dados) que tem como função o controle de acesso a recursos compartilhados.

a. Exclusão mútua.

No tocante ao uso das CPUs e ao gerenciamento de processos, assinale a alternativa correta:

e. Uma CPU só pode executar

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Qual a principal característica de um sistema operacional batch de lote )?

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco.

Quais as características dos sistemas em lote batch da segunda geração?

2ª Geração - Transistores e Sistemas Batch (1955 - 1965) Destacam-se também os sistemas batch onde os programas eram carregados em fitas que eram gerenciadas por um computador especial, talvez considerado o primero Sistema Operacional. Utilizados para cálculos científicos e engenharia.

Quais são as características do sistemas operacionais?

Características do Sistema Operacional Gerenciamento de dispositivo -- mantém o controle de todos os dispositivos. Isso também é chamado I/O controller que decide qual processo é o dispositivo, quando e por quanto tempo. Gestão de ficheiros -- aloca e aloca os recursos e decide quem recebe os recursos.

Quais são as características do sistema operacional Windows?

O Windows é um sistema operacional de interface gráfica multitarefa. Isso significa que podemos trabalhar com vários programas simultaneamente. Por exemplo poderíamos escutar um CD colocado no CD-ROM enquanto escrevemos um documento, imprimimos um outro e recebemos um fax, todos ao mesmo tempo.